ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCXLIII

Esta charge foi feita e publicada há seis anos. Há alguma desatualização? A doença corrupção só se agravou entre nós

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

50 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCXLIII”

  1. Miguel José Teixeira

    A bela e Santa Catarina está em 4º lugar. . .

    “Saidinha: 15 mil bandidos não voltam para prisão após curtirem a regalia”
    (Rodrigo Vilela, DP, 13/04/24)

    A regalia da saidinha que criminosos têm direito facilitou a fuga de mais de 15 mil bandidos que não retornaram ao sistema prisional após curtirem a saída temporária. O número é referente apenas ao ano passado.

    Dos criminosos que não voltaram, 7.630 escaparam no primeiro semestre do ano. O restante, 7.619, escaparam na segunda metade de 2023.

    Apenas três estados não registraram fuga de presos durante a saída temporária: Acre, Alagoas e Rio Grande do Norte.

    Veja abaixo a lista dos estados e o número de presos que não retornaram ao sistema prisional após conseguirem a regalia:

    SP: 5895
    MG: 1983
    RJ: 1323
    SC: 993
    PR: 750
    PA: 668
    DF: 645
    RS: 524
    RO: 482
    ES: 385
    BA: 377
    SE: 329
    PE: 301
    MA: 258
    PI: 84
    MS: 73
    RR: 51
    CE: 50
    AP: 41
    MT: 20
    GO: 9
    PB: 4
    AM: 3
    TO: 1
    AC: 0
    AL: 0
    RN: 0

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/uncategorized/saidinha-15-mil-bandidos-nao-voltam-para-prisao-apos-curtirem-a-regalia)

  2. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Coluna CH, DP, 13/04/24)

    …ao menos, até agora, a mulher que denunciou o filho de Lula ainda não foi acusada de dar barrigadas num cotovelo.

    Matutando bem…
    (Matutildo, aqui e agora)

    Mas que tentou esbarrar a face no punho cerrado do lulinha, tentou!

  3. Miguel José Teixeira

    Milei 1 (X) 0 Fora da lei

    “É assim que se faz”
    Em vez de hostilizar investidor, o presidente argentino Javier Milei teve a sabedoria de visitar Elon Musk na fábrica da Tesla e abrir negociações para atrair negócios geradores de empregos, renda e, claro, impostos.
    (Coluna CH. DP, 13/04/24)

    1. A TEsla só será bem-vinda ao Brasil se o estado puder controlá-la acionariamente, via o BNDES ou algum fundo de pensão mal gerido por um pelogo sindica, afinal o ministério de Minas e Energia, acha tudo isso de segurança nacional. E se no Conselho da Tesla, puder colocar, uma figurinha com rótulo de economista, que ainda n~çao chegou no século 20

  4. Miguel José Teixeira

    “Cumpanhêrus! Foi apenas um corretivo!”

    “Agressão ignorada”
    O PT resolveu divulgar nota de apoio a Alexandre Padilha, chamado de incompetente por Arthur Lira. Mas ainda não soltou nem uma notinha sobre o caçula de Lula, acusado de espancar a ex-mulher.
    (Coluna CH, DP, 13/04/24)

  5. Miguel José Teixeira

    As apostas em Brasília dobraram: ou o lira acaba com o padilha ou o lira cairá para o baixo clero!

    “Apesar das aparências, Padilha virou morto-vivo”
    (Cláudio Humberto, coluna CH, DP, 13/04/24)

    O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), não bate prego sem estopa, como se diz em Alagoas, e sabe que sua crítica ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), para ele um “incompetente”, lava a alma dos líderes de bancada cansados das embromações do “articulador político”. Há dois meses, em 11 de fevereiro, a pedido de Lira e de líderes, Lula designou Rui Costa (Casa Civil) como interlocutor. Desde então, Padilha virou morto-vivo no governo, sem papel definido.

    Fofoca como vingança
    Padilha é suspeito de ocupar seu tempo azarando ministérios, como o da Saúde, ou “plantando” na imprensa amiga fofocas contra seu “algoz”.

    Mexerico da vez
    Padilha teria espalhado mexerico atribuindo a Lira “esforço” para soltar o deputado Chiquinho Brazão, acusado no assassinato de Marielle Franco.

    Esconde, esconde
    O ministro tentou ajudar a “apagar” o fato de que os irmãos Brazão são aliados, por isso o PT não fechou questão para manter Chiquinho preso.

    Elogio de amigo
    À falta de declaração de que “continua prestigiado”, Padilha publicou no X de Elon Musk um vídeo antigo em que Lula elogia o “incompetente”.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/apesar-das-aparencias-padilha-virou-morto-vivo)

    Só pra PenTelhar. . .
    Quem entende, e muito, de baixo clero é a dep.fed. mulher do décio lima. como é mesmo seu nome?

  6. Miguel José Teixeira

    Lula e seu complexo de Gabriela!

    “Mas só de teimosia, o Padilha vai ficar por muito tempo nesse ministério. Não tem ninguém melhor preparado para lidar com adversidade dentro do Congresso Nacional”
    (+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/04/12/lula-inauguracao-sede-anfavea.htm)

    “Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim
    Vou ser sempre assim Gabriela, sempre Gabriela”

    https://www.youtube.com/watch?v=adgnie1lZMQ

  7. Miguel José Teixeira

    . . .STF formou maioria para ampliar o foro privilegiado, que seus ministros conseguiram transformar em desprivilegiado para alguns políticos. Mas ainda restam autoridades com razões para se sentirem mais seguras por lá.”. . .

    “O foro desprivilegiado do STF”
    (Rodolfo Borges, O antagonista, 12/04/24)

    O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello gosta de dizer que “vivemos tempos estranhos”. Um dos sinais mais recentes é o embate em torno do foro por prerrogativa de função. De uns anos para cá, o que é chamado informalmente de foro privilegiado se transmutou em foro desprivilegiado, a depender de quem é julgado.

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) diz que ​​“longe de representar um privilégio pessoal, como muitos supõem, o foro especial por prerrogativa de função é destinado a assegurar a independência e o livre exercício de determinados cargos e funções”.

    “Significa que o titular desses cargos se submete a investigação, processo e julgamento por órgão judicial previamente designado, que não é o mesmo para as pessoas em geral”, segue a definição do STJ.

    O tribunal destaca ainda que o foro por prerrogativa de função faz parte no ordenamento jurídico brasileiro desde a Constituição do Império, de 1824, segundo a qual competia ao então denominado Supremo Tribunal de Justiça o julgamento dos “seus ministros, os das relações, os empregados no corpo diplomático e os presidentes das províncias”.

    Alargado
    O STJ diz que “com o passar do tempo e a evolução das constituições, as hipóteses de foro especial foram sendo alargadas gradativamente até atingir a conformação atual prevista na Constituição Federal de 1988, que abarca o presidente da República, parlamentares, magistrados e muitos outros”.

    O “muitos outros” passou a incluir recentemente, de forma torta, os réus pelo vandalismo do 8 de janeiro de 2023, que não foram eleitos para cargo nenhum.

    O fato é que, hoje, o STF julga quem quer. E quer mais. O tribunal formou maioria nesta sexta-feira, 12, com voto do presidente Luís Roberto Barroso, para ampliar o foro privilegiado para o julgamento de crimes mesmo após o fim da ocupação do cargo público pelo réu — o julgamento foi interrompido na sequência por um pedido de vista de André Mendonça.

    Quer dizer, o processo segue no STF mesmo em caso de renúncia, não reeleição ou cassação — e um senador pode ser julgado pelo que fez num mandato anterior de deputado, para mencionar o caso que está sendo julgado no momento.

    O mesmo tribunal tinha decidido em contrário há apenas seis anos. Quem conduz a mudança, como de costume, é o decano Gilmar Mendes.

    Reação
    Se o STF quer mais proximidade das autoridades com cargo público, parte delas deseja cada vez mais distância do tribunal. Principalmente os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, para quem se tornou muito mais confortável passar por um processo conduzido ao longo de várias instância do que ser submetido a um julgamento sem direito a recurso, no Supremo.

    Esses parlamentares se agitam hoje em torno de projetos para restringir o foro por prerrogativa de função aos presidentes da República, da Câmara, do Senado e do STF.

    Os ministros do STF conseguiram transformar o foro privilegiado em desprivilegiado, pelo menos para alguns políticos. Isso seria bom, caso não restassem autoridades com razões para se sentirem mais seguras no Supremo.

    Os privilegiados
    Segundo pesquisa Datafolha, 79% dos eleitores petistas dizem confiar no Supremo, frente a 39% do país em geral e 18% dos bolsonaristas. O dado é eloquente diante de um tribunal de 11 ministros composto por sete indicações de presidentes petistas.

    Apesar da movimentação para restringir o foro no Congresso, os políticos que se sentem mais confortáveis no STF resistem à ideia de ficar à mercê de juízes de primeira instância, como foi o hoje senador Sergio Moro (União-PR) durante a Lava Jato.

    Muitos deles foram alvo da operação de combate à corrupção e, depois, viram suas condenações serem anuladas pelo STF. Enquanto o Supremo acossa suspeitos de tramar um golpe, também absolve réus confessos e suspende punições.

    Se estivessem sendo todos condenados, haveria menos do que reclamar — e também do que desconfiar.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/o-foro-desprivilegiado-do-stf/)

  8. Miguel José Teixeira

    Pelegada X pelegada

    “Dezenove universidades e institutos federais marcam greve a partir de segunda-feira”
    . . .
    Até o momento, são pelo menos:
    – 2 institutos federais e 1 universidade em greve;
    – 7 universidades em estado de greve (podem entrar em greve a qualquer momento);
    – 17 universidades e 2 institutos com greve marcada para 15/4;
    – 3 deflagrações/indicativos de greve após 15/4;
    – 5 indicativos/construções de greve aprovadas sem data de deflagração.

    O País tem 69 universidades federais e 38 institutos federais.

    (+em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/04/12/dezenove-universidades-e-institutos-federais-marcam-greve-a-partir-de-segunda-feira.htm)

    Só pra PenTelhar. . .
    E dá-lhe títulos de “dotô onoris sem causis” ao maledetto!

  9. Miguel José Teixeira

    Agora vai! Só falta o lula decretar que a história da humanidade começou em Garanhuns!

    “IBGE faz novo mapa e coloca Brasil no centro do mundo”

    Documento é parte do novo Atlas Geográfico Escolar, lançado na última 3ª feira (9.abr); Lula foi o 1º a receber um exemplar.

    O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou na última 3ª feira (9.abr.2024) um mapa-múndi em que o Brasil aparece no centro do mundo. O documento faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, publicação do instituto com informações sobre geografia, estatística e cartográfica voltada para o público escolar.

    A nova versão também inclui a marcação dos países que compõem o G20 e dos com representação diplomática brasileira.

    O mapa, e o novo Atlas, foram lançados em evento na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20, no Rio de Janeiro. No evento, o diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Protasio, afirmou que o posicionamento do Brasil no centro do mapa é a marca de uma “nova postura e uma nova ideia”.

    “Nós nos acostumamos a sermos eurocentristas e ser eurocentrista não é ser brasileiro. Marcamos, com esta nova versão do mapa, uma nova postura e uma nova ideia. O brasileiro que chegar na sala de aula hoje irá se dizer que está no centro do planeta Terra e esta percepção é de grande valor e mudará comportamentos. O Brasil chegou ao centro do mundo”, afirmou Protasio.

    Segundo Marcio Pochmann, presidente do IBGE, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o 1º a receber a atualização do documento em 21 de março. No X (ex-Twitter), Lula compartilhou a foto do novo mapa com o comentário: “A terra é redonda”.

    Para Pochmann, mapas são “símbolos nacionais” e representam a “identidade de uma nação”. Juntamente com a divulgação da nova versão do mapa, na 3ª (9.abr), também foi lançado a publicação “Criando Sinergias entre a Agenda 203- e o G20”, que traz indicadores selecionados para os países do G20, dentre eles o Brasil. Neste ano, o Brasil sediará a 19ª reunião da Cúpula do grupo, no Rio.

    “Como um símbolo da imagem de um país, cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa, essa nova publicação. Inclusive, pois é um dever do IBGE destacar a importância desta publicação na formação do povo brasileiro. E como o Brasil é visto no mundo”, escreveu o presidente do instituto no X (ex-Twitter).

    (Fonte: https://www.poder360.com.br/brasil/ibge-faz-novo-mapa-e-coloca-brasil-no-centro-do-mundo/)

    O piNçador Matutildo, piNçou:
    “Para Pochmann, mapas são “símbolos nacionais” e representam a “identidade de uma nação”

    O Bedelhildo, bedelhou?
    Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

    O Chatildo, arrematou:
    Esperar o que do IBGE sob o comando de um cidadão que ignora a Constituição Federal?

    E o PenTelhildo, garante:
    na PeTezuela, as leis são feitas só para os otários, pois a Lei 5.700/71 estabelece os símbolos nacionais e sua padronização.

  10. Miguel José Teixeira

    Querer ele queria. Mas. . .MERcaDAnte foi refutado pelo mercado!

    . . .”Servidores e diretores também apresentaram carta de apoio para que não assuma comando da Petrobras.”. . .

    “Em campanha ‘Fica Mercadante’, funcionários do BNDES colam bigode em crachá”
    (Painel, FSP, 11/04/24)

    O Rio de Janeiro fez bem ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Para convencê-lo a não assumir o comando da Petrobras, funcionários começaram, nesta quarta (10), o movimento “Fica Mercadante!”.

    A campanha começou em um evento, na sede do banco, em que servidores compareceram com seus crachás adesivados com um bigode preto.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2024/04/em-campanha-fica-mercadante-funcionarios-do-bndes-colam-bigode-em-cracha.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newspainelsa)

    Só pra PenTelhar. . .
    De quem será o bigode preto? O do MERcaDAnte é branco!
    Uma encenação hollywoodiana do ex quase futuro presidente da PeTrobras!

    “Essa gente são fogo”!

  11. Miguel José Teixeira

    WB não quis manchar sua imagem ao lado do LILS!

    . . .”O Palácio do Planalto publicou 70 fotos da visita de Lula à planta frigorífica da JBS em Campo Grande (MT), mas o representante da empresa aparece apenas casualmente.”. . .

    “Onde está Wesley Batista na foto de Lula?”
    (Redação O Antagonista, 12/04/24)

    O Palácio do Planalto publicou 70 fotos da visita de Lula à planta frigorífica da JBS em Campo Grande (MT). O petista foi ciceroneado por um dos conselheiros da empresa, Wesley Batista, mas curiosamente Wesley não aparece com destaque em nenhuma dessas fotos, muito menos posando ao lado do presidente da República, que foi acompanhado também pelos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Planejamento, Simone Tebet.

    É possível ver o conselheiro da JBS de forma mais clara, casualmente, em duas fotos nas quais Lula posa analisando carnes (veja abaixo). E parcialmente, meio escondido, em outras três (ao fim deste texto, está a resposta para a pergunta sobre a foto que ilustra esta matéria).

    A JBS foi uma das principais beneficiadas pela política de “campeãs nacionais” dos primeiros governos Lula. A empresa contou com um crédito farto do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) para se expandir no mercado internacional, mas acabou com problemas na Justiça.

    Propina
    Em delações apresentadas em 2017, Joesley Batista, irmão de Wesley, confessou que os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci receberam propina da empresa, assim como Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados.

    Os responsáveis pela empresa também assumiram ter se envolvido em ilícitos com governadores e durante as campanhas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em 2014.

    No ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antônio Dias Toffoli suspendeu uma multa bilionária da empresa.

    Símbolos
    Assim como tinha feito ao voltar à refinaria de Abreu e Lima, outro símbolo da corrupção em seus governos anteriores, Lula provocou nesta sexta-feira, 12, a memória dos brasileiros que não se esqueceram da Operação Lava Jato e que não põem em questão seus benefícios para o país, mesmo após o desmonte promovido pelo STF.

    Só faltou um abraço para a posteridade com Wesley Batista.

    Abaixo, a foto em que Wesley aparece mais claramente, entre todas as que foram publicadas pelo fotógrafo da presidência, Ricardo Stuckert. O empresário está à direita, com o nome no capacete. Nas outras versões dessa pose, ele aparece cortado.

    (Veja as fotos e encontre o WB em: https://oantagonista.com.br/brasil/onde-esta-wesley-batista-na-foto-de-lula/)

    Só pra PenTelhar. . .
    Será que agora a picanha grátis para todos entra no cardápio?

  12. Miguel José Teixeira

    Da série: “Esperar o quê de um ex presidiário?”

    . . .”O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), também utilizou as redes sociais para criticar o veto de Lula ao ponto principal do PL das ‘saidinhas’.”. . .

    Zema: “Inacreditável o presidente apoiar criminosos”
    (Redação O Antagonista, 12/04/024)

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, criticou o presidente Lula (PT) nesta sexta-feira, 12, por sancionar o projeto de lei (PL) das ‘saidinhas’ com vetos, mantendo a permissão para a saída de presos em regime semiaberto.

    “Inacreditável o Presidente da República apoiar criminosos contra a vontade dos brasileiros. A decisão dele em manter as ‘saidinhas’ de presos beneficia condenados, vários envolvidos em violência contra mulher, colocando em risco a segurança de todos. Lugar de bandido é na cadeia”, escreveu Zema na rede social X, antigo Twitter.

    Zema não foi o único
    O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), também utilizou as redes sociais para criticar o veto de Lula, dizendo estar trabalhando, junto a parlamentares, para a derrubada do veto.

    “INACREDITÁVEL. O Governo Federal vetou o principal ponto do projeto que acaba com a saidinha de presidiários. Já estou trabalhando, junto dos nossos parlamentares, para que o veto seja derrubado. Chega de bandido tirar férias”, afirmou.

    Tarcísio vai a Brasília contra o veto
    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também está empenhado em reverter o veto do presidente Lula ao PL das ‘saidinhas’.

    Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, autor do projeto de lei sancionado com vetos por Lula, ele e o governador do estado irão a Brasília dialogar com as bancadas dos partidos e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para reverter o veto.

    O veto de Lula
    Na quinta, 11, o presidente Lula sancionou o PL das ‘saidinhas’, com vetos.

    O petista barrou o trecho do projeto que impediria os presos do regime semiaberto, que possuem bom comportamento, de saírem para visitar suas famílias em datas especiais.

    Auxiliares do ministro Ricardo Lewandowski afirmam que o uso de tornozeleira eletrônica e a realização de exame criminológico já estão tornando as regras mais rigorosas.

    Congresso sinaliza derrubada dos vetos de Lula
    Líderes do Congresso já se movimentam no intuito de derrubar os vetos feitos pelo petista ao texto.

    Deputados e senadores afirmam que o trecho vetado era o principal ponto da proposta aprovada por ampla maioria na Câmara e no Senado. Agora, líderes partidários indicam que vão pressionar o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que o veto seja incluído já na próxima sessão conjunta das duas Casas, marcada para 18 de abril.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/zema-inacreditavel-o-presidente-apoiar-criminosos/)

  13. Miguel José Teixeira

    “Braço Forte, Mão Amiga”. Para os coturno furados prevaleceu o “Braço Forte”!

    “Exército veta promoções de Mauro Cid e militares suspeitos por tramar golpe”
    (Monica Gugliano, portal Terra, 11/04/24)

    Preso preventivamente desde o dia 22 de março, o tenente-coronel Mauro Cid, não pode concorrer e teve sua promoção vetada pela Comissão de Promoções de Oficiais (CPO) do Exército. Segundo o parecer da Comissão, Cid não pode concorrer à promoção por merecimento porque a Lei de Promoções dos Oficiais da Ativa das Forças Armadas (LPOAFA) prevê que o militar preso cautelarmente não pode ser incluído em qualquer quadro de acesso, enquanto não tiver sua prisão revogada.

    Além disso, Cid não poderia permanecer na fila de ascensão na carreira pois, de acordo com o Regulamento da Lei de Promoções dos Oficiais da Ativa das Forças Armadas, o militar fica “impedido temporariamente para a promoção, caso esteja suspenso de exercer as atividades específicas de sua arma, quadro ou serviço, mesmo em caráter provisório.” O resultado das promoções será divulgado em um comunicado interno no dia 29 de abril.

    O ex-ajudante de ordens é alvo de investigação nos inquéritos que apuram tentativa de golpe de Estado e venda ilegal de joias sauditas recebidas pelos ex-presidente. Em março, Cid, junto com Bolsonaro e outras 15 pessoas, foi indiciado pela Polícia Federal por fraude nos cartões de vacina. Ele chegou a ser solto após firmar um acordo de delação premiada. Contudo, após serem revelados na imprensa áudios em que ele aponta que teria sofrido coação para fazer as declarações na colaboração premiada, foi chamado a depor e preso novamente. Nesse novo depoimento, negou que tenha sofrido pressão para delatar por parte da Polícia Federal.

    Entre os outros quatro tenentes-coronéis investigados nos inquéritos e que estavam na fila da promoção, dois (Hélio Ferreira Lima e Guilherme Marques de Almeida) também foram vetados pela Comissão de Promoções de Oficiais de neste momento concorrer a um posto superior no Exército. Os outros dois não seriam promovidos agora.

    (Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/exercito-veta-promocoes-de-mauro-cid-e-militares-suspeitos-por-tramar-golpe,3b24e4525b175a809bf12d6407d3827dpkm5viz7.html?utm_source=clipboard)

  14. Miguel José Teixeira

    . . .”No atual mandato de Lula, a queda de braço pela estatal é travada dentro da própria equipe do presidente.”. . .

    “O que está por trás da disputa que ameaça a saúde financeira da Petrobras”
    (Daniel Pereira, Juliana Machado, Veja, 12/04/24)

    Poucos governantes conhecem tão bem o peso da Petrobras quanto o presidente Lula. Em seu segundo mandato, entre 2007 e 2010, ele transformou a empresa em peça-chave de sua estratégia política — seja para desgastar a oposição, acusando-a de querer privatizar a companhia, seja para fazer propaganda, comparando a descoberta das reservas do pré-sal a um bilhete premiado que levaria o Brasil, finalmente, rumo ao desenvolvimento.
    . . .
    +em: https://veja.abril.com.br/economia/o-que-esta-por-tras-da-disputa-que-ameaca-a-saude-financeira-da-petrobras/?utm_source=terra_capa&utm_medium=referral&utm_campaign=home_parceiro)

    Só pra PenTelhar. . .
    Na ocasião, por excesso de lubrax, lula foi parar no xilindró! Nos 580 dias que lá penou, conheceu a “cleópatra da PeTezuela com quem “se-casou-se”!

  15. Miguel José Teixeira

    Data venia, tirou a toga do baú e deu-lhe uma sacudidela!

    “‘Supremo tem que deixar Brasil seguir adiante’, diz presidente da OAB”
    (Andreza Matais, Colunista do UOL, 12/04/24)

    Em meio ao embate entre o ministro Alexandre de Moraes (STF e TSE) e o empresário Elon Musk, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti, disse que “o Supremo tem que voltar a ser menos proeminente e virar a página, deixando o Brasil seguir adiante”.
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/colunas/andreza-matais/2024/04/12/presidente-da-oab-brasil-precisa-de-paz-e-supremo-virar-a-pagina.htm)

  16. Miguel José Teixeira

    No Guarujá, quem tem mas não tem triplex, é rejeitado!

    “Rejeição na terra do triplex”
    Não é boa a avaliação de Lula em Guarujá, onde o petista foi acusado de ganhar um rico triplex. Ele é desaprovado por 55,3% do eleitorado, revela levantamento divulgado nesta quinta (11) pelo Paraná Pesquisas.
    (Coluna CH, DP, 12/04/24)

    E. . . em Atibaia?

  17. Miguel José Teixeira

    Porém, a afirmação do lula está correta! Musk não produz pé de capim. . .

    “Gera empregos”
    Ao dizer que Elon Musk não produz nada no Brasil, Lula, por má-fé ou ignorância, despreza os empregos que os negócios do empresário geram por aqui por meio do X, antigo Twitter, Tesla, Starlink e por aí vai. . .
    (Coluna CH, DP, 12/04/24)

  18. Miguel José Teixeira

    “Após vetar saidinha, Lula pode passar nova vergonha”
    (Coluna CH, DP, 12/04/24)

    Lula (PT) deve passar vergonha outra vez, após vetar decisão do Congresso que extingue a “saidinha”, criada para criminosos que aproveitam a regalia para cometer mais crimes. A regra teve votações acachapantes: 62×2 votos no Senado e 311×98 na Câmara. Como já ocorreu, o veto deve ser derrubado por parlamentares como Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que endossou a medida após o caso do bandido matou covardemente um PM do seu Estado na saidinha de fim de ano.

    Nada que recomende
    Segundo o experiente procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro, do Rio, não há um só estudo que recomende a manutenção da saidinha.

    Saidinha não recupera
    Monteiro afirmou que nenhuma pesquisa ou levantamento comprovou que a “saidinha” ajuda na recuperação de criminosos encarcerados.

    Ele quer desencarcerar
    O veto presidencial foi recomendado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, conhecido defensor de apavorante “desencarceramento”.

    (+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/rejeicao-a-lula-dificulta-vida-do-pt-em-4-estados)

  19. Miguel José Teixeira

    A engrenagem para o PeTrolão, versão lula 3, ainda está emperrada. Falta lubrax!

    . . .”Pietro Mendes é um aliado de primeira mão do ministro Alexandre Silveira no conselho administrativo da Petrobras.”. . .

    “Justiça afasta presidente do Conselho da Petrobras”
    (Redação O Antagonista, 11/04/24)

    A Justiça Federal de São Paulo suspendeu Pietro Mendes (foto) da presidência do Conselho de Administração da Petrobras, em decisão de caráter liminar nesta quinta-feira, 11 de abril.

    A medida atende a ação do deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP), alegando que a nomeação fere a Lei das Estatais e o estatuto da Petrobras.

    Mendes é secretário nacional de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, um aliado de primeira mão do ministro Alexandre Silveira.

    “Restou configurada, ao menos nesta análise inicial, a ilegalidade do ato administrativo de indicação de Pietro Adamo Sampaio Mendes no cargo de Conselheiro de Administração, pela União Federal, na qualidade de acionista controladora, bem como a da aprovação dessa indicação pela Assembleia Geral, e sua manutenção como Presidente do Conselho de Administração, concomitantemente com o exercício do cargo de Secretário da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia”, diz a decisão desta quinta.

    Jean Paul Prates X Alexandre Silveira
    Como mostramos, a crise entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, virou o novo embate para Lula. O petista não descarta a demissão de Prates e a indicação do atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, para o posto.

    O episódio mais recente da disputa interna veio na discussão sobre a distribuição dos dividendos extraordinários da Petrobras. Prates defendia distribuir 50% dos recursos extraordinários aos acionistas, mas Silveira e o conselho discordaram diante de discussões sobre o fôlego da estatal para investimentos em energia limpa.

    Na ocasião, Silveira defendeu que a Petrobras não tinha como objetivo exclusivo a “distribuição de lucros exorbitantes aos acionistas”. A decisão levou a uma perda de 55 bilhões de reais no valor de mercado da petroleira.

    O WhatsApp de Prates
    Ameaçado no cargo, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, enviou nesta terça-feira, 9, uma mensagem de WhatsApp a interlocutores fazendo um balanço, com 25 ações classificadas por ele como “principais marcas e recordes da Petrobras nesta nova gestão”.

    Segundo o Estadão, o petista pontuou “o maior lucro da história da empresa sem vender refinarias, dutos ou subsidiárias”, “dez recordes de valor de mercado da empresa ao longo de 2023” e o “maior valor atingido na Bolsa de Valores com recorde histórico de 569 bilhões de reais”.

    O presidente da estatal também destacou a nova política de preços, “saindo da ‘paridade de importação’ e usando as vantagens logísticas e comerciais da Petrobras para manter preços estáveis e razoáveis para o consumidor” e o plano de investimento de “meio trilhão de reais nos próximos cinco anos”.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/economia/justica-afasta-presidente-do-conselho-da-petrobras-aliado-de-silveira/)

  20. Miguel José Teixeira

    A janja precisa renovar seu guarda roupas “cleoPaTral”!

    “Governo Lula corta verba de bolsas de estudo, educação básica e Farmácia Popular”
    (Mateus Vargas, FSP, 11/04/24)
    . . .
    Uma das bandeiras da Saúde sob Lula, o programa Farmácia Popular perdeu cerca de 20% dos recursos para a entrega de medicamentos com desconto. A redução desta ação alcançou R$ 107 milhões dos R$ 140 milhões retirados do ministério.
    . . .
    Já o MEC e a pasta da Ciência e Tecnologia perderam cerca de R$ 280 milhões. As ações ligadas à pesquisa e assistência estudantil em universidades e no ensino básico estão entre as mais impactadas.
    . . .
    Dentro deste mesmo corte, a verba do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) caiu R$ 73 milhões. A redução foi de cerca de 3,6% do recurso do órgão de incentivo à pesquisa.
    . . .
    Para as ações ligadas à educação básica, o corte superou R$ 30 milhões. Cerca de metade desta cifra estava prevista para produção e distribuição de material didático.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/04/governo-lula-corta-verba-de-bolsas-de-estudo-educacao-basica-e-farmacia-popular.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha)

    Só pra PenTelhar. . .
    Até mesmo esses programas de cunho eleitoreiro sofreram corte como o Bolsa Verde que teve 20% dos recursos cortados.

  21. Miguel José Teixeira

    Atenção, Mulheres!

    “CDH: Cartilha da Vereadora incentiva mulheres a se candidatarem em 2024”

    A Cartilha da Vereadora foi apresentada na Comissão de Direitos Humanos (CDH) nesta quinta-feira (11). A publicação do Interlegis, programa do Senado para fortalecer o Poder Legislativo em todo o país, é inédita e tem o objetivo de despertar ações importantes para a equidade de gênero nas câmaras municipais, como a criação de procuradorias da mulher.
    (Fonte: Agência Senado)

    Acesse a Cartilha em: https://www12.senado.leg.br/interlegis/cartilha-digital.pdf

  22. Miguel José Teixeira

    R E C E B A, “dotô onoris sem causis”!

    . . .
    “Vereadores de Campo Grande (MS) se negaram a votar requerimento que concedia título de visitante ilustre ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula visita a capital sul-mato-grossense nesta sexta-feira (12). . .”
    (+em: https://diariodopoder.com.br/uncategorized/vereadores-de-campo-grande-se-negam-a-votar-titulo-de-visitante-ilustre-a-lula)

    Só pra enfezar. . .
    Se bem que, até o coturno furado Walter Souza Braga Netto já recebeu tal título!

  23. Miguel José Teixeira

    Esperar o quê de um ex presidiário?

    . . .”Presidente veta principal trecho, mas mantém obrigatório o exame criminológico no semiaberto e o aumento do uso de tornozeleiras eletrônicas…

    “Lula veta fim das saídas de presos no PL das “saidinhas”.
    (Anna Júlia Lopes, Poder360, 11/04/24)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta 5ª feira (11.abr.2024) o PL (projeto de lei) das “saidinhas”, que propôs limitar as saídas temporárias de presos no país. No entanto, o chefe do Executivo vetou o trecho principal do texto: o fim das saídas dos detentos para visitar familiares.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/governo/lula-veta-fim-das-saidas-de-presos-no-pl-das-saidinhas/)

  24. Miguel José Teixeira

    O circo está pegando fogo! Que tal nós, palhaços, irmos socorrê-lo com baldes de gasolina!

    “Padilha é “incompetente” e planta “notícias falsas”, diz Lira”

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta 5ª feira (11.abr.2024) que o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é “incompetente” e responsável por plantar “notícias falsas” sobre o Congresso. O deputado respondeu a questionamentos de jornalistas sobre um suposto enfraquecimento com a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) na Casa Baixa.

    “Essa notícia hoje que você está tentando verbalizar, porque os grandes jornais fizeram, foi vazada do governo e basicamente do ministro Padilha, que é um desafeto, além de pessoal, incompetente. Não existe partidarização. Eu deixei claro que ontem a votação era de cunho individual, cada deputado responsável pelo voto que deu”, disse Lira. Falou em uma feira em Londrina (PR).

    (+em: https://www.poder360.com.br/congresso/padilha-e-incompetente-e-planta-noticias-falsas-diz-lira/)

    Só pra PenTelhar. . .
    Ou lira derrota padilha ou lira descerá para o baixo clero!

  25. Miguel José Teixeira

    …”Não é previsão de desmoronamento. É constatação de que marcamos passo, dedicados a ninharias, em uma situação que, no curto prazo, vai azedando.”…

    “Piora nas contas do governo e nos EUA é aviso para que Lula 3 pare com bobagem”
    (Vinicius Torres Freire, Jornalista e mestre em administração pública pela Universidade Harvard, FSP, 10/04/24)

    O vento deu uma virada na economia. Não se quer dizer que vá chover canivetes amanhã, com piora em emprego ou inflação. A atividade econômica deste 2024 continua em ritmo melhor do que se esperava. Mas as condições para que a economia cresça no curto prazo (uns dois anos) azedam. A necessidade de mudanças mais profundas, já, fica evidente.

    No governo, nota-se afobação, na melhor das hipóteses. Na pior, corre-se alegremente para o abraço da gambiarra. Esse remendo na conta de luz, que talvez mal compense a conta de novos subsídios para empresas, é um exemplo.

    O desejo de meter a mão na Petrobras é outro. Cobram-se “entregas”, essa palavra de resto cafona, como se o governo federal fosse prefeitura miúda em véspera de eleição, inaugurando pinguela, asfalto e posto de saúde.

    Os ministérios da Fazenda e do Planejamento tentam tocar plano de mudanças mais profundo. Ganham a antipatia (ou franca raiva) de quase todo o resto do governo. O conflito entre Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil) apenas piora.

    Não haverá tanta receita nova de imposto como o governo quer, em 2024. O Congresso vai manter ao menos parte das concessões tributárias a empresas e prefeituras, aquelas que a Fazenda queria derrubar.

    A receita de alguns impostos novos e de recuperação de outros, via disputas com contribuintes, ainda é incerta. É muito improvável imposto novo em 2025, quando também não se vai cavar o tanto de receitas extraordinárias que ora engordam a arrecadação.

    A meta de déficit zero não será cumprida neste ano. Embora o resultado possa ser melhor do que o esperado na praça financeira, será insuficiente. Para 2025, a meta será revisada para baixo (menos superávit, também difícil de conseguir). A dívida pública crescerá mais rapidamente, portanto. As taxas de juros cairão menos, outro motivo de aumento da dívida.

    O governo quase inteiro e o comando do Congresso querem gastar mais, dar mais desconto de imposto, dar mais dinheiro a estados, a empresas. Servidores federais já estão em greve ou ameaçam parar.

    A Fazenda diz que não há dinheiro para reajuste de salário neste ano; dificilmente haverá em 2025, diz o pessoal do ministério. Luiz Inácio Lula da Silva, porém, incentiva o funcionalismo público a reivindicar.

    O otimismo de início de ano com inflação e juros nos Estados Unidos se foi. Faz mais de um ano, expectativas de piora e melhora se sucedem a cada três meses, por aí. Agora, estamos na temporada de baixa. A taxa básica de juros americana deve cair menos neste ano, por causa da inflação resistente. Juros maiores por lá dificultam queda maior de juros por cá; o dólar fica mais caro. É o que temos visto faz algumas semanas.

    Além de dificultar um tanto os investimentos produtivos, juros mais altos (ou que vão cair menos do que se estimava) também inflam a dívida pública.

    As taxas de prazo maior do que dois anos, no Brasil, estão maiores do que em agosto de 2023, quando a Selic (“juros do BC”) começou a cair. A taxa de juros futura de um ano voltou a subir (era de 5,8% ao ano no início de março, está em torno de 6,3% agora).

    O que se faz pelo futuro?

    Parte do plano de “transição verde” vai pingando, mas não se viu programa amplo, metas de transformação. Fala-se de miudezas, de “entregas”.

    Como fazer transição tecnológica sem falar de pesquisa científica e do que se quer com as universidades? Não se fala disso. Nem de reforma do SUS, do setor elétrico, de política nacional de energia e ambiente. Nem ao menos o governo se convenceu de que é preciso fazer o acerto rudimentar, das contas públicas.

    Não é previsão de desmoronamento. É constatação de que marcamos passo, dedicados a ninharias, em uma situação que, no curto prazo, vai azedando.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/viniciustorres/2024/04/clima-ruim-nos-eua-e-alerta-para-que-lula-3-pare-de-se-complicar-com-bobagem.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

  26. Miguel José Teixeira

    “Trairagem” pouca é bobagem!

    “Eduardo Bolsonaro e comitiva articulam com parlamentares dos EUA punições ao Brasil”
    (Laura Scofield, UOL, 11/04/24)

    No início de março, uma comitiva de deputados brasileiros capitaneada por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) passou cerca de uma semana em Washington (EUA) para angariar apoio político e tentar convencer os parlamentares republicanos de que o Brasil não é mais uma democracia.

    Eles defendem, por exemplo, que os Estados Unidos aprovem uma lei para penalizar as autoridades brasileiras, sob a justificativa de violação dos direitos de conservadores, e que imponham sanções ao país sul-americano para que a suposta “ditadura de esquerda” seja derrotada.
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-publica/2024/04/11/como-eduardo-bolsonaro-e-comitiva-articulam-com-parlamentares-dos-eua-punicoes-ao-brasil.htm)

    Só pra enfezar. . .
    Na foto, entre os traidores da Pátria, reconheci apenas o carioca eleito senador pelos catarinenses!

    1. Miguel José Teixeira

      Acabei de reconhecer também a traíra de Criciúma, dep.fed. Julia Zanatta.
      Lamentavelmente, lamentável!
      Ir ao Tio Sam pedir para que “os Estados Unidos aprovem uma lei para penalizar as autoridades brasileiras”?
      Ué. . .ele são parlamentares. Porque eles mesmos não aprovam uma lei aqui no Brasil?
      Essa gente está entregando a Nação, de mão beijada, para a corja vermelha!

      1. Vergonha. Vergonha. Vergonha. Nossos problemas, nossas soluções. Eles foram eleitos para isso. Assinam a incompetência de nos representar

  27. Miguel José Teixeira

    Fora, PeTezuela! Fora, corja vermelha!

    Embora ainda seja muito cedo, aparentemente, as perspectivas para a próxima eleição presidencial são boas!
    Pelo horóscopo eleitoral abaixo relatado, temos 4 candidatos com potencial para encaçapar a corja vermelha.
    Se eles se articularem adequadamente, poderão obter êxito.
    Caso resolvam “se-digladiarem-se” como o fizeram os potenciais candidato da 3ª via na eleição passada, será o “abraço dos afogados”!
    Sempre é bom lembrar que “cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém”.
    As sandálias da humildade foram feitas par serem usadas!
    Temos que defenestrar a PeTezuela e restaurar a República Federativa do Brasil.

  28. Miguel José Teixeira

    E nas araucárias?

    A Quaest ouviu 1.121 eleitores de 56 municípios do Paraná. O levantamento tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais e para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

    Aprovação do governo Lula:
    aprovam – 44%;
    desaprovam – 54%;
    não sabem/não responderam – 2%.

    Aprovação do governo Ratinho Júnior:
    aprovam – 79%;
    desaprovam – 17%;
    não sabem/não responderam – 4%.

    Avaliação do governo
    Lula: positiva – 30%;
    regular – 27%;
    negativa – 41%;
    não sabem/não responderam – 2%.

    Avaliação do governo Ratinho Júnior:
    positiva – 59%; regular –
    30%; negativa –
    7%; não sabem/não responderam – 4%.

    (+em: https://www.poder360.com.br/eleicoes/tarcisio-zema-ratinho-junior-e-caiado-superam-lula-em-aprovacao-local/)

  29. Miguel José Teixeira

    Uai, sô! E nas Gerais?

    Em Minas Gerais, 1.506 eleitores foram consultados em 82 municípios. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

    Aprovação do governo Lula:
    aprovam – 52%;
    desaprovam – 47%;
    não sabem/não responderam – 1%.

    Aprovação do governo Zema:
    aprovam – 62%;
    desaprovam – 31%;
    não sabem/não responderam – 7%.

    Avaliação do governo Lula:
    positiva – 34%;
    regular – 30%;
    negativa – 35%;
    não sabe/não respondeu – 1%.

    Avaliação do governo Zema:
    positiva – 41%;
    regular – 34%;
    negativa – 18%; não sabe/não respondeu – 7%….

    (+em: https://www.poder360.com.br/eleicoes/tarcisio-zema-ratinho-junior-e-caiado-superam-lula-em-aprovacao-local/)

  30. Miguel José Teixeira

    E o carioca caiu no agrado dos paulistas!

    “. . .Pesquisa Genial/Quaest aponta que o trabalho do governo estadual é positivo para 41% dos entrevistados.”. . .

    “Tarcísio não tem problema de popularidade”
    (Redação O Antagonista, 11/04/24)

    Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 11, mostra que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é aprovado por 62% dos eleitores no estado de São Paulo, ante 29% que reprovam sua gestão. Pelo menos 9% não opinaram.

    Questionados como avaliam o trabalho do governo estadual, 41% dos entrevistados disseram vê-lo como positivo, 35%, como regular; 16%, negativo; e 8% não responderam.

    Quais setores são mais bem avaliados em SP?

    A Quaest também perguntou como o eleitor considera o trabalho do governo em cada setor.

    Segundo o levantamento, o setor de infraestrutura e mobilidade foi o mais bem avaliado na gestão Tarcísio. Para 49% dos entrevistados, o trabalho nessa área é positivo, enquanto 34% o consideram regular e 16%, negativo.

    A educação é outro setor que foi bem avaliado pelos eleitores de São Paulo. Pelo menos 42% dos entrevistados disseram que o trabalho é positivo; 34%, regular; e 23%, negativo.

    Por outro lado, segurança pública e saúde foram as áreas que mais deixaram a desejar.

    A atuação do governo Tarcísio na segurança pública é positiva para 33%, regular para 36% e negativa para 31%.

    Na saúde, o trabalho é bom para 32%, regular para 35% e ruim para 32%.

    E em relação a outros estados?
    Comparado a outros estados, a situação em São Paulo é melhor para 65% dos paulistas e pior para 23%. Cerca de 12% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

    Melhor ou pior
    A Quaest também perguntou ao eleitor paulista se o estado estava melhorando ou piorando na gestão de Tarcísio de Freitas.

    De acordo com o levantamento, 36% dos entrevistados responderam que São Paulo está melhor, 38% disseram estar igual, e 23% avaliaram que está pior. Apenas 4% não responderam.

    E Lula?
    Enquanto Tarcísio conta com 62% de aprovação no estado de São Paulo, o presidente Lula é aprovado por 50% dos eleitores, ante 48% que o desaprovam. Cerca de 2% não responderam.

    A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.656 pessoas no estado de São Paulo entre 4 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,4 pontos para mais ou para menos.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/tarcisio-nao-tem-problema-de-popularidade/)

  31. Miguel José Teixeira

    Goiano de pé rachado!

    . . .”De olho na eleição presidencial de 2026, Ronaldo Caiado é aprovado por 86% dos eleitores no estado de Goiás.”. . .

    “A impressionante aprovação de Caiado”
    (Redação O Antagonista, 11/04/24)

    De olho na eleição presidencial de 2026, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é aprovado por 86% dos eleitores no estado de Goiás, conforme pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 11.

    Segundo o levantamento, 12% dos entrevistados reprovam o governador e 2% não responderam.

    Questionados como avaliam o trabalho do governo de Goiás, 70% dos entrevistados disseram vê-lo de forma positiva; 22%, como regular; e 6%, negativa. Outros 2% não opinaram.

    Os destaques da gestão Caiado
    A Quaest também perguntou como o eleitor de Goiás considera o trabalho do governo em cada setor. Chamam atenção os números obtidos em segurança pública e educação.

    Sobre a segurança pública, 69% dos entrevistados no estado disseram que a atuação do governo Caiado é positiva, ante 21% que a avaliaram como regular, e 10%, como negativa.

    Em relação à educação, 67% dos eleitores classificaram o trabalho como positivo, 25%, como regular, 8%, negativo.

    Entre os itens pesquisados, o transporte público foi o que se saiu pior. Para 43%, o trabalho no setor é bom, ante 34% que o julgam regular e 23%, ruim.

    A pesquisa ouviu 1.127 eleitores em Goiás entre 4 e 7 e abril. A margem de erro é de 2,9 pontos para mais ou para menos.

    Caiado quer ser o próximo presidente da República
    Em entrevista à Folha, publicada em 25 de março, o governador Ronaldo Caiado falou abertamente sobre sua pretensão de concorrer à Presidência da República em 2026.

    “O desejo sempre existiu, nunca neguei. Até porque fui o candidato mais novo da história do país, com 39 anos de idade, em 1989, não é nenhuma surpresa. Me coloquei como candidato naquela época que ninguém tinha coragem de defender o setor rural, a livre iniciativa, o direito de propriedade”, disse o governador de Goiás.

    Segundo ele, “é um trajeto ainda muito longo, de um assunto que vai ser tratado em 2026”, mas, por enquanto, o governador só enxerga um impedimento a sua pretensão: Jair Bolsonaro.

    “Primeiro [é preciso] avaliar se essa decisão [de inelegibilidade de Bolsonaro] realmente será definitiva. Se ele tiver condições de ser candidato, é indiscutível a liderança que ele exerce para poder ser candidato. Ora, não sendo ele, a minha trajetória de vida é exatamente no mesmo eleitorado do presidente Bolsonaro”, afirmou.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/a-impressionante-aprovacao-de-caiado/)

  32. Miguel José Teixeira

    Nem tomando o Santo Nome de Deus em vão!

    . . .”Levantamento Genial/Quaest em quatro estados mostra avaliação negativa superior à positiva sobre o petista, que iniciou campanha de comunicação para tentar melhorar imagem.”. . .

    “Nova pesquisa reforça más notícias para Lula”
    (Redação O Antagonista, 11/04/24)

    O governo Lula (foto) se mobilizou há cerca de um mês para tentar melhorar a imagem do presidente. Diante de uma série de pesquisas de opinião pública desfavoráveis, os governistas concluíram que está tudo certo, falta apenas melhorar comunicação. Pois o instituto Quaest divulga nesta quinta-feira, 11, sob encomenda da Genial Investimentos, mais alguns dados ruins sobre o petista.

    O levantamento questionou eleitores de quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Em nenhum deles a avaliação positiva do governo Lula está mais alta que a negativa.

    Os números
    Em São Paulo, onde foram ouvidas 1.656 pessoas de 4 a 7 de abril, 37% disseram avaliar o governo negativamente, contra 23% de positivo e 29% de regular. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Em Minas, onde foram ouvidas 1.506 pessoas, a avaliação negativa foi de 35%, contra 34% de positivo e e 30% de regular — a margem de erro é de 2,5 pontos para maios ou menos, que indica um empate técnico.

    No Paraná, a popularidade é ainda menor: 41% de negativo, 30% de positivo e 27% de regulara (foram ouvidas 1.121 pessoas e a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos).

    Em Goiás, onde a pesquisa ouviu 1.127 pessoas e tem margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou menos, a avaliação negativa está em 40%, contra 32% de positivo e 27% de regular.

    Aprovação
    Quando se trata da questão sobre aprovação (e não avaliação), a situação de Lula é menos pior, mas ainda assim desconfortável. A aprovação de seu governo em São Paulo é de 50%, contra 48% de desaprovação e 2% de não sabe/não respondeu.

    Em Minas, a aprovação é de 52%, contra 47% de desaprovação. No Paraná, 54% desaprovam e 44% aprovam. Em Goiás, a desaprovação é de 50%, contra 49% de aprovação.

    Nesse quesito, Felipe Nunes, diretor da Quaest, lançou um fio de esperança para Lula. “Se compararmos os resultados em votos totais e a aprovação do governo, percebemos que Lula tem conseguido ampliar a aprovação do seu governo para além dos votos que obteve em 2022. Mesmo em estados como São Paulo, Paraná e Goiás, onde ele perdeu a eleição”, comentou. Mas ele faz uma ponderação que ajuda a entender a entender a baixa popularidade de Lula:

    “O que deve chamar a atenção do governo é que há uma percepção generalizada de que a economia piorou no último ano. Nos 4 estados, a maioria avalia que a situação ficou pior: 49% no Paraná, 45% em Minas e Goiás e 42% em São Paulo.”

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/nova-pesquisa-reforca-mas-noticias-para-lula/)

    Só pra PenTelhar. . .
    O jeito é bater na madeira e coaxar pé de pato mangalô 3 vezes. . .

  33. Miguel José Teixeira

    Apagando as digitais dos 9 quirodáctilos!

    “Mais uma blindagem”
    Haddad foi escalado para contar a lorota “distribuição de dividendos é assunto da diretoria da Petrobras” para tentar blindar Lula da investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre interferência ilegal na gestão da empresa e no calote aos investidores.
    (coluna CH, DP, 11/04/24)

    Já, já, haddad se enroscará!

  34. Miguel José Teixeira

    Já está virando rotina: o poder público e o paralelo se unindo para saquear os cofres públicos!

    “Dinheiro do PCC foi usado para vencer licitações de transporte público e em compra de 50 ônibus, diz Promotoria”
    (Mariana Zylberkan e Paulo Eduardo Dias, FSP, 10/04/24)

    Dinheiro obtido por meio de tráfico de drogas e outros crimes atribuídos ao PCC (Primeiro Comando da Capital) foram usados por duas empresas de ônibus para vencer licitações de transporte público na cidade de São Paulo e para a compra de ao menos 50 coletivos, de acordo com o Ministério Público.

    As ilegalidades foram detalhadas em denúncia elaborada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo) contra as empresas Transwolff e UPBus, que transportam cerca de 700 mil passageiros por dia e receberam mais de R$ 800 milhões da Prefeitura de São Paulo em 2023.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/04/dinheiro-do-pcc-foi-usado-para-vencer-licitacoes-de-transporte-publico-e-em-compra-de-50-onibus-diz-promotoria.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha)

    É a PeTezuela sob o comando da corja vermelha!

  35. Miguel José Teixeira

    A narraPTiva da Democracia:

    “No topo e à esquerda: imagem de Maduro aparece 13 vezes na cédula eleitoral das eleições presidenciais da Venezuela”
    (+em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/04/09/no-topo-e-a-esquerda-imagem-de-maduro-aparece-13-vezes-na-cedula-eleitoral-das-eleicoes-presidenciais-da-venezuela.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)

    Só pra PenTelhar:
    Tem “barbudinho” aí morrendo de “invéj”. . .

  36. Miguel José Teixeira

    Ufffa! Driblaram até os mais pessimistas, como eu!

    “Câmara referenda Moraes e mantém prisão de Chiquinho Brazão”

    Lugar de marginal é na prisão!

  37. Miguel José Teixeira

    . . .Câmara dos Deputados aprovou a volta do DPVAT. Não é só a cobrança do seguro que volta, tem alguns outros detalhes.”. . .

    “DPVAT: você sabe quando os políticos vão bater sua carteira?”
    (Madeleine Lacsko, O Antagonista, 10/04/24)

    Tratar política como torcida do BBB é um luxo caríssimo. Só essa semana, a fatura para a sociedade brasileira veio na casa dos bilhões. Talvez viesse de qualquer jeito, o fato é que veio sem desgaste político à altura.

    A Câmara dos Deputados aprovou a volta do DPVAT. Não é só a cobrança do seguro que volta, tem alguns outros detalhes. Agora ele será administrado exclusivamente pela Caixa Econômica Federal, um ponto polêmico. Além disso, um percentual gordo vai para o transporte público de estados e municípios, não para o prêmio dos segurados.

    Dentro do projeto veio o que os políticos chamam de jabuti, como referência ao dito popular do jabuti encontrado num galho de árvore. É um artigo que permite o aumento dos gastos este ano em cerca de R$ 15 bilhões.

    Se o país todo estivesse voltado para as votações no plenário e cobrando os parlamentares, como fazíamos anos atrás, a coisa teria sido tão tranquila para o governo? Claro que não.

    Ocorre que os políticos já aprenderam a manipular as pessoas que se interessam por política. Por mais importante que um tema seja, há determinados tipos de discussão que viram a cortina de fumaça perfeita para mandar mais imposto na sua conta.

    Quando isso acontece? Independe do tema, mas da forma como é tratado por políticos e influencers ligados a ele. Repare nos seguintes métodos:
    Achar um grande vilão e um grande herói;
    Usar hipérboles ao falar do tema;
    Uso de catastrofismo, inferindo que seja a coisa mais grave que já ocorreu;
    Apelo ao heroísmo, à necessidade de atitude heroica do cidadão comum ou apoio a um herói para solucionar;
    Apelo de urgência, à semelhança de um golpista do pix, exigindo que as pessoas se posicionem ou pressionem as outra imediatamente, antes que esse vídeo suma, antes que seja tarde demais;
    Ataques a quem não aderir cegamente ao herói e condenar o vilão ao inferno para toda eternidade;
    Distorção daquilo que é dito por quem faz qualquer tipo de questionamento, se questiona A é porque apóia B.

    Você vê isso muito. Os políticos também. O povo tem usado isso como entretenimento, válvula de escape e lei do mínimo esforço para participação política. Se for sério, dá trabalho e é meio chato. Mas os políticos estão de olho em outra coisa, poder.

    Quando vêem um tema ser tratado assim e dominar corações e mentes, já preparam o pacote de maldades que vai pesar no seu bolso. Quando estão em maus lençóis devido ao que fizeram, já começam a tratar algum tema polêmico dessa forma para manipular as pessoas.

    O universo digital tornou esse processo mais fácil para os políticos e mais difícil para o cidadão. Ocorre que as pessoas começam a aprender e perceber como funciona. Falta só terem a disciplina para tratar a política como o que é, não como circo.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/opiniao/dpvat-voce-sabe-quando-os-politicos-vao-bater-sua-carteira/)

    E como votaram nossos “representantes”?

    Favoráveis à volta do seguro obrigatório
    Ana Paula Lima (PT)
    Carlos Chiodini (MDB)
    Cobalchini (MDB)
    Darci de Matos (PSD)
    Fabio Schiochet (União Brasil)
    Ismael (PSD)
    Jorge Goetten (PL)
    Pedro Uczai (PT)

    Contrários à volta do seguro obrigatório
    Caroline de Toni (PL)
    Daniel Freitas (PL)
    Daniela Reinehr (PL)
    Geovania de Sá (PSDB)
    Gilson Marques (Novo)
    Julia Zanatta (PL)
    Rafael Pezenti (MDB)
    Zé Trovão (PL)

    (Fonte: https://ocp.news/politica/volta-do-dpvat-como-votaram-os-deputados-catarinenses)

  38. Miguel José Teixeira

    Se você ler a matéria perceberá que o debate gira em torno da verba de publicidade contra a dengue e não em ações concretas para combatê-la.

    “Nísia diz ter destinado R$ 50 mi para publicidade contra a dengue”
    . . .
    Silveira citou reportagem do Poder360 que mostrou que a Saúde reduziu em 61% o gasto com publicidade contra a dengue de 2022 em relação ao governo de Jair Bolsonaro (PL) para 2023. Em 2022, a verba foi de R$ 31,6 milhões (em valores corrigidos pela inflação). No ano seguinte, o valor foi de R$ 12,2 milhões. Os dados são do Sicom (Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal) e da própria Saúde.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/saude/nisia-diz-ter-destinado-r-50-mi-para-publicidade-contra-a-dengue/)

  39. Miguel José Teixeira

    Óh meu, rei! O feitiço está virando contra o aprendiz de feiticeiro!

    . . .”Jerônimo Rodrigues afirmou que não há crime do movimento em caminhar em defesa da reforma agrária.”. . .

    “Governador petista da Bahia participa de marcha do MST e fala em ‘recado’ a Lula”
    (Danielle Brant, Painel, FSP, 09/04/24)

    O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou de surpresa nesta terça-feira (9) do primeiro dia da marcha estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) pela reforma agrária e defendeu que os militantes levem suas reivindicações ao presidente Lula.

    Cerca de 3.000 trabalhadores sem-terra vão marchar mais de 110 km pela Bahia, das cidades de Feira de Santana a Salvador, em defesa da reforma agrária. A expectativa é que a caminhada termine dia 17.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2024/04/governador-petista-da-bahia-participa-de-marcha-do-mst-e-fala-em-recado-a-lula.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newspainel)

    Só pra PenTelhar. . .
    Oremos para que a corja vermelha (como habitualmente o faz) não ataque e deprede a Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada em Cruz das Almas, a 150 quilômetros da capital Salvador.

  40. Miguel José Teixeira

    . . .”Moraes é precipitado, exagera. Na verdade, Moraes ainda não vestiu a toga de juiz. Moraes continua a usar a beca de promotor de Justiça, função, esta sim, de fiscal do cumprimento da constituição e das leis e titular da ação penal pública.”. . .

    “Moraes atropela as primeiras linhas do Direito”
    (Wálter Maierovitch, Colunista do UOL, 10/04/24)

    Moacyr Amaral Santos era um pouco gordinho, sempre de terno e gravata-borboleta. Afável, sorridente e modesto, contava com a admiração dos acadêmicos da Faculdade de Direito do largo de São Francisco (USP), a “velha e sempre nova academia”, como batizada por Goffredo da Silva Telles Jr.

    Nas Arcadas de São Francisco, em outubro de 1967, a alegria foi grande com a indicação do professor Amaral Santos para ministro do STF. Recebeu cumprimentos de alunos ao lado da estátua do “José Bonifácio, o Moço”, jurista, poeta professor e político.

    ‘Primeiras linhas’
    Ao chamar a obra de “Primeiras Linhas”, Amaral Santos, na verdade, ensinava a teoria geral do processo (valia para o civil e penal) e como poderiam ser dados os primeiros passos, sem escorregar.

    Ou melhor, ensinava sobre o juiz natural, a competência, o devido processo, com contraditório, os sujeitos processuais legitimados e o juiz imparcial. O juiz como sujeito do processo, mas superpartes para ser mantida a isenção.

    O ministro Alexandre de Moraes, pelas suas atuações persecutórias no STF (Supremo Tribunal Federal), deve ter esquecido os primeiros e fundamentais passos. Com isso vive a tropeçar nas vestes talares (toga até o talo) e abraça o arbítrio.

    Mais ainda, virou protagonista, é juiz e vítima ao mesmo tempo. Ocupa o lugar do Ministério Público e subtrai as iniciativas dos delegados de polícia judiciária. Subtrai competência dos juízes de primeiro grau de jurisdição (primeira instância).

    Infelizmente, nos oferece episódios grotescos como o consumado no aeroporto romano de Fiumicino. Coleciona inquéritos intermináveis e para nele incluir os que o desagradam.

    ‘Ne procedat judex ex officio’: o passo primeiro
    Como professor catedrático de processo, Amaral Santos preparou uma obra com dois volumes iniciais (o terceiro veio bem depois) para os seus alunos. Deu, como frisei acima, um significativo título, para não assustar os estudantes: Primeiras Linhas.

    Nas “primeiras linhas” ensinou um “primeiro passo”: o juiz, e essa é a regra, não atua sem ser provocado, chamado. Isso quer dizer, não pode ter a iniciativa.

    É um princípio universal do Direito, expresso no brocardo latino “ne procedat judex ex officio”.

    Com a regra deste princípio do processo penal colocou-se fim aos sistema inquisitorial: sistema usado pela Igreja quando da sangrenta inquisição.

    O processo inquisitivo cedeu lugar ao processo acusatório, também chamado de processo de partes. Aliás, é o estabelecido na nossa Constituição republicana.

    Mas o ministro Alexandre Moraes atua como na inquisição. Por exemplo, ao tomar conhecimento da fanfarronice do bilionário Elon Musk — que ameaçou não cumprir determinações judiciais do STF — Moraes tomou a iniciativa, sem ser provocado pelo Ministério Público, de incluí-lo no interminável inquérito das milícias digitais antidemocráticas, aberto em abril de 2020 (inquérito 4874). Musk virou objeto de investigação.

    A propósito, determina o Código de Processo Penal dever o inquérito ser concluído em 90 dias, quando o suspeito estiver solto. Prorrogações são aceitas, mas no interesse da investigação e não para virar instrumento de permanente coação e constrangimento.

    Moraes tem sob controle (sem sorteio), e até por força de uma inconstitucional portaria do ministro Dias Toffoli quando presidente do STF, cerca de uma dezena de inquéritos. Todos sem prazo para conclusão, como nos tempos da Inquisição e dos Torquemadas inquisidores.

    Muitos são encaminhados sem sorteio. Outros, sem sorteio e por força de prevenção, ligação, conexão, ainda que tênue.

    Moraes determinou a instauração de investigações contra Musk por crime organizado, incitação ao crime e obstrução da justiça. Tudo sem indícios palpáveis, ou seja, sem justa causa. O Ministério Público, até agora, só assistiu, não pediu nada.

    L’état c’est moi
    Não vou repetir, mas apenas confirmar, o dito sobre Musk no UOL ontem: ganha dinheiro com fake news e não quer compromisso com o dever de vigilância das redes.

    Musk finge não saber que a liberdade de expressão não é absoluta. E nas redes há necessidade de freios, em especial para tirar do ar os discursos de ódio, manifestações racistas, fascistas e até o infoterrorismo.

    Para piorar, Musk virou herói de Bolsonaro, um comprovado golpista, um pária social.

    O que importa, num Estado democrático de Direito, é cumprir a Constituição e as leis. Moraes, como xerife nomeado por “portaria” (uma porcaria sob o prisma jurídico) de Toffoli, pensa ser a lei e até a Constituição. E a história universal conheceu o soberano Luiz 14 que dizia: “L’État c’est moi” (“O estado sou eu”).

    Moraes extrapola e até cria bizarrices. Pior, prejulga. No episódio Musk sentenciou por antecipação: “Dolosa instrumentalização criminosa”.

    Poeta Horácio
    O poeta romano Quinto Horácio Flaco, morto em Roma no ano 8º a.C, cunhou a famosa frase “modus in rebus” (“moderação nas coisas”). Agir com temperança, moderação e na medida justa.

    Moraes é precipitado, exagera. Na verdade, Moraes ainda não vestiu a toga de juiz.

    Moraes continua a usar a beca de promotor de Justiça, função, esta sim, de fiscal do cumprimento da constituição e das leis e titular da ação penal pública.

    Para tais nobres e indispensáveis funções, o Ministério Pública aciona, provoca, o juiz (titular da jurisdição).

    Na cabeceira da cama, seria recomendável a Moraes colocar a frase de Horácio, poeta lírico e também satírico: “Est modus in rebus sunt certi denique fines” (“possuir uma medida justa em todas as coisas”).

    (Fonte: https://noticias.uol.com.br/colunas/walter-maierovitch/2024/04/10/moraes-atropela-as-primeiras-linhas-do-direito.htm)

  41. Miguel José Teixeira

    Definitivamente a janja abandonou a vassoura!

    “Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador”
    (Renato Machado, FSP, 10/04/24)

    O governo Lula (PT) abriu uma licitação para a construção de um novo heliponto para o Palácio do Planalto, com uma estrutura que vai estar apta para receber não apenas helicópteros, mas também os chamados carros voadores e outras tendências de veículos aéreos.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/04/governo-lula-vai-gastar-r-769-mil-em-novo-heliponto-para-planalto-e-preve-receber-carro-voador.shtml)

    Só pra PenTelhar!
    Para quem criticou o mega empresário por querer produzir foguetes. . .

    Teclando sobre foguetes. . .
    Alguém aí “se-lembra-se” de quanto dinheiro público o lula mandou para o espaço, junto com o 1º astronauta brasileiro?
    E qual o retorno dessa odisséia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.