Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCLI

A charge é antiga. E neste caso, ultrapassada na atualidade em uma semana. Mesmo é atual para a reflexão. Ela mostra nós os burros de cargas que levam nas costas os pesados políticos que elegemos para nos representar e eleitos nos exploram e manda a pesada conta para a gente paga-la

Enquanto o aparelho estatal do governo facilitou o roubo continuado, compulsório, usando lobbies de políticos, truques e falsificação de documentos por sindicatos e entidades associativas que somam bilhões de reais contra idosos pobres, doentes e analfabetos e pior, quer agora usar os nossos cada pesados impostos on line para esconder a culpa e com isso, reembolsar atos de terceiros, ontem a Câmara, em regime de urgência, aprovou o aumento de cadeiras de 513 para 531 (a proposta inicial desta excrescência era 524), ao invés de redistribuir as 513 como manda a Constituição.

O que significa isto?

Mais milhões de reais no lombo dos trabalhadores e de brasileiros em geral para sustentar este aumento. São mais bilhões de reais em emendas.

Pior é o que os deputados esconderam e o Senado tende a passar o pano: o número de cadeiras nas Assembleias legislativa e distrital, bem como nas milhares de Câmaras municipais, também vai aumentar, porque é assim que determina a Constituição. As vagas delas são proporcionais às vagas na Câmara Federal. Mais bilhões de reais dos nossos pesados impostos, numa economia combalida e recheada de corrupção raramente punida (by Herculano).

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

24 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCLI”

  1. Miguel José Teixeira

    Tomara que o tema corrupção não fique só no debate político! Mas, já é um alento!

    “Marasmo político”
    – Como a crise promete permanecer no centro do debate político, a corrupção, que nas pesquisas de opinião já não aparecia como problema prioritário para a população, voltará a ser tema de campanha.
    (Merval Pereira, O Globo, 08/05/25)

    Nada indica que teremos mudanças com a eleição do ano que vem, no sentido de que não existe no horizonte um nome que possa quebrar a polarização entre petistas e bolsonaristas. Apesar dos momentos difíceis por que passa, Lula dá sinais de que se candidatará à reeleição, convencido pelas pesquisas de opinião de que vencerá qualquer adversário, mas, sobretudo, confiante de que Bolsonaro não deixará crescer grama onde um potencial candidato da direita tentar pisar sem seu consentimento.

    Lula, assim como Bolsonaro, está empenhado em eleger mais senadores, pois lá, no Senado, é que será disputado o jogo político do próximo governo, com a desejada impugnação do ministro Alexandre de Moraes pela direita nacional, que pretende montar uma bancada fortemente majoritária para poder vetar emendas constitucionais e definir os rumos da política nacional. Lula já confidenciou a amigos achar que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve ir “para o sacrifício” e disputar uma das duas vagas ao Senado por São Paulo. Significa dizer que ele não seria o nome escolhido para substituí-lo se Lula decidir não concorrer à reeleição. Ou que não haverá essa vaga.

    Bolsonaro continua empenhado em manter sob rédea curta os pretendentes a substituí-lo na disputa pelo Palácio do Planalto e com isso atrasa uma possível campanha unificada da direita. Foi-lhe proposta uma estratégia que aparentemente o beneficiaria: um acordo para uma pena de prisão domiciliar para ele, devido a sua saúde, e ele anunciaria apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que assim teria tempo para montar sua campanha. Embora Bolsonaro tenha recusado a proposta com um palavrão, as articulações continuam à sua revelia, com a possibilidade de o MDB aderir à candidatura de Tarcísio, que apoiaria o prefeito Ricardo Nunes para lhe suceder.

    Lula continua vulnerável na Presidência, com escândalos se sucedendo e uma inflação que corrói o poder de compra das classes mais baixas, sem que o governo consiga se desvencilhar. O de maior repercussão é a roubalheira contra os aposentados no INSS, que até agora não tem tido dos aliados uma ação digital capaz de neutralizar os ataques permanentes da direita. Era previsível que um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira sobre o assunto seria divulgado, e o governo tinha toda condição de se antecipar aos ataques para neutralizá-los.

    A falta de organização no campo digital e a burocracia partidária que impede avanços individuais nas redes sem que o material seja aprovado pelo novo ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira, dão um timing analógico à resposta ao ataque digital, que já tem perto de 100 milhões de visualizações. Se, por um lado, a demissão do ex-ministro Carlos Lupi dá ao governo a narrativa de que tomou as providências devidas depois de descoberta a armação no INSS, por outro fica a marca de corrupção em mais um governo petista. Com o agravante de ter deixado chefiando o ministério um remanescente da gestão Lupi, ligado também ao PDT. Mais: como Lupi já havia sido demitido pela presidente Dilma por um caso de corrupção, fica a impressão de que Lula está sempre disposto a acobertar seus amigos, como fez com a ex-primeira-dama do Peru, a quem acolheu como asilada política mesmo tendo sido condenada por corrupção no mesmo esquema montado no Brasil pelas empreiteiras, especialmente a Odebrecht.

    A reação do PDT de anunciar a saída da base do governo em protesto contra a demissão de Lupi traz um problema até para o campo da esquerda, que se fragmenta às vésperas de um ano eleitoral. Como a crise promete permanecer no centro do debate político, a corrupção, que nas pesquisas de opinião já não aparecia como problema prioritário para a população, voltará a ser tema de campanha.

    (Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/merval-pereira/coluna/2025/05/marasmo-politico.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)

    O piNçador Matutildo, piNçou:
    “. . .a burocracia partidária que impede avanços individuais nas redes sem que o material seja aprovado pelo novo ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira,’. . .
    O Bedelhildo, murmurou:
    Huuummm. . .
    E o Chatildo, relacionou:
    Ex são sidônio das causas perdidas, atual são sidônio, o censor mor!

    Matutando bem. . .
    O que o governico de lula decaído, janja calamidade & a$$ociados necessita mesmo, para “dourar o lula”, é de um rei midas e não de um são sidônio!

  2. Miguel José Teixeira

    Matutildo leu no Irineu (*). . .

    “Senado Aprova Ampliação de Cotas para Negros, Indígenas e Quilombolas”

    O Senado aprovou um projeto que amplia a cota para negros e indígenas em concursos públicos de 20% para 30%, válido por dez anos. A medida inclui também quilombolas e possibilita a inclusão de outros grupos minoritários. O projeto, relatado por Humberto Costa (PT-PE), segue agora para sanção presidencial. A proposta visa substituir a Lei de Cotas no Serviço Público, vencida em junho passado, e é uma prioridade das ministras Anielle Franco e Esther Dweck.
    (Texto de Lauriberto Pompeu, Brasília, O Globo, resumido pela IA)
    +em: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/05/07/senado-aprova-projeto-que-preve-cota-de-30percent-para-negros-e-indigenas-em-concursos-publicos.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria

    (*) O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

  3. Miguel José Teixeira

    Honestamente, ímprobo!

    “Na Esplanada…”
    A Casa Civil sob Lula ignorou um processo de improbidade administrativa contra o ex-diretor de Benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ao avaliar a sua indicação para o cargo, em fevereiro de 2023, revela reportagem da Folha
    (Mapa do Poder, Brasília Hoje, FSP, 07/05/25)

    +em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/05/casa-civil-ignorou-processo-contra-ex-diretor-do-inss-ao-avaliar-nomeacao.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb

  4. Miguel José Teixeira

    Já vimos esse filme, só que produzido sob a toga!

    Texto (*) de Camila Mattoso, no Brasília Hoje:

    A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que tenta abrir brecha para suspender todo o processo relativo à trama golpista de 2022 e pode, portanto, beneficiar diretamente Jair Bolsonaro e outros réus.

    A decisão da Câmara é um enfrentamento ao Supremo, que já tinha indicado que o texto não seria bem recebido se não seguisse critérios que tinham sido estabelecidos pela corte.

    O tema começou a ser debatido na Casa inicialmente para suspender uma parte que envolvia a participação do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), mas o texto final aprovado nesta quarta foi mais genérico e por isso pode atingir a ação penal como um todo.

    O repórter Cézar Feitoza ouviu quatro ministros do Supremo enquanto o texto era apreciado pelos deputados nesta noite e a resposta foi a mesma de todos eles: se aprovado, o projeto será interpretado pelo STF como inconstitucional.

    O caso, portanto, abre mais um capítulo de atrito entre Poderes. A votação ocorreu no mesmo dia que Bolsonaro participou de um ato em Brasília a favor da anistia aos envolvidos no 8/1.

    (*) recebido pelo correio eletrônico)

    O piNçador Matutildo, piNçou:
    “O caso, portanto, abre mais um capítulo de atrito entre Poderes.”
    O Bedelhildo, duvida:
    Não será apenas jogo de cena?
    E o Chatildo, garante:
    Por baixo da toga eles comem e bebem na mesma gamela, abastecida com o suor dos burros de cargas!

  5. Miguel José Teixeira

    Efeito Moendão!

    “O boêmio e o advogado”

    Quando era um jovem advogado e deixou Minas para viver no Rio, o ex-ministro e ex-governador do Distrito Federal José Aparecido de Oliveira ficou amigo do jornalista e boêmio carioca Antônio Maria.
    Até dividiram um apartamento, mas pouco se encontravam.
    Quando Zé Aparecido chegava do trabalho, Antônio Maria já havia saído para a noite boêmia.
    Um dia, ao levantar-se pela manhã, Aparecido encontrou um bilhete do amigo:
    – “Zé, s⁠e eu estiver dormindo, deixe, mas se eu estiver morto, por favor, me acorde.”

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 08/05/25)

  6. Miguel José Teixeira

    Carreata oficial!

    “Fila de autoridades”
    Foi formada fila de mais de 15 carros pretos oficiais de autoridades na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, ontem (7). Todos de deputados que participaram da caminhada pela anistia com Jair Bolsonaro.
    (Coluna CH, DP, 08/05/25)

    Pode isso, SuTriFe, ou TCU, ou Zéquinha da Noca?
    Carro oficial, motorista, combustível e durante o expediente?
    Tudo pago por nós, burros de cargas!

  7. Miguel José Teixeira

    Corroborando com o entendimento do herdeiro de D. Pedro II (*). . .

    “Licença para roubar”
    É inacreditável a decisão do governo de fazer o INSS processar os sindicatos e associações picaretas que roubaram os aposentados, mas excluiu da lista aquelas claramente ligadas ao Planalto. Isso já foi crime de prevaricação, mas, hoje, pode tudo. Até parece licença para roubar.

    “Perderam o pudor”
    Não serão processados o “sindicato” do qual é dirigente o irmão de Lula, “Frei Chico”, assim como, entre outras, a Contag, que faturou R$2 bilhões, presidida pelo irmão do deputado Carlos Veras (PT-PE).

    (Coluna CH, DP, 08/05/25)

    (*) Vide texto abaixo.

  8. Miguel José Teixeira

    O “raposário” do “parasitário”!

    “TCU atuava atrasado, agora até produz escândalos”
    (Coluna CH, DP, 08/05/25)

    O Tribunal de Contas da União (TCU) (*) tem histórico curioso, para um órgão que deveria zelar pelo dinheiro público: sempre chega atrasado nos casos de corrupção. Em vez de impedi-los, hoje até abre portas, como no caso do roubo aos aposentados do INSS. No TCU há um esforço para culpar o ministro Aroldo Cedraz, mas foi o colegiado do TCU que “segurou” por um ano decisões que suspendessem o assalto já em curso. Após o caso vir a público, o TCU tentou tirar o corpo.

    Em boca aberta entra mosca
    O TCU fez a presepada de divulgar haver identificado o roubo no INSS ainda em 2024. Se “identificou”, por que nada fez?, eis a questão.

    Falta pedir desculpas
    Em vez de contar lorotas, o TCU deveria usar as redes sociais para se desculpar pela omissão por um ano, enquanto roubavam os velhinhos.

    Fui ali e volto em 2026
    A pasmaceira funcional se agravou no governo Lula. Até parece que o TCU congelou suas atribuições. Até 31 de dezembro de 2026.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/brasil-ja-deteriorou-para-ditadura-e-stf-apenas-chancela-o-governo-diz-deputado)

    (*) “O TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso, tem como meta ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável. O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.”
    (+em: https://portal.tcu.gov.br/conheca-o-tcu/competencias-do-tcu)

    Parafraseando Júlio César:
    Até tu, TCU!

  9. Miguel José Teixeira

    O herdeiro de D. Pedro II (*) põe o dedo na ferida!

    . . .”Ele critica o STF por legislar, cobrar execução e determinar data de legislação: “É o que está ajudando o governo a se manter no poder.”. . .

    “Brasil já deteriorou para ditadura e STF apenas chancela o governo, diz deputado”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 08/05/25)

    O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) avalia que se instalou no Brasil um modelo socialista de governo, com aparelhamento e participação ativa do Poder Judiciário, usado para dar ares de legalidade e chancela às decisões do Poder Executivo. “O Supremo [Tribunal Federal] já foi, não existe mais Supremo. O que nós temos é uma pequena assembleia de personalidades nomeadas e que tem um poder desproporcional”, afirmou ao podcast Diário do Poder.

    Assembleia
    “Ali não há julgamento isento e idôneo”, lamentou o deputado, sobre preocupações de ministros do STF com a popularidade do governo.

    Tudo em um
    Ele critica o STF por legislar, cobrar execução e determinar data de legislação: “É o que está ajudando o governo a se manter no poder.”

    Roteiro
    Eliminar a oposição, acirrar regras eleitorais e estatizar partidos fazem parte de uma amarra legal para sacramentar o regime, afirma.

    Tentáculos
    Luiz Philippe chama atenção para o controle na economia, “sempre tem uma regra, permissão do Estado. A tributação também já é inibidora”

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/brasil-ja-deteriorou-para-ditadura-e-stf-apenas-chancela-o-governo-diz-deputado)

    (*) “Defendo um Brasil livre, onde o poder é descentralizado e o cidadão é respeitado. A verdadeira mudança vem com reformas que reduzem o Estado, promovem liberdade econômica e garantem justiça social, sem a tutela de um governo opressor.”
    1) https://www.camara.leg.br/deputados/204526/biografia
    2) https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Philippe_de_Orl%C3%A9ans_e_Bragan%C3%A7a

  10. Miguel José Teixeira

    Arranca rabo no SuTriFe: terrivelmente evangélico X terrivelmente pau mandado!

    “Dino diz a Mendonça que não admite ser chamado de ladrão; assista”
    – Ministros tiveram uma discussão sobre liberdade de expressão e divergiram sobre cidadão poder xingar autoridade de ladrão.
    (Giullia Colombo, Poder360, 07/05/25)

    Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino e André Mendonça protagonizaram nesta 4ª feira (7.mai.2025) uma discussão incisiva sobre o aumento das penas para os crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação) cometidos contra funcionários públicos
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-justica/dino-diz-a-mendonca-que-nao-admite-ser-chamado-de-ladrao-assista/)

  11. Miguel José Teixeira

    O silêncio no lupanar vermelho é ensurdecedor!

    “O BC (Banco Central) decidiu nesta 4ª feira (7.mai.2025) elevar a Selic em 0,5 ponto percentual. A taxa básica de juros sai de 14,25% para 14,75% ao ano. A decisão se deu por unanimidade.

    É o maior patamar desde agosto de 2006, quando a Selic estava em 14,75% ao ano –a taxa ficou neste nível de 20 de julho a 30 de agosto de 2006. Naquele momento, o presidente era Luiz Inácio Lula da Silva (PT).”
    . . .
    (Estraído do texto de Houldine Nascimento, Poder360, 07/05/25)
    +em: https://www.poder360.com.br/poder-economia/bc-eleva-juro-a-05-ponto-e-selic-vai-a-1475-mesma-taxa-de-2006/

    Perguntar não ofende. . .
    Será que Roberto Campos Neto continua dando as cartas no BC e trabalhando contra o governo?

  12. Miguel José Teixeira

    Votação simbólica em tema relevantemente, relevante?

    “A Câmara dos Deputados aprovou nesta 4ª feira (7.mai.2025) o projeto que altera o regime de concessões e parcerias público-privadas. O texto foi aprovado com votação simbólica, em que não há o registro individual dos votos. Só o Psol votou contra.
    . . .
    “O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) apresentou em 25 de abril o relatório sobre o projeto. O texto propõe mudanças significativas em diversos pontos da legislação atual. Segundo o congressista, o objetivo é aumentar a segurança jurídica, atrair investimentos e dar maior agilidade à execução dos projetos.”
    . . .
    (Extraído do texto de Elisama Ximenes, Poder360, 07/05/25)
    +em: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/camara-aprova-novo-marco-das-concessoes/

    A esperança é a última. . .
    Espera-se que o parasitário alto dê o tratamento adequado que o tema merece, pois, num país de corruPTos & corruPTores tudo acontece!

  13. Miguel José Teixeira

    Um raro caso de semi analfabeto semi funcional!

    “O livro de cabeceira de Lula em Moscou”
    (Naira Trindade, Brasília, Blog do Lauro Jardim, O Globo, 07/05/25)

    Lula desembarcou em Moscou às 11h53 desta quarta-feira (17h53 no fuso russo) carregando nas mãos o livro “O animal social”, de Elliot Aronson e Joshua Aronson, que a partir da psicologia social, aborda temas como influência social, conformidade, preconceito e cultura da violência. E foi amplamente fotografado por Ricardo Stuckert com a obra nas mãos.

    O livro discute questões como “por que uma pessoa gosta de outra? O que leva um cidadão honesto a tomar uma atitude reprovável ou imoral? Como surgem o preconceito e a agressividade? O que faz alguém desprezar as próprias raízes para seguir uma organização terrorista ou seita religiosa dúbia?”.

    Lula chegou à Rússia para participar das comemorações dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial e terá uma série de compromissos com autoridades russas, incluindo o presidente Vladimir Putin. A convite de Putin, Lula participa na sexta da celebração do Dia da Vitória, na Praça Vermelha. Outros chefes de Estado também estarão presentes, como o presidente da China, Xi Jinping — país que o líder brasileiro visitará em seguida.

    (Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/05/o-livro-de-cabeceira-de-lula-em-moscou.ghtml)

    Na foto, está explícito que o bibliófilo lula decaído, prefere a publicação que seu interlocutor lhe mostra!
    Motivo óbvio: repleta de ilustrações. . .

  14. Miguel José Teixeira

    . . .531 muito mais!

    “Um deputado incomoda muita gente”
    – Se há algo de que o Brasil não precisa no momento é de mais deputados, como comprova a tentativa de criar mais vagas na Câmara
    (Rodolfo Borges, O Antagonista, 07/05/25)

    A Câmara dos Deputados esteve envolva nas últimas semanas em debates sobre o decoro parlamentar. Um deputado fez greve de fome (1) para tentar salvar o próprio mandato após expulsar aos pontapés um cidadão daquilo que as Excelências gostas de chamar de “Casa do povo”.

    Os defensores de Glauber Braga (Psol-RJ) argumentavam, entre outras coisas, que o aliado não poderia perder o cargo enquanto Chiquinho Brazão, preso sob suspeita de mandar matar a vereadora Marielle Franco, ainda tivesse seu mandato.

    A Mesa Diretora da Câmara resolveu a história: tirou o mandato de Brazão, mas por faltas (2) — é mais difícil comparecer ao parlamento quando se está preso —, e não por quebra de decoro parlamentar.

    Enquanto os dois casos corriam, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovava a suspensão de Gilvan da Federal (PL-ES) (3) por três meses, por ofender a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante sessão da Comissão de Segurança Pública.

    Quem paga?
    Esse breve histórico não advoga a favor dos deputados, mas nada se compara à mensagem passada pela malandra aprovação de mais 18 vagas (4) para deputados a partir de 2027.

    Autora do projeto de lei que proíbe reduzir o número de deputados federais a menos dos atuais 513, Dani Cunha (MDB-RJ) chegou a dizer que o aumento de 3,5% das cadeiras na Câmara é “praticamente um reajuste”, de tão pequeno, e que “não haverá aumento nas despesas”, já que “existe uma devolução anual de 200, 300 milhões de reais pela Câmara dos Deputados”.

    Segundo a filha do deputado cassado Eduardo Cunha, parte desses recursos que costumam ser devolvidos anualmente poderia ser usada para custear os cerca de 39,1 milhões de reais anuais em que se calcula o custo de ampliar para 531 o número de deputados.

    Se está sobrando dinheiro na Câmara, que ele seja realocado para áreas onde poderá ser mais bem aplicado — fica a sugestão de projeto de lei.

    Inconstitucional
    E tudo ainda piora diante do fato de que, caso venha a ser aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente da República, provavelmente a ampliação no número de deputados será barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como destacou o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

    “A Constituição manda nós termos representação proporcional. O que esta Casa está aprovando é um texto inconstitucional. É um texto que muito provavelmente vai ser derrubado amanhã pelo Supremo Tribunal Federal. E depois vai ter gente reclamando de intervenção do Supremo”, discursou Kataguiri.

    Diante de tudo isso, a inviável tentativa dos deputados de ampliar o número de cadeiras na Câmara deixará sugerido apenas que seria melhor reduzir a quantidade de parlamentares, para reduzir também a quantidade de ideias como essa.

    Leia mais: Proporcionalidade de araque: o novo golpe da Câmara
    – O que está em jogo não é a representatividade, mas a repartição do butim. O Brasil não precisa de mais deputados. Precisa de vergonha na cara.
    (+em: https://oantagonista.com.br/analise/proporcionalidade-de-araque-o-novo-golpe-da-camara/)

    (1) “Glauber tomou isotônico ao som de NX Zero, informa Psol”
    – Deputado federal anunciou greve de fome na tentativa de evitar cassação do mandato por agredir um militante do MBL na Câmara.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/glauber-tomou-isotonico-ao-som-de-nxzero-informa-psol/#google_vignette

    (2) “Mesa Diretora da Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão”
    – Decisão tem como base artigo da Constituição que prevê perda do mandato de deputado que faltar a mais de 1/3 das sessões.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/mesa-diretora-da-camara-cassa-mandato-de-chiquinho-brazao/)

    (3) “Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão do mandato de Gilvan da Federal”
    – Colegiado divergiu da Mesa Diretora e aprovou suspensão de três meses; Gilvan disse que não recorrerá e aceitará a punição.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/conselho-de-etica-da-camara-aprova-suspensao-do-mandato-de-gilvan-da-federal/)

    (4) “Quem votou a favor da ampliação do número de deputados federais?”
    – O projeto foi aprovado na forma como propôs o relator, Damião Feliciano (União-PB); serão criadas 18 novas vagas em 2027.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/quem-votou-a-favor-da-ampliacao-do-numero-de-deputados-federais/#google_vignette)

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/um-deputado-incomoda-muita-gente/)

  15. Miguel José Teixeira

    100 comentários. . .

    “Elo suspeito”
    O senador Rogério Marinho (PL-RS) desconfia da investigação do afano no INSS. A operação é da Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça e dois dos sindicatos enrolados no assalto têm o filho do ministro Ricardo Lewandowski como advogado. Humm…
    (Coluna CH, DP, 07/05/25)

  16. Miguel José Teixeira

    “INSS processa quem roubou aposentados, mas deixa de fora sindicato do irmão de Lula” (*)
    – Entidade que tem “Frei Chico” como vice-presidente aumentou “faturamento” em R$100 milhões.
    (Rodrigo Vilela, Diário do Poder, 07/05/25)

    O INSS não incluiu o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), dirigido pelo irmão do presidente Lula Frei Chico, nos processos administrativos para responsabilizar entidades envolvidas no roubo de R$6,3 bilhões a aposentados e pensionistas. As informações são do portal Metrópoles.

    O Sindnapi é investigado pela Polícia Federal, que apura irregularidades em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas. A entidade que tem Frei Chico como vice-presidente aumentou o faturamento em R$100 milhões entre 2019 e 2024.

    A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) aumentou o valor descontado de aposentados em 57.000%, entre 2019 e 2023, e tem ligação com o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, do PSD.

    Também escapou do processo a Contag, entidade que mais faturou com este tipo de movimentação, foram R$2 bilhões entre 2019 e 2024 só com descontos em aposentadorias. A entidade é presidida pelo irmão do deputado federal Carlos Veras (PT-PE) Aristides Veras Santos.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/xwk-brasil/inss-processa-quem-roubou-aposentados-mas-deixa-de-fora-sindicato-do-irmao-de-lula)

    (*) Vide texto abaixo!

  17. Miguel José Teixeira

    A quadrilha do lula sempre está amparada pela toga!

    “Ministro do TCU é novo personagem no escândalo do roubo aos aposentados”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 07/05/25)

    O ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), é o novo personagem no escândalo do roubo às aposentadorias do INSS. É suspeito de dispensar reconhecimento facial e assinatura eletrônica, formas seguras para o aposentado autorizar desconto. E teria retirado o tema da pauta do TCU por cinco vezes, retardando providências. Ele e o filho, Tiago Cedraz, são conhecidos na Policia Federal. Em 2017, Tiago foi alvo da Operação Abate II, da Lava Jato, em esquema de propina na Petrobras. Teve as contas bloqueadas pelo juiz Sergio Moro.

    Operação ‘Abate II’
    Em 2019, o relator da Lava-Jato no STF, Edson Fachin, quis afastar Aroldo Cedraz do TCU por tráfico de influência. Perdeu por 3×2.

    Operação ‘Registro Espúrio’
    Tiago foi investigado em 2018 por fraude no Ministério do Trabalho. O STF o manteve solto, mas mandou prender seu sócio, Bruno Galeano.

    Apenas coincidência?
    O gabinete de Paulinho da Força também foi alvo da PF. O sindicado do qual é diretor Frei Chico, irmão de Lula, é ligado à Força Sindical (*).

    Isto lembra alguma coisa
    A PF investigou Cedraz e mais vinte em esquema de contribuições sindicais descontadas dos trabalhadores a maioria indevidamente.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/ministro-do-tcu-e-novo-personagem-no-escandalo-do-roubo-aos-aposentados)

    (*) Vide texto acima!

  18. Miguel José Teixeira

    “Resgate sob as barbas de Lula”
    – É sintomático da falência moral do governo Lula que um avião da FAB tenha buscado uma corrupta do Peru e nada se fez pelos venezuelanos.
    (Duda Teixeira, Crusoé, 07/05/25)

    Cinco venezuelanos da oposição democrática que viviam sob uma “atmosfera de terror” (1) na Embaixada da Argentina, em Caracas, foram resgatados na terça, 6, sem que o governo brasileiro, que custodiava o lugar, lhes desse alguma ajuda.

    A operação foi definida como um “resgate” pelo secretário de Estado americano Marco Rubio, que anunciou que os cinco já estavam em segurança em solo americano (2).

    O governo brasileiro manteve-se em silêncio e o Itamaraty afirmou para jornalistas que o Brasil “não participou ativamente na operação”.

    É sintomático da falência moral deste governo Lula que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) tenha sido enviado em poucas horas para trazer a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro, enquanto nada se fez para resolver a situação de cinco pessoas perseguidas injustamente pela ditadura ilegítima de Nicolás Maduro.

    Atmosfera de terror
    Os venezuelanos que integravam a campanha de María Corina Machado refugiaram-se na Embaixada Argentina em março de 2024.

    Como Maduro se desentendeu com o presidente da Argentina, Javier Milei, a embaixada passou a ficar sob a custódia do Brasil.

    Em fevereiro deste ano, um dos refugiados, Omar González Moreno, publicou uma carta falando das condições sub-humanas em que viviam: “sem eletricidade, sem água, sem outros serviços básicos para qualquer ser humano”.

    “A vigilância é sufocante. Estamos cercados por policiais fortemente armados, atiradores nos telhados, drones voando constantemente sobre as sedes diplomáticas e sistemas sofisticados de interferência telefônica e de internet; criando uma atmosfera de terror e controle absoluto. Eles até usam matilhas de cães das raças rottweiler e pastor alemão para nos intimidar ainda mais”, afirmou González Moreno.

    Salvo-conduto
    O governo brasileiro poderia ter negociado um salvo-conduto com Maduro para tirá-los de lá.

    Mas pouco se falou no assunto.

    O assessor especial da Presidência Celso Amorim tampouco foi para Caracas apertar a mão do ditador Maduro.

    Em abril deste ano, o partido Novo cobrou explicações do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

    “A concessão de asilo à ex-primeira-dama do Peru [Nadine Heredia], baseada em ‘questões humanitárias’, conforme afirmou o Ministro Mauro Vieira, ocorreu de forma célere, mesmo diante de uma condenação judicial por corrupção em seu país”, afirmaram os deputados.

    “Enquanto o governo Lula se apressa em proteger condenados por corrupção, como a ex-primeira-dama do Peru, ele também abandona friamente à própria sorte opositores do regime criminoso de Nicolás Maduro. Cinco venezuelanos seguem há mais de um ano encarcerados na embaixada argentina, hoje sob responsabilidade do Brasil, sem acesso a água, sem luz e sem liberdade. Nossa diplomacia cruza os braços, Lula nada faz. Isso não é omissão, é conivência com a tirania. O Itamaraty precisa se explicar”, escreveu o deputado Marcel van Hattem.

    O documento foi protocolado pelos deputados Marcel van Hattem, Gilson Marques, Luiz Lima, Adriana Ventura e Ricardo Salles.

    Ajuda americana
    O desfecho da situação dos refugiados venezuelanos traz uma lição importante para todos os que defendem a democracia na América Latina.

    Em vez de esperar uma atitude humanitária do governo Lula — algo reservado apenas para condenados por corrupção (3) — vale mais pedir socorro direto aos Estados Unidos.

    São os americanos, afinal, que ainda têm a capacidade de exercer uma influência democrática na região.

    “O regime ilegítimo de Maduro minou as instituições venezuelanas, violou os direitos humanos e colocou em risco nossa segurança regional”, escreveu Rubio nas redes sociais.

    Maduro, aliás, desembarcou na terça, 6, em Moscou, para participar do Dia da Vitória, para acompanhar uma parada militar ao lado de Vladimir Putin, o ditador que invadiu a Ucrânia.

    Lula deve aterrissar por lá nesta quinta, dia 8.

    (1) “A “atmosfera de terror” sob a bandeira brasileira em Caracas”
    – “A vigilância é sufocante. Estamos cercados por policiais fortemente armados, atiradores nos telhados, drones voando constantemente”, escreve Omar González Moreno.
    (+em: https://crusoe.com.br/diario/a-atmosfera-de-terror-sob-a-bandeira-brasileira-em-caracas/)

    (2) “Rubio comemora resgate de “reféns mantidos por Maduro” em embaixada em Caracas”
    – “O regime ilegítimo de Maduro minou as instituições venezuelanas”, disse o secretário de Estado americano.
    (+em: https://oantagonista.com.br/mundo/rubio-comemora-resgate-de-refens-mantidos-por-maduro-em-embaixada-em-caracas/#google_vignette)

    (3) “Nadine Heredia é o espelho de Lula”
    – Ao tentar limpar a imagem de Nadine Heredia, tratando-a como se fosse condenada por questões políticas, Lula busca lavar a própria cara.
    (+em: https://crusoe.com.br/diario/nadine-heredia-e-o-espelho-de-lula/)

    (Fonte: https://crusoe.com.br/diario/resgate-sob-as-barbas-de-lula/)

    E o fanfarrão?
    – EsbanJANJAndo aLULAdo nos braços da corja vermelha mundial!

  19. Miguel José Teixeira

    Os aposentados e pensionistas do INSS foram transformados na nova cornucópia da corja vermelha!

    “Organizações acusadas de fraudes no INSS integram conselhos de Lula”
    – Entidades suspeitas de desviar até R$ 6,5 bilhões são consultadas em áreas como saúde e direitos humanos; no governo Bolsonaro, representação era mais tímida…
    (Rafael Barbosa, editor sênior, Poder360, 07/05/25)

    Organizações suspeitas de fraudes de até R$ 6,5 bilhões em aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) integram ou chegaram a integrar pelo menos 16 conselhos ou grupos consultivos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Essas entidades estão distribuídas em colegiados de 10 ministérios, incluindo alguns que se encontram dentro do Palácio do Planalto, como o de Relações Institucionais e a Secretaria Geral.

    A Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) é a organização suspeita com mais acesso a esses conselhos. Está em todos os 16 colegiados mapeados pelo Poder360. Essa instituição foi a responsável por reter o maior valor dos aposentados em possíveis fraudes, segundo relatório da CGU (Controladoria Geral da União).

    O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) aparece duas vezes em conselhos de Lula, em grupos que também têm a Contag como integrante.

    Os conselhos existem em quase toda a estrutura do governo federal e são compostos por representantes de diferentes setores públicos e também da sociedade civil. Seus integrantes participam de consultas e elaborações de projetos de lei e discussões sobre políticas públicas, por exemplo.
    . . .
    Ainda que de forma mais tímida, a Contag também tinha acesso à administração de Jair Bolsonaro (PL). De 2019 a 2022, a organização esteve em 10 conselhos do governo do ex-presidente, sendo que 8 ficavam sob o guarda-chuva do Ministério da Agricultura.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/organizacoes-acusadas-de-fraudes-no-inss-integram-conselhos-de-lula/)

  20. Miguel José Teixeira

    Matutando sobre a charge. . .

    Enquanto o legislativo cresce,
    ao executivo apetece!
    O judiciário emudece e
    o povo padece!

    1. Versos da infeliz realidade do povo, o único pagador da corrupção, ineficiência, malandragem, incompetência e ladroagem dos operadores do aparelho chamado Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.