ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCXIX

Um cabo eleitoral do governo chamado Petrobrás com o prejuízo de todos

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

40 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCXIX”

  1. Miguel José Teixeira

    “Recordar é viver”
    Com um pé para oficializar a volta ao PT, Marta Suplicy saiu do partido atirando em 2015. Na carta de desfiliação, Marta justificou a saída alegando que “não tem como conviver” com escândalos de corrupção.
    (Coluna CH, Diário do Poder, 10//01/24)

    Só pra PenTelhar. . .
    Seriam os “valores” que a martaxa suplício alega “seguir” para abandonar o Prefeito de SP, os mesmos da ex corrupção do ex corruPTo?

  2. Miguel José Teixeira

    Você compraria um frasco de botox usado pela martaxa suplício? Não. Porque o dudu abilolado todos comprou!

    Olhem as manchetes do portal Terra:

    1) Marta diz seguir “valores” ao pedir demissão a Nunes; leia a carta
    (+em: https://www.poder360.com.br/eleicoes/marta-diz-seguir-valores-ao-pedir-demissao-a-nunes-leia-a-carta/)

    2) Volta de Marta ao PT gera desavença entre petistas; ela é acusada de traição
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/retorno-de-marta-ao-pt-gera-desavenca-entre-petistas-com-ala-interna-acusando-ex-prefeita-de-traicao,44e64c57f6a1c24f16d4fab2fa27993c2nacf91b.html)

    3) Boulos e Rui Falcão não confirmam Marta na chapa para Prefeitura de SP
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/boulos-e-rui-falcao-adotam-discricao-e-nao-confirmam-marta-na-chapa-para-prefeitura-de-sp,6b0e30b1f86a54653d5d40e8af6d832aisvofmbe.html)

    4) Relembre o que Marta fez desde que deixou o PT em 2015
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/relembre-o-que-marta-cotada-a-vice-de-boulos-fez-desde-que-deixou-o-pt-em-2015,131effa20dfee79d73ff6f2a2e8f59b0wpxywgb5.html)

    Que país é esse que mantem no poder essa gentalha?
    . . .
    Nas favelas, no senado
    Sujeira pra todo lado
    Ninguém respeita a constituição
    Mas todos acreditam no futuro da nação
    . . .
    Renato Russo vive:
    https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k

  3. Miguel José Teixeira

    Os “locomotivas” desoneram!

    “Riad, capital da Arábia Saudita, virou o novo polo tecnológico global. Empresas como Amazon, Google, Microsoft e Oracle decidiram abrir operações na cidade, e outras big techs estão em vias de ingressar no país.
    O motivo é óbvio: o governo saudita passou a oferecer recentemente isenção de impostos por 30 anos para companhias do ramo.”
    (Amauri Segalla, Correio Braziliense, 09/01/24)

    Os “Maria Fumaça”, oneram!

  4. Miguel José Teixeira

    E nós aqui, na fila de espera pela boa vontade de nossas “otoridades”. . .

    “Fila de espera por iates de luxo no Brasil chega a dois anos”
    (Amauri Segalla, Correio Braziliense, 09/01/24)

    Alguns setores estão passando incólumes pelos solavancos da economia nos últimos dois anos. É o caso do mercado de iates de luxo, que está aquecidíssimo no Brasil.

    O tempo médio de espera para comprar os modelos mais cobiçados, que passam facilmente da casa dos R$ 50 milhões, chega a dezoito meses.

    Os interessados nos modelos da empresa italiana Azimut, uma das principais referências do segmento no mundo, precisam aguardar ainda mais: a fila de espera para receber a embarcação é de dois anos.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/economia/2024/01/09/interna_economia,393713/mercado-s-a.shtml)

    Só pra PenTelhar. . .
    E a janja na fila de espera pela construção de um canal entre o Palácio da Alvorada e o Palácio do Planalto para ela poder ir com seu futuro Azimut ao seu gabinete imperial!

  5. Miguel José Teixeira

    SiTuDisch. . .

    “Na economia global, largada de ano é positiva”
    (Amauri Segalla, Correio Braziliense, 09/01/24)

    O ano de 2024 começa com ventos melhores para a economia mundial do que foi no início de 2023. Ao contrário de um ano atrás, o ambiente agora é de desinflação global, com expectativa de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), ainda no primeiro trimestre.

    A maior parte dos economistas também diz que não há sinais de recessão global no horizonte. O temor era de que os Estados Unidos pudessem enfrentar a desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB), mas, pelo menos por enquanto, esse risco parece distante.

    No Brasil, embora as perspectivas apontem para um avanço da economia em torno de 1,5% — abaixo dos 3% que deverão ser cravados em 2023 —, o aumento do ritmo de queda de juros deverá abrir novas oportunidades para investimentos em renda variável.

    Obviamente, enormes desafios persistem, sendo o equilíbrio fiscal no Brasil o mais complexo deles. Ainda assim, a largada do ano é positiva.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/economia/2024/01/09/interna_economia,393713/mercado-s-a.shtml)

    NóisDisch. . .

    Amém!

  6. Miguel José Teixeira

    Alô Departamento de Marketing da Gloriosa Linhas Círculo!

    . . .Oficinas gratuitas de crochê, promovidas pelo projeto Vigília Cultural, incentivam geração de renda e cultura para moradores da Estrutural, que vão expor peças na Praça dos Três Poderes, no sábado”. . .

    “Mudando a história ponto a ponto”
    (Giulia Luchetta, Correio Braziliense, 09/01/24)

    Para formar artesãos por todo o Distrito Federal, o Projeto Vigília Cultural realiza, em parceria com o Instituto Chinelo de Couro, a 3ª edição do programa de oficinas gratuitas de artesanato. Nesta edição, que vai até 10 de janeiro, moradores da Cidade Estrutural podem participar de cursos gratuitos de crochê na sede regional da Agência do Trabalhador.

    Durante as oficinas, os alunos aprendem a “crochetar” porta-copos, porta-guardanapos e porta-pratos. As peças serão expostas, no próximo sábado, na Casa de Chá, na Praça Três Poderes. Além da exposição de artesanato, a programação do evento, com produção multicultural e fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, inclui atrações musicais. Todas as peças vendidas no evento terão o valor revertido para os próprios alunos da oficina.

    A Vigília Cultural teve início em 26 de dezembro e foram oferecidas 45 vagas em três opções de turmas, nos períodos matutino, vespertino e noturno, durante 10 dias cada. Para o idealizador e produtor executivo do projeto, Márcio Apolinário, 45 anos, é gratificante ver o resultado do projeto, que atrai, sobretudo, as mulheres. “O projeto faz sentido e é necessário, principalmente nas áreas de vulnerabilidade, como a Estrutural. Precisamos dar continuidade nessa formação e geração de renda, porque não é só isso. Para muita gente é uma terapia, uma ocupação”, afirma.

    Celina de Freitas, 33, é natural de Moçambique e mora na Estrutural há seis anos. Ela diz estar amando o curso e não vê a hora de chegar a exposição no final de semana. “Estou bastante empolgada para a exposição, porque quero ver novos modelos. Quem sabe eu não posso aprender vendo coisas diferentes?”, idealiza. Celina chegou “sem nem saber segurar a agulha”, mas agora tem outros planos. “Para mim, é muito importante saber mais, fazer coisas, posso fazer um conjunto e vender, fazer um dinheirinho. Acho interessante”, projeta.

    A instrutora da oficina, Lauandes Souza, 43, orienta os três turnos de turmas e percebe o interesse pelo crochê em diferentes faixas etárias. “Está sendo muito interessante, porque eu peguei todos os núcleos de idades. Ensino desde jovens de 14 anos até as senhorinhas, e o mais legal é ver o interesse delas em aprender”, conta.

    Participando pela primeira vez de uma oficina de artesanato, Viviane Pereira, 23, diz ter encontrado paz no crochê. “Sempre quis fazer crochê, e quando surgiu a oportunidade, eu disse: ‘Por que não?’. Eu faço a aula pela minha filha, porque acho lindo criança com roupa de crochê”, comenta. Assim que finalizou o curso de qualificação profissional em auxiliar administrativo pelo QualificaDF Móvel, Viviane aproveitou o tempo livre para iniciar outro aprendizado. “Eu coloquei na minha cabeça que quando surge uma oportunidade, por mais simples que seja, é bom agarrar. O curso, futuramente, pode ser uma oportunidade de empreender ou crescer em uma área que se deseja”, destaca.

    O projeto contribui para a formação de uma parcela importante da economia criativa do DF, atualmente composta por cerca de 11 mil profissionais legalizados de artesanato. O idealizador do programa convida os interessados a apoiar o projeto com a compra das peças no dia da exposição. “Estamos muito felizes com o trabalho na Estrutural. É um lugar especial que tem muito talento, e pode se tornar um polo do artesanato”, analisa Márcio Apolinário.

    Ele diz que o objetivo é ampliar o alcance dos cursos nos próximos meses para outras regiões administrativas, e oferecer também o transporte dos participantes. Como o projeto depende da liberação de financiamento, ainda não há data prevista para novas turmas.

    O que é o projeto Vigília Cultural?
    Nascido em meados de 2016, o projeto Vigília Cultural surgiu de movimentos culturais realizados no Museu da República, e visa democratizar o acesso à literatura, música, teatro e diversas linguagens da cultura aos moradores do Distrito Federal.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2024/01/09/interna_cidades,393696/mudando-a-historia-ponto-a-ponto.shtml)

    Só pra lembrar. . .
    Impossível teclar sobre crochê, sem citar o nome da Dona Infância Ramos Teixeira, minha saudosa Mãe, que, seguramente, foi a melhor crocheteira que o Brasil já viu e muito contribuiu para o aperfeiçoamento de certas linhas da Círculo.

  7. Miguel José Teixeira

    . . .”Oito das 12 principais bacias hidrográficas do Brasil têm origem no cerrado, cujo solo absorve as águas das chuvas que vêm da Amazônia e se infiltram pelas raízes profundas das árvores cerratenses e se armazenam nos aquíferos.”. . .

    “Salvem o cerrado”
    (Severino Francisco, Crônica da Cidade, Correio Braziliense, 09/01/4)

    O besouro bioiluminescente é um dos fenômenos mais belos e singulares do cerrado. Ele é uma espécie de primo do vagalume. Quando se junta e forma uma nuvem, parece um pedaço da abóbada celeste cintilante que desceu até a terra. Esses besouros se reproduzem dentro dos cupinzeiros. Exigem uma luz verde para atrair as presas. Alguns insetos e animais têm a capacidade de produzir luz fria e visível. Os cientistas nomearam essa capacidade de bioluminescência.

    No entanto, uma pesquisa realizada pela Universidade de São Carlos mostra que, nos últimos 30 anos, houve uma queda exponencial no número de besouros e larvas que vivem nos cupinzeiros no cerrado. O foco da pesquisa é o Parque Nacional das Emas e as fazendas do entorno da unidade de conservação goiana. Nunca a coleta de exemplares foi tão rara, dizem os pesquisadores ao Correio.

    E por que isso aconteceu? Segundo os pesquisadores, a quantidade de besouros diminuiu, drasticamente, em decorrência da substituição de áreas nativas pelo cultivo da soja e da cana-de-açúcar, além da redução geral do cerrado. Desde o começo da pesquisa, há 30 anos, foram registradas 51 espécies. Além disso, os pesquisadores alertam que os pesticidas e a iluminação artificial também contribuem para a redução dos insetos luminosos.

    É triste a diminuição dos insetos luminosos, mas é ainda mais preocupante o que motiva essa devastação. Enquanto o governo comemora a queda do desmatamento da Amazônia em 50%, a degradação no cerrado subiu a 43% em 2023. E isso ocorre porque existe uma aberração permissiva do Código Florestal. Na Amazônia, os proprietários de terras só podem desmatar 20% do território; no cerrado, a situação é inversa, os proprietários podem usar 80% da área para exploração da agricultura ou da pecuária.

    Preservar a Amazônia e degradar o cerrado é uma estratégia suicida, afirmou, em entrevista ao Correio, Isabel Figueiredo, bióloga e coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). É no cerrado que brota do cerrado para sobrevivermos, seja para matar a sede, seja para gerar a energia elétrica que ilumina e aquece (ou resfria) as cidades.

    Oito das 12 principais bacias hidrográficas do Brasil têm origem no cerrado, cujo solo absorve as águas das chuvas que vêm da Amazônia e se infiltram pelas raízes profundas das árvores cerratenses e se armazenam nos aquíferos. “Ao degradar o cerrado, estamos degradando o nosso futuro, pois faltará água.”, alerta Isabel.

    Lula está equivocado em barrar as restrições a comercialização de produtos agrícolas em propriedades desmatadas que a União Europeia quer adotar para firmar um acordo com o Mercosul. Sem isso, será difícil impedir a degradação do cerrado. Devastar é um projeto suicidário para o agronegócio, pois ele necessita de água para plantar. O cerrado precisa entrar, com urgência, na agenda política. E, mais, em uma articulação internacional para que seja protegido. Não há mais tempo para tergiversação. Já estamos em uma dramática contagem regressiva para que os efeitos da mudança climática sejam irreversíveis.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2024/01/09/interna_cidades,393705/cronica-da-cidade.shtml)

    Saboreie em dois vídeos, o espetáculo de Águas Emendadas, pertinho, pertinho da Capital Federal:
    1) https://www.youtube.com/watch?v=D_roZHj4634
    2) https://www.youtube.com/watch?v=f21WL3tyg4I

  8. Miguel José Teixeira

    “Tarcísio Motta articula proposta para evitar acidentes em treinamentos militares”
    (Mônica Bergamo, FSP, 08/01/24)

    O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) tem buscado ministros do governo Lula para articular a construção de um programa de redução de acidentes e fatalidades em treinamentos militares no Brasil.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/01/tarcisio-motta-articula-proposta-para-evitar-acidentes-em-treinamentos-militares.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsm%C3%B4nica)

    Só pra alertar. . .

    Pelo menos um parlamentar não está só preocupado com suas emendas e cargos comissionados no poder executivo.

    Seria extremamente salutar para a sociedade, que acordassem nos escaninhos da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei – PL 4611/2023, apresentado pelo Deputado Augusto Coutinho (REPUBLIC/PE), que “Estabelece a Política Nacional de Manutenção Predial, cria o Plano de Manutenção Predial e institui a obrigatoriedade de inspeção técnicas visuais e periódicas em edificações públicas ou privadas, residenciais, comerciais, de prestação de serviços, industriais, culturais, esportivas e institucionais, destinadas à conservação e ou recuperação da capacidade funcional das edificações, e dá outras providências”.

    Apenas 2 exemplos de que há muito o que fazer em prol da sociedade, mas, nossas “otoridades” insistem em esbanjar e/ou desperdiçar o precioso tempo e recursos públicos com amenidades como o hilário evento de ontem.

    Insisto com a minha tese:
    A 1ª Missa foi realizada em solo sagrado dos povos nativos que demandou essa praga de políticos inúteis e desprezíveis.

  9. Miguel José Teixeira

    “É qui nóis do PeTê num perdi tempu cum coisa dazelite, né benhê!”

    “Big Brother Brasil tem pior audiência da história”
    (Redação O Antagonista, 09/01/24)

    A Globo amargou na última segunda-feira, 8 de janeiro, a pior estreia da história do “Big Brother Brasil”.
    Segundo a Kantar, responsável pela pesquisa, o reality cravou 21,7 pontos de média em São Paulo, contra 3,2 do SBT e 2,5 da Band. O recorde negativo anterior, 22,5 pontos, era de 2019.
    Um ponto de audiência é o mesmo que 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/entretenimento/big-brother-brasil-tem-pior-audiencia-da-historia/?utm_medium=email&_hsmi=289276898&_hsenc=p2ANqtz–RHvYF30CDCpoLmGjVtc2vEHM63JkUIZTjq_cK9EEScT_Ikgz90uRSwDA0kjsXxVF4kR9ojrfsDrtNvhXc7U2M14wwug&utm_content=289276898&utm_source=hs_email#google_vignette)

    Só pra PenTelhar. . .
    Dizem as más línguas que a equipe do BBB, para elevar a audiência, já escalou a participação especial da janja boca de garoupa!

  10. Miguel José Teixeira

    Poder sem pudor

    “FHC e o cara”
    Não foi na base do “olha o passarinho” a foto de FHC, José Serra e o presidente Lula juntos no velório de Octavio Frias, dono da Folha de S. Paulo. Avisado por um secretário do governador paulista do interesse da imprensa em fotografar o ex-presidente ao lado de Lula, FHC reagiu: – Eu vou ter que cumprimentar esse cara? – Vai sim, Fernando, conto com sua educação – rebateu José Serra. – Pelo protocolo, quem tem que cumprimentar é o Serra – insistiu FHC. Diante da cara feia do governador, Fernando Henrique entregou os pontos.
    (Coluna CH, Diário do Poder, 09/01/24)

    Dizem os maledicentes. . .que foi a partir desse forçado cumprimento que o FHC adotou a mania do Jovelino Sabonete, personagem da novela Bandeira 2 da Globo, muito antes da era gloBBBo.
    Na trilha musical, entre outros, o clássico Martin Cererê: “Vem cá Brasil, deixa eu ler a sua mão, menino”. . .
    https://www.youtube.com/watch?v=YebiRpg7Yw8

  11. Miguel José Teixeira

    Pergunta em Brasília
    (Cláudio Humberto, DP, 09/01/24)

    Confirmado ministro do STF na Justiça e ministro da Justiça no STF, é seis por meia dúzia?

    Resposta em São Miguel, onde estou pescando em “home office”
    (Matutildo, aqui e agora)

    Na realidade é a continuação da descontinuação!

  12. Miguel José Teixeira

    Mineiramente, mineiro, sô!

    “Não foi”
    Romeu Zema (Novo) estava no Ministério da Fazenda na tarde de ontem (8) enquanto se espalhava a notícia de que iria participar de ato do Lula para lembrar o 8 de Janeiro. O governador mineiro não foi.
    (Coluna CH, Diário do Poder, 09/01/24)

    À conferir!

  13. Miguel José Teixeira

    É uma questão de ponto de vista: aclive ou declive?

    “Aferição de prestígio”
    As más línguas de Brasília não deixaram passar batida a posição de Márcio França, o microministro, no ato sobre 8 de janeiro, lá na terceira fila, e de Alexandre Padilha (Relações Institucionais), lá no fundão.
    (Coluna CH, Diário do Poder, 09/01/24)

    Só pra PenTelhar. . .
    Talvez a dupla de ministrins, reconhecendo o tamanho da “chanchada”, esperTamenTe, oPTaram pela discrição!

  14. Miguel José Teixeira

    Provavelmente, o “pavãozinho suro” tenha ido, na moita, “se-encontrar-se” com lula travestido de avestruz!

    “Ausência percebida”
    Os registros da agenda oficial não trazem nenhum despacho privado com o líder de Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).
    (Coluna CH, Diário do Poder, 09/01/24)

    Como diziam os “Manézinhos da Ilha”:
    “Essa gente são fogo”!

  15. Miguel José Teixeira

    Sempre é bom lembrar que, lula também é o único ex presidiário e único ex ladrão à ocupar a cadeira da PR!

    . . .”Consumada a devolução, Lula será o único presidente da República a ter, por duas vezes, o dissabor de ver um Medida Provisória devolvida.”. . .

    “Congresso já rejeitou quatro Medidas Provisórias”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, Diário do Poder, 09/01/24)

    O Congresso caminha para sacramentar a devolução da Medida Provisória que reonerar a folha de pagamento dos 17 setores da economia que mais empregam no Brasil. O pacote de maldades, revelado por Fernando Haddad (Fazenda) em pleno recesso legislativo, irritou parlamentares, que derrubaram veto de Lula sobre o assunto. Nesta terça (9), o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, se reúne com líderes partidários. Há pressão pela devolução da MP.

    O bi vem aí
    Consumada a devolução, Lula será o único presidente da República a ter, por duas vezes, o dissabor de ver um Medida Provisória devolvida.

    Há precedentes
    José Sarney (1989), Lula (2008), Dilma Rousseff (2015) e Jair Bolsonaro (2020) engoliram a devolução de MP rejeitada pelo Congresso.

    Enquadrando
    Para que haja a devolução, tem que considerar que a MP ofendeu a Constituição e/ou não cumpriu os pré-requisitos de relevância e urgência.

    Prenúncio
    A depender do placar que derrubou o veto da desoneração, a MP deve ser devolvida. Foram 60 votos para anular o ato de Lula e 13 para manter

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/congresso-ja-rejeitou-quatro-medidas-provisorias)

    Matutando bem. . .
    Jogo é jogado e lambari é pescado!

    O Bedelhildo:
    E na PeTezuela, política é feita por meio de articulaçõe$!

    E o Chatildo:
    . . .e bota cifrõe$ ni$$o!

  16. Miguel José Teixeira

    Só pra PenTelhar. . .

    Já imaginaram se a janja embaralha as cartas: martaxa no ministério da Justiça e lewandowski vice de boulos?

    O abilolado pai do supla, se mata!

  17. Miguel José Teixeira

    . . .”Brasileiros irão às urnas em 6 de outubro para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Se houver segundo turno, será no dia 27 do mesmo mês. Candidatos e eleitores devem ficar atentos aos prazos para registro de candidatura e regularização do título eleitoral.”. . .

    “Cronologia das eleições”
    (Aline Brito, Correio Braziliense, 08/01/24)

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o calendário das eleições municipais de 2024. Com a virada do ano, algumas datas começaram a valer desde o primeiro dia de janeiro, e candidatos e eleitores devem ficar atentos aos prazos de janela partidária, registro de candidatura e regularização de títulos eleitorais. As eleições nos 5.570 municípios do país serão em 6 de outubro deste ano, quando os 152 milhões de eleitores vão às urnas para votar em prefeitos e vereadores. No caso dos locais em que houver a necessidade de outro turno, este ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.

    O segundo turno só deve ocorrer nas cidades com mais de 200 mil eleitores caso o candidato mais votado à prefeitura não consiga atingir a maioria absoluta, ou seja, 50% mais um dos votos válidos.

    Dentre as datas mais importantes do calendário eleitoral, está a janela partidária — período em que os candidatos ao cargo de vereador poderão trocar de partido —, que começa em 7 de março e vai até 5 de abril. O registro das legendas e federações partidárias junto ao TSE poderá ser obtido até 6 de abril, seis meses antes do início do pleito.

    A definição do domicílio eleitoral dos candidatos e o deferimento da filiação pela agremiação pela qual pretendem concorrer também precisam ser feitos até 6 de abril. A realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos poderá ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.

    Após essa etapa, e com as candidaturas definidas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos junto à Justiça Eleitoral. Já os eleitores que precisam tirar o título, fazer transferência de domicílio ou alterar local de votação têm até 8 de maio para fazer a regularização.

    Depois desse período, não serão aceitas inscrições eleitorais nem transferências. Segundo a Lei das Eleições, dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição, nenhum novo requerimento poderá ser recebido, ou seja, a partir de 9 de maio.

    Urnas eletrônicas
    Alvo de críticas nas últimas eleições, as urnas eletrônicas passaram por um Teste Público de Segurança da Urna (TPS), ocorrido no período de 27 de novembro a 2 de dezembro do ano passado, e que será colocado à prova no primeiro semestre de 2024.

    Entre 15 e 17 de maio, ocorrerá o Teste de Confirmação, na sede do TSE, em Brasília. No evento, os participantes do TPS voltam à Corte Eleitoral para conferir se as soluções aplicadas pela equipe técnica foram suficientes para corrigir as inconsistências encontradas durante o teste.

    Nas eleições deste ano, vai ser inaugurado o novo modelo de urna eletrônica, a UE2022. São 219.998 novos equipamentos, que prometem ser mais modernos e 18 vezes mais rápidos do que o modelo usado desde 2015. A distribuição dessas urnas para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) iniciou em agosto de 2023 e se estenderá até março deste ano, quando será concluída a produção de novos equipamentos.

    “Todos os estados brasileiros serão contemplados com novas máquinas, e cada TRE receberá um quantitativo proporcional ao seu parque de urnas eletrônicas. Com essa atualização, deixarão de ser utilizadas e serão descartadas de forma ecologicamente correta aproximadamente 194 mil delas. São equipamentos adquiridos em 2010 e que já chegaram ao seu ciclo final de uso”, explicou o chefe da Seção de Tecnologia de Urnas Eletrônicas do TSE, Ivanildo Pereira.

    Inteligência Artificial
    As eleições municipais também devem contar com novidades acerca das regras de utilização da Inteligência Artificial (IA) nas campanhas e propagandas eleitorais. Desde 2022, com o pleito federal, o uso dessa tecnologia cresceu e trouxe um novo panorama para o cenário político, isso porque oferece ferramentas inovadoras para entender os eleitores, disseminar informações e, assim, melhor direcionar estratégias.

    As regras, que deverão ser discutidas no TSE em audiência pública, buscam evitar que a IA seja usada para manipular a percepção dos eleitores e, com isso, contaminar a lisura do processo eleitoral. A principal preocupação é com a possibilidade de a tecnologia potencializar a disseminação de notícias falsas, conteúdos enganosos, bem como a manipulação de imagens e sons a partir da deepfake.

    O TSE divulgou, na semana passada, as minutas de resoluções que serão discutidas em audiências abertas ao público, entre 23 e 25 de janeiro. Nesses encontros, serão debatidas instruções acerca das pesquisas eleitorais, auditoria e fiscalização, sistemas eleitorais, atos gerais do processo eleitoral, do registro de candidatura, fundo especial de financiamento de candidaturas, bem como prestação de contas da propaganda eleitoral, representações, reclamações e ilícitos eleitorais.

    Dentre os tópicos, o TSE propõe o aperfeiçoamento das regras sobre fake news e IA, com punição para partidos e candidatos que desobedecerem as instruções. De acordo com a minuta sobre propaganda eleitoral, a utilização de “conteúdo fabricado ou manipulado, em parte ou integralmente” por meio de tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, “para criar, substituir, omitir, mesclar, alterar a velocidade, ou sobrepor imagens ou sons, deve ser acompanhada de informação explícita e destacada de que o conteúdo foi fabricado ou manipulado e qual tecnologia foi utilizada”.

    A regra não se aplica para tecnologias utilizadas para melhoria da qualidade de imagem ou de som, sendo restrita aos casos em que os conteúdos são manipulados e alterados de forma que possam distorcer a percepção do público. Nesse último caso, o TSE pretende proibir que partidos e candidatos usem “conteúdo fabricado ou manipulado de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados com potencial de causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral, inclusive na forma de impulsionamento”.

    Em caso de veiculação de fake news sobre as eleições, uma das minutas prevê que os juízes dos TREs deverão respeitar as decisões do TSE sobre o tema e remover os conteúdos idênticos aos que já tenham sido excluídos por determinação da Corte Eleitoral. Os candidatos que descumprirem essas regras estarão sujeitos a penas que variam de dois meses a um ano de prisão ou pagamento de multa.

    As resoluções também tratam sobre o uso de residência oficial por parte do chefe do Executivo para transmissões ao vivo, as lives, com teor eleitoral. Nesse caso, a live pode ser transmitida se o ambiente for neutro e não houver emprego de materiais e serviços públicos, entre outros parâmetros.

    Qualquer pessoa, instituição, partido político e associação profissional ou acadêmica pode contribuir para o aprimoramento dessas resoluções. Além disso, durante as audiências públicas, inscritos previamente poderão fazer uso da palavra.

    O formulário para receber sugestões de ajustes e inscrições de quem quiser falar está aberto até o dia 19 deste mês, no portal do TSE.

    A relatora da consulta pública é a ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O texto final das minutas será fechado após a realização das audiências públicas.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2024/01/08/interna_politica,393665/cronologia-das-eleicoes.shtml)

  18. Miguel José Teixeira

    Concordo em gênero, grau e número!

    “Autoridade das instituições não está nos prédios, diz Rosa um ano após o 8 de Janeiro.”.
    (+em: https://www.cartacapital.com.br/politica/autoridade-das-instituicoes-nao-esta-nos-predios-diz-rosa-um-ano-apos-o-8-de-janeiro/?utm_source=terra_capa&utm_medium=referral)

    Agora, porquê certas “otoridade” encaixaram e ampliaram a dimensão dessa babaquice de meia dúzia de desnorteados incautos?
    E ainda querem relembrá-la em ato cívico?
    Penso que não passam de “otoridade” mambembes!

  19. Miguel José Teixeira

    Não se apavorem fraudadores. . .

    “Fraudes na Farmácia Popular nos governos Dilma, Temer e Bolsonaro chegam a R$ 2,6 bilhões, diz CGU”
    (Karina Ferreira, portal Terra, 08/01/24)

    Auditoria encontrou R$ 2,57 bilhões em medicamentos declarados pelas farmácias sem nota fiscal e R$ 7,4 milhões em vendas para beneficiários que já faleceram; em nota, Ministério da Saúde disse que prioriza corrigir as distorções apontadas pela Controladoria.
    . . .
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/fraudes-na-farmacia-popular-nos-governos-dilma-temer-e-bolsonaro-chegam-a-r-26-bilhoes-diz-cgu,3feb9fe92002e3b70bfd5824fc566de5rc5evh40.html#)

    . . .até para isso o SuTriFe tem remédios. . .

  20. Miguel José Teixeira

    PeTêTê no PeTê. . .

    Pela ferocidade contínua com que a presidenta do PT, a “lambisgóia das araucárias” e seu “love”, o “lindinho da dilmaracutaia” atacam o aprendiz de economista haddad, e consequentemente, o desgoverno da corja vermelha, já, já surgirá o PT da LA&LD. . .

    A menos que. . .

    1. Miguel José Teixeira

      Projetos inconclusos!
      Teclando sobre LA & LD, lembro-me que nas antigas, as Lambrettas tinham siglas semelhantes. O meu saudoso cunhado, o maior difusor da cultura alemã na região (quiçá do Brasil), o Henry Fred Ullrich (04/02/50-17/02/21) possuía uma delas e a deixava ao meu prazer. Armado de caniço e samburá “me-lambrettava-me” pela Rua da Glória, passando pelo Refúgio em direção ao Gaspar Alto (ou seria Gaspar Grande?) em terras do Senhor Elói Schneider. Lá, passava o dia pescando e saboreando deliciosas piavas (lambaris), além de imaginar textos, poesias, crônicas e soluções que nunca consegui levar adiante.
      Quem sabe numa dessas voltas que o mundo dá. . .

      Gil e a Parabolicamara:
      https://www.google.com/search?q=gil+e+o+mundo+d%C3%A1+voltas&sca_esv=596583007&sxsrf=AM9HkKncKkWmuFeNI4t9YFqEB9fF4u6hEg%3A1704732402051&ei=8iacZai6ApbM1sQPw_u7oAE&udm=&oq=gil+e+&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiBmdpbCBlICoCCAIyBBAjGCcyBBAjGCcyBBAjGCcyBRAAGIAEMgUQLhiABDIFEC4YgAQyBRAAGIAEMgUQABiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAESJsjUABYoAdwAHgAkAEAmAHyAaABwgeqAQUwLjUuMbgBAcgBAPgBAcICChAjGIAEGIoFGCfCAgsQABiABBixAxiDAcICERAuGIAEGLEDGIMBGMcBGNEDwgIIEC4YsQMYgATCAg4QLhiABBixAxjHARjRA8ICChAAGIAEGIoFGEPCAggQLhiABBixA8ICDhAuGIAEGMcBGK8BGI4FwgIOEC4YgAQYsQMYgwEY1ALCAgsQLhiABBixAxiDAcICDhAuGIAEGIoFGLEDGIMBwgIKEC4YgAQYigUYQ8ICCxAuGIAEGMcBGK8B4gMEGAAgQYgGAQ&sclient=gws-wiz-serp#fpstate=ive&vld=cid:4562af13,vid:Hp3RlmjH5xs,st:0

  21. Miguel José Teixeira

    E. . .quanto dinheiro público foi esbanjado nesse “documentário” da “gloBBBoNews”?

    “Janja me avisou: não aceita a GLO’, diz Lula sobre 8 de janeiro”

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que as investigações sobre o 8 de janeiro, datas dos atos golpistas em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas , não deve terminar até que os financiadores sejam identificados.

    “Não pode parar a investigação enquanto a gente não descobrir quem financiou, porque isso não foi de graça. Isso teve gente que financiou”, declarou o presidente no documentário “8/1: A Democracia Resiste”, da GloboNews.
    . . .
    (+em: https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2024-01-08/janja-me-avisou–nao-aceita-a-glo–diz-lula-sobre-8-de-janeiro.html)

    Só pra enfezar. . .
    A resposta par ao meu questionamento acima, está implícita e explícita na frase do Marcon:
    “Os parlamentares estão muito mais preocupados com suas emendas e cargos”.
    Então, valha-nos Deus!

  22. Miguel José Teixeira

    Pergunta no partido
    (Cláudio Humberto, Diário do Poder, 08/01/24)

    Clero político é político santo?

    Resposta no eleitorado
    (Matutildo, aqui e agora)

    No baixo clero político, não! No médio, nem pensar! Na cúpula, jamais!

  23. Miguel José Teixeira

    É justamente aí que “a porca torce o rabo”, né janja?

    “Reoneração é imposto”
    “O ônus do ajuste das contas públicas não pode cair apenas sobre o setor produtivo. O setor público precisa dar sua contribuição” afirmou o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban.
    (Coluna CH, Diário do Poder, 08/01/24)

    Só pra rePenTelhar. . .
    “Os parlamentares estão muito mais preocupados com suas emendas e cargos” (Dep.Fed. Marcon)

  24. Miguel José Teixeira

    Sincericídio!

    “Outras prioridades”
    O deputado Maurício Marcon (Pode-RS) não acredita que haverá reação do Congresso em relação à reoneração do diesel: “Os parlamentares estão muito mais preocupados com suas emendas e cargos”, disse ele.
    (Coluna CH, Diário do Poder, 08/01/24)

    Só pra enfezar. . .
    Por ter dito algo semelhante, o então Deputado Federal Vilson Souza, Constituinte Nota 10, pagou elevado preço político!

  25. Miguel José Teixeira

    O “correntão” em ação!

    “Pará continua a liderar o desmatamento no Brasil”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, Diário do Poder, 08/01/24)

    O Pará é o estado que mais destruiu as suas matas em 2023, apontam dados da plataforma Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), que mapeia evidências de alteração da cobertura florestal da Amazônia e do Cerrado. O estado governado por Helder Barbalho (MDB) lidera o desmatamento no Brasil desde 2006, segundo o próprio INPE. No ano passado foram 1.903 km² desmatados. A cidade de Altamira, no Pará, foi o município que mais desmatou na Amazônia Legal em 2023: 234,5 km².

    Curioso
    O Maranhão do novo ministro do STF Flávio Dino é o segundo estado no ranking da destruição de matas: 1.765,1 km² apenas em 2023.

    No Nordeste
    A Bahia é o terceiro estado que mais desmatou no Brasil: 1.727,8 km². Tanto Maranhão, quanto a Bahia integram a região Matopiba do Cerrado.

    Pódio
    Na região da floresta amazônica, o Mato Grosso é o segundo estado que mais desmatou: 1.408 km2. Mas o estado é o 4º no total nacional.

    Inédito
    De acordo com o levantamento do Deter, 2023 foi a primeira vez em cinco anos que o Cerrado teve a área desmatada maior que a Amazônia.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/para-continua-a-liderar-o-desmatamento-no-brasil)

    Só para lembrar e de esguelha, PenTelhar:
    Belém, capital do Pará, será a sede da COP30 em 2025.
    Até lá dá para enfeitar. . .

    Enquanto isso. . .
    Em 1994, o Zé assim via a Natureza:
    https://www.youtube.com/watch?v=0WEpqrZ2Exw

  26. Miguel José Teixeira

    Nem eu. . .

    8 de janeiro: Lira não participa de evento promovido por Lula!
    (Rodrigo Vilela, Diário do Poder, 08/01/24)

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não vai participar do evento, marcado para a tarde desta quarta-feira (8) em Brasília, que lembra a quebradeira na capital federal no início do ano passado.

    O ato, promovido pelo presidente Lula, deve contar com outras autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.

    De acordo com a assessoria do presidente da Câmara, Lira está em Alagoas e deve ficar no estado em razão de problemas de saúde na família.

    Outra ausência será a do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que chegou a ser afastado da função após canetada do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ibaneis está em férias fora do Brasil.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/xwk-brasil/8-de-janeiro-lira-nao-participa-de-evento-promovido-por-lula)

    . . .vou comemorar o aniversário da minha sogra!

  27. Miguel José Teixeira

    Matutando bem. . .

    Os bolsonaristas perderam a grande chance de empatar na estupidez do “ato cívico” de 8/1 promovido pela corja vermelha, organizando uma “motociata pelo inelegível”!

    Com tantos assuntos sério e urgentes à serem debatidos, nossas “otoridades” ou estão à esbanjar ou estão à desperdiçar tempo e dinheiro público!

    PeTezuelamente, PeTezuela!

  28. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Cláudio Humberto, Diário do Poder, 07/01/24)

    …ex-ladrão ex-rouba.

    Matutando bem…
    (Matutildo, aqui e agora)

    E o que é feito com o ex-roubo de um ex-ladrão?

  29. Miguel José Teixeira

    Adivinhem quem era o referencial!

    “Não existe ex-ladrão”
    Na fila do caixa de um supermercado da zona sul carioca, em meio a reclamações de produtos cada vez mais caros, um senhor desabafou: “Existe ex-deputado, ex-marido, ex-sogro, ex isso, ex aquilo, mas não existe ex-ladrão e nem ex-mentiroso!” Foi aplaudido.
    (Coluna CH, Diário do Poder, 07/01/24)

  30. Miguel José Teixeira

    “Gasto com viagens no governo é recorde: R$ 1,7 bi”
    (Coluna CH, Diário do Poder, 07/01/24)

    O governo Lula (PT) bateu recorde em 2023 com gastos em viagens de servidores, terceirizados e “convidados eventuais”: R$1,73 bilhão. É o maior valor registrado pelo menos desde 2014. Mais de R$1,03 bilhão desse total serviu apenas para pagar as diárias desses funcionários públicos e mais de R$691 milhões bancaram as passagens aéreas. As informações são do Portal da Transparência do governo federal.

    (+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/mp-do-esfolamento-da-economia-sera-enfrentada-no-congresso)

    E a pergunta que não quer calar:
    Para o funcionamento básico da PeTezuela, em plena era das vídeos conferências, seriam mesmo imprescindíveis tantas viagens?

  31. Miguel José Teixeira

    . . .”O que há de cívico em um partido no poder tomar para si a Democracia que é de todos os brasileiros, negando-lhes as garantias e os direitos que sempre desfrutaram? Qual Democracia aplica seletivamente a lei a seus cidadãos conforme a ocasião, a filiação partidária ou a orientação ideológica?”. . .

    “A festa do nada”
    (Hamilton Mourão, Senador da República, Diário do Poder, 05/01/24)

    Festas são comemorações. São eventos que realizamos ou aos quais comparecemos para celebrar sucessos e vitórias, nossas, de entes queridos ou de amigos. Quando são públicas, organizadas pelas autoridades, as festas devem ser cívicas, patrióticas e legítimas, ou seja, devem exaltar os deveres da vida em comum, valorizar a nação e promover o bem da sociedade.

    O que há de cívico em um partido no poder tomar para si a Democracia que é de todos os brasileiros, negando-lhes as garantias e os direitos que sempre desfrutaram? Qual Democracia aplica seletivamente a lei a seus cidadãos conforme a ocasião, a filiação partidária ou a orientação ideológica?

    O que há de patriótico em comemorar um ato que envergonhou a nação, precipitado pela ignorância de uns, a omissão de outros e as más intenções de poucos? Há amor ao Brasil em comemorar esse dia de infâmia, tornado real tão somente pela profecia que se autorrealizou na polarização que corrói o País?

    O que há de legítimo numa festa oficial à qual acorrem autoridades e magistrados que contribuíram para aquele desatino, deixando de levar tranquilidade e confiança à população, que fracassaram em garantir a ordem pública, objeto de sua inegável responsabilidade, que frustraram os esforços para apuração dos fatos e partidarizaram a distribuição de justiça?

    Nada! Não há nada de cívico, patriótico e legítimo nesse arremedo de comemoração que o governo promove com dinheiro do contribuinte. Como não há nada que justifique a afronta às instituições perpetrada naquele dia.

    Mas o que deveria emular a reflexão responsável por parte das autoridades, lideranças e sociedade civil para que o que aconteceu naquele dia nunca mais se repita, ao contrário, está servindo para prejudicar o Brasil, alimentando antagonismos, produzindo insegurança jurídica e abalando a nação em um momento mundial cada vez mais perigoso.

    O calendário cívico do Brasil deve ficar como está, no qual, em janeiro, há sim uma grande data a comemorar, o Dia do Fico, 9 de janeiro, que uniu os brasileiros. Justamente o dia seguinte da festa do nada com que o governo do PT insiste em dividi-los.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/opiniao/a-festa-do-nada)

    Comemoremos pois, “O Dia dos Reis”!

    O Saudoso Síndico, assim comemorava:
    https://www.youtube.com/watch?v=lFzNYTyVGaw

  32. Miguel José Teixeira

    “Vocês vão ter que me engolir”!

    “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”
    . . .e como todos, a terra o engoliu. . .
    Descanse em paz, senhor arrogância!

  33. Miguel José Teixeira

    Deixa o buraco negro e entra no buraco vermelho!

    “Anielle Franco vai se filiar ao PT para ser vice de Eduardo Paes nas eleições do Rio”
    (Rayanderson Guerra, portal Terra, 05/01/24)

    Cotada para ser candidata a vice na chapa encabeçada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), na busca pela reeleição no Executivo da capital fluminense, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou em entrevista à CNN Brasil que deve se filiar ao PT no início deste ano. O movimento busca viabilizar a ministra como um dos nomes do partido na disputa por espaço no Estado.
    . . .
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/anielle-franco-vai-se-filiar-ao-pt-para-ser-vice-de-eduardo-paes-nas-eleicoes-do-rio,a4088386e72e6524f014e7780f15d2ecgkm6o830.html)

  34. Miguel José Teixeira

    Toga mela nepotismo mello!

    “Justiça suspende nomeação de filho de governador de Santa Catarina em secretaria”

    O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) suspendeu, nesta quinta-feira, 4, a nomeação de Filipe Mello, filho do governador do estado, Jorginho Mello (PL), para a Secretaria Estadual da Casa Civil. A informação foi divulgada pela Folha de São Paulo.
    . . .
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/justica-suspende-nomeacao-de-filho-de-governador-de-santa-catarina-em-secretaria,5a94b1c8020b63491fbfed6603c76cdfg72i9tgr.html#)

  35. Miguel José Teixeira

    Matutildo e a charge!

    Somente certas “otoridades” comPeTentes não vêem isso. . .

    Um verdadeiro “poliduto eleitoral”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.