Buscar
  • Herculano

BELCHIOR CENTRAL DE ROUPA NOVA COM VELHOS PROBLEMAS



Recentemente, a prefeitura de Gaspar entregou a reurbanização da principal Rua Bonifácio Haendchen, no Distrito do Belchior. Belezura, apesar da falta de uma ciclovia para os moradores e os que usufruem das belezas naturais da região. E a beleza da reurbanização foi mote de campanha e até rendeu muitos votos para a reeleição da vereadora Franciele Daiane Back, PSDB.





Entretanto, o antigo problema de drenagem no Belchior Alto, registrado há duas semanas pelos moradores de lá e o crônico no Belchior Central, que já havia sido atenuado em diversas intervenções anteriores, mas repetido na chuvarada de ontem, persistiram.


Moradores, comerciantes e lideranças estão inconformados. E por que? A moderna técnica de engenharia não foi combinada com à realidade da região já parcialmente superada. O problema está na barragem. A antiga tubulação fazia um movimento de sucção quando havia o transbordamento. No modelo atual, isso não acontece, segundo os moradores.


As imagens explicam para os políticos e os técnicos que projetaram e executaram a reurbanização da Bonifácio, os problemas e as consequências, bem como à indignação dos moradores, comerciantes e lideranças da região.


O Distrito do Belchior está de "roupa nova". Ele deu dividendos aos políticos para a reeleição do prefeito Kleber Edson Wan Dall. Contudo, os velhos problemas persistem para os que vivem na região.


É um círculo vicioso. Esses problemas, por sua vez, comprometem a cada enxurrada, a cara infraestrutura da reurbanização, incluindo a vida útil do próprio asfalto, feito com o dinheiro dos pesados impostos de todos que pagam o caro empréstimo da reurbanização. Acorda, Gaspar!