Buscar
  • Herculano

JOE BIDEN É PRESIDENTE

Não é a seara deste espaço. Mas, vale o registro por ser histórico e pela forma como se deu, bem como pelos possíveis reflexos de agora em diante por aqui. As instituições - e muitos homens e mulheres - foram mais fortes do que a bandalha e os anarquistas - a nova ordem da verdade contra as escolhas legítimas e democráticas da maioria.


O Democrata Joe Biden finalmente foi declarado presidente dos Estados Unidos e Donald Trump, o reacionário sem causa, e que fez diminuir muito nos métodos a diferença entre ele e o ditador venezuelano Nicolás Maduro, acaba de reconhecer que perdeu no jogo democrático, atestado como limpo, inclusive pela maioria de seus pares no Partido Republicano.


Fica o aviso, ou advertência, ao Brasil e brasileiros que insistem em se espelhar no mesmo erro ou aventura estadunidense. Por muito menos, dois ex-presidentes (Fernando Collor de Mello e Dilma Vana Rousseff) foram apeados do poder em processos institucionais legítimos, constitucionais e democráticos. E o Brasil não quebrou. Ao contrário.


Aos de memória fraca, curta ou turva por verdades ideológicas ou idealismos sem pátria, lembro:


Os dois vices dos titulares impichados, seja Itamar Franco, MDB (1990/92) e Michel Temer, MDB (2016/18), avançaram como poucos - em tempo exíguo, ou seja menos de dois anos, com reformas fundamentais para os brasileiros, seja em competitividade, melhoria social, ampliação de mercado ou na estabilidade e desenvolvimento econômico. Deram um banho aos titulares.


Itamar fez a estabilização econômica, controlou a inflação e implantou o plano Real (que o PT foi contra). Temer baixou a inflação, aprovou o Teto de Gastos, a Reforma Trabalhista e deixou encaminhada a Reforma da Previdência, que só não andou por causa do enfraquecimento devido a conversa armada e nada republicana, extra agenda, que ele teve no Palácio do Planalto com Joesley Batista, um dos donos da JBS.


A história é uma repetição. O vice general Hamilton Mourão, PRTB, está em silêncio. Minimamente equilibrado ele é e possui melhor patente, ao menos.



No twitter @olhandoamare escrevi: Essa gente que invadiu o Congresso Americano NÃO é democrática. Apenas usa a Democracia p chegar d forma legítima ao poder . E qdo lá, subverte, aparelha, mobiliza fanáticos e doentes p se perpetuar numa ditadura sob à falsa bandeira d estar protegendo a Democracia