MARCELO REVERTE DECISÃO NO TRIBUNAL E CANDIDATURA A DEPUTADO É DEFERIDA

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu por unanimidade no final da tarde desta quinta-feira, deferir a candidatura do vice-prefeito de Gaspar a deputado estadual, Marcelo de Souza Brick, pelo Patriota. O colegiado, desconsiderou a posição do procurador eleitoral, bem como a ata que trazia a controversa e suposta participação de Marcelo numa reunião do PSD como ainda presidente quando já devia estar vestido de Patriota, pelo simples fato dela não estar assinada, e sem a assinatura dele, não continha elemento formal da prova como alegado pelo denunciante.

Por outro lado, a candidatura de Marcelo continuará dob investigação sobre a suposta falsificação de documento na filiação tardia dele no dia 12 de abril no Patriota, quando o prazo fatal seria dia dois de abril, segundo a legislação eleitoral. Também neste caso, o sistema FILIA da Justiça Eleitoral não possui nenhum elemento – ao que se apurou até agora – que prova que esta filiação não tenha sido feita dentro do prazo.

A denúncia contra Marcelo foi feita pelo advogado de Blumenau, João Paulo Fritzen, e na semana passada ganhou um terceiro interessado, a Federação Brasil Esperança feita com a participação do PT, PCdoB e PV. Mas, o mesmo colegiado rejeitou a participação do terceiro interessado neste caso.

Agora, Gaspar com um colégio eleitoral de 49.386 eleitores aptos a votarem em dois de outubro, possui três candidatos a deputado estadual: a vereadora de primeiro mandato, Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos, PP; o ex-prefeito de três mandatos e suplente de deputado estadual, Pedro Celso Zuchi, PT; e ex-vereador e atual vice-prefeito Marcelo de Souza Brick, Patriota.

Tanto o denunciante, quanto a Federação Brasil Esperança não se posicionaram a respeito do resultado e dos próximos passos, se eventualmente haverá. No lado, de Marcelo, muita comemoração, mas todos sabem que houve estrago e desgastes com a polêmica criada.

Os três candidatos a deputado estadual com domicílio aqui vão disputar em torno de 40 mil votos, devido a média histórica de abstenção, nulos e brancos nas eleições para deputados em Gaspar. Isto mostra que terão que buscar em torno de 60% dos votos que precisam fora de Gaspar que precisam para serem eleitos como um dos 40 deputados ao Palácio Barriga-Verde. Estima-se, por histórico anterior em Gaspar e que nunca teve três candidatos como agora, registre-se, que 40% dos votos válidos serão dados a candidatos de outros municípios. 

Ou seja, os três candidatos estarão atrás, na verdade, de possivelmente 26 mil votos dos gasparenses. O que significa isto? Que na verdade, os três ou os grupos que os apoiam estão delimitando interesses e se estabelecendo na campanha de 2024 à prefeitura de Gaspar, e não exatamente a uma vaga a Assembleia Legislativa. Escreverei mais adiante sobre este assunto. Acorda, Gaspar!

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

1 comentário em “MARCELO REVERTE DECISÃO NO TRIBUNAL E CANDIDATURA A DEPUTADO É DEFERIDA”

  1. Que aprendamos a VOTAR com discernimento.
    Somos nós que COLOCAMOS eles lá dentro.

    E quem entra, como a gente vê, faz qualquer coisa pra não perder as tetas gordas dos cofres públicos.

    É do nosso lombo que está saindo e do nosso dinheiro que estamos falando.
    OLHO ABERTO 👀🥺

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.