DITRAN DE GASPAR TRABALHA EM DIA DE MAR MORTO. A FARRA DOS GUINCHAMENTOS TERMINOU NA LEI

Esta foto foi feita por um leitor do blog e eleitor gasparense. Ela é, no mínimo, icônica e diz muito sobre o governo do prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, um dos mais altos salários do estado (R$27.356,69), superando em muito Blumenau, por exemplo, e que gasta dinheiro público para marquetear seus feitos além das fronteiras de Gaspar para aumentar às suas chances em 2022.

É de ontem, sábado, à tarde, início de longo feriadão. A Ditran, do lado da prefeitura, em ruas quase desertas, está guinchando uma moto. Não se questiona o ato e a suposta irregularidade, ou defeito que se obrigou ao guinchamento.

Mas, a Ditran, aparelhada partidariamente e dada à cota do PSD, mas o de Blumenau, e tocada por um advogado especialista em regularização fundiária, está sem agentes suficiente para disciplinar o trânsito na cidade. Ao menos é essa a reiterada informação quando se cobra ação do órgão em gargalos, acidentes, sinalização, educação… Nada é feito para reparar esta falta de agentes.

Depois de dez meses – para não citar outros casos tão graves e assemelhados do cotidiano da cidade – de tráfego atrapalhado na ponte do Alvorada, onde a suposta falta de agentes não foi substituído pelo simples semáforos pare-e-siga, a Ditran arruma três agentes, num sábado início de feriadão para guinchar uma simples moto? É prácabar.

E tem que guinchar logo, porque esta farra já deveria ter acabado. E envolve a Polícia Militar, a que faz mais operações e se serve do pátio de recolhimento da ACKar para veículos em situação irregular ou sinistrados (acidentes).

E por quê?

É que já está em vigor a Lei 14.229/21 que modificou alguns trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e outras legislações sobre veículos. entre as novidades, agora um motorista parado em blitz pode se livrar o guincho e ser liberado para seguir com o carro. Ele não escapa da multa, mas tem até 15 dias para regularizar o veículo.

Então. É precisa se atualizar. E os motoristas e motociclistas exigirem o cumprimento desta lei modificada, já sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, sem partido.

Segundo o texto do Carro Esporte Clube, agora o agente de trânsito deve permitir que o condutor parado pela fiscalização siga viagem se a irregularidade constatada não puder ser corrigida no local e o veículo oferecer condições de segurança para circular.

Para liberar o motorista e livrar o veículo de guincho, a autoridade de trânsito deverá reter o Certificado de Registro Veicular (CRV) mediante recibo e conceder até 15 dias para que a pessoa regularize a situação a fim de poder receber de volta o documento do veículo.

Se o condutor não regularizar a situação no prazo, o Detran deverá registrar uma restrição no Renavam até a regularização, sujeitando o condutor à remoção do veículo ao depósito.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.