Buscar
  • Herculano

GASPAR TEM MAIS DOIS ÓBITOS POR COVID. SÃO 151. O QUE QUER DIZER ISTO? MAIS COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO

Atualizado: 3 de jun. de 2021


O Painel da Covid do site oficial da prefeitura de Gaspar atualizado nesta terça-feira às 17h35min relatou que o total de óbitos por Covid-19 de residentes em Gaspar chegou ao total de 151. Foram sete mortos no espaço de uma semana. É um claro sinal de alerta relevante à abertura, festas e principalmente, o não uso de máscaras faciais cada vez mais massivo por várias desculpas entre a população e que podem levar à morte de si e de outrem.


Muitos advogam que se deva esconder os dados ou NÃO dar divulgação deles. Inclusive essa ideia é defendida no meio do poder público. Segundo, os que advogam esta tese, a divulgação das mortes e dos internados nas UTIs ainda lotadas, causa pânico, alarma "desnecessariamente" as pessoas, atrapalha os negócios etecetera e tal.


Ótimo. Tenho um conhecido que pensava exatamente assim, até que o pai dele, ainda jovem, na minha avaliação, morreu. Reviu o conceito, mas, tardiamente. Ainda, como outros, não admitiu ser apenas uma fatalidade, afinal, como ensinam os negacionistas, um dia, todos nós vamos morrer.


Este é, cientificamente comprovado, um vírus mortal para uma parcela pequena da população que ainda não está protegida pela vacina. Essa virulência a alguns poucos se dá por "n" fatores conhecidos e até ainda desconhecidos da ciência até o momento.


Para a maior parte da população, o coronavírus vai desde ele ser assintomático em quem o tem, até causar pequenas ou graves reações, as quais podem passar até pela UTI, onde caros e doloridos tratamentos podem, em muitos casos, salvar os infectados. Então, para que se arriscar?


Esta história se assemelha a qualquer perigo. É preciso avisar, sinalizar, conscientizar e até evitar enfrentá-lo. A vida não para por causa do perigo, mas para alguns valentes, desavisados ou desprotegidos, ele poderá causar consequências que vão desde um susto, até a morte.


Encerrando. O boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde emitido às 13h43min apontava Gaspar ainda com 149 óbitos. Em Ilhota, esse total permanecia em 27.


Atualização das 11h20min. Os números apresentados na terça-feira e reportados acima, permaneciam nesta quinta-feira de Corpus Christi