Buscar
  • Herculano

A DEFINFORMAÇÃO É ROTINA DA PREFEITURA DE GASPAR. LEITORA DO BLOG ALERTA: NÃO É 178, MAS 179 MORTOS

Atualizado: 14 de ago. de 2021

Qual o título que fiz ontem após checar duas fontes? SOBE PARA 178 O TOTAL DE ÓBITOS POR COVID-19 EM GASPAR. ILHOTA ESTÁ EM 35.


O que escrevi e todos leram?


O boletim epidemiológico desta sexta-feira da secretaria estadual da Saúde, confirmou mais um óbito de residente em Gaspar em decorrência das complicações do novo coronavírus. Agora, o total subiu para 178. Isto acontece na contramão da queda de mortes em Santa Catarina. O mesmo boletim, informou que em Ilhota se manteve o total de 35 óbitos de residentes de lá. Foram dois esta semana.


Por outro lado, o Painel da Covid do site da prefeitura de Gaspar e atualizado às 16h desta sexta-feira continuava informando o total de 177 óbitos.


O que a leitora Odete Fantoni, da região Sul, atenta, escreveu, pode ser lido na área de comentários e corrigiu para os meus leitores e leitoras do blog?


Não é 178, mas 179 o total de óbitos de moradores em Gaspar em decorrência da Covid-19. E qual é a fonte? A própria prefeitura de Gaspar que no Painel da Covid atualizado às 16h de ontem. Ela continua, neste momento da atualização do blog devido ao alerta, às 10h30min deste blog com 177 óbitos. Meu Deus!


Onde a leitora Odete enxergou 179?


Na área de notícias da prefeitura. Ela publicou um número às 16h02 de ontem e os atualizou às 16h48min. "Trata-se de um homem, de 81 anos, morador do Bairro Coloninha e um homem de 70 anos morador da Margem Esquerda", informou o press release da prefeitura.


Como se vê, num mesmo ambiente, dois números importantes são diferentes, conflitantes, causam confusão, desinformação e que mostram como a transparência deste assunto e quase todos os outros na prefeitura de Gaspar são translúcidos.


E olha que este Painel foi motivo de press release e entrevistas comemorativas como exemplo de transparência e informação pública sobre a Covid. O que funciona de verdade no governo de Kleber Edson Wan Dall, MDB, é a marquetagem como se todos fossem tolos. Acorda, Gaspar!


ATUALIZAÇÃO DESTE SÁBADO


São 179 o total de óbitos em Gaspar e mais um em Ilhota, totalizando 36, segundo o boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde. E, mais uma vez, na contramão da queda de mortes em Santa Catarina. Foram três esta semana em Ilhota.


Na Matriz de Risco, o Médio Vale do Itajaí agora apelidado de Vale Europeu e onde está Gaspar, saiu do gravíssimo para o grave. Já o Vale da Foz do Rio Itajaí, onde está Ilhota, continuou no gravíssimo no mesmo modelo de Matriz.