“Collor chegou tarde! O ex-presidente queria pedir uma pizza, mas…“, by Cláudio Oliveira, no jornal Folha de S. Paulo, e, 25 de abril 2025
- By Herculano
- 56 Comentários
- Convidados
ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXCVIII
Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
Sussurros
Posts Recentes
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
56 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXCVIII”
Pensando bem…
(coluna CH, DP, 01/05/25)
…só falta a Nike deixar a CBF e patrocinar de uma vez por todas a Praça dos Três Poderes.
Mstutando bem…
(Matutildo, aqui e agora)
Já imaginaram o supremo lulu baba com uma gravatinha vermelha da nike, com os dizeres: “manés, unidos, jamais serão vencidos”!
Se com apenas 1 ministério o PDT já produziu esse estrago no INSS e na imagem do governo, o que faria então, com 2 ou mais ministérios?
“Esquerda verde”
O PSB é alvo de inveja do PDT de Carlos Lupi, ministro da Previdência. Com “só” 15 deputados na Câmara, diante dos 17 do PDT, o partido do vice-presidente Geraldo Alckmin tem dois ministérios no governo do PT.
(Coluna CH, DP, 01/05/25)
A gastança é tanta que a equipe ainda não conseguiu reunir os documentos!
“Transparência opaca”
A Controladoria-Geral da União não cumpriu prazo que se impôs, de 30 de abril, para atualizar no Portal da Transparência os gastos de Lula (PT) com viagens. O número ainda é de fevereiro: R$79,7 milhões.
(Coluna CH, DP, 01/05/25)
É que na PeTezuela, são 12 CFs: a de domínio público e uma para cada uma das onze supremas togas!
“Interpretação elástica”
Ao podcast Diário do Poder, o deputado Gilson Marques (Novo-SC), com 20 anos de atuação na área jurídica, desceu a borduna no STF, para ele dedicado a “interpretação elástica e criativa” da Constituição.
(Coluna CH, DP, 01/05/25)
Antes, nesses eventos das pelegorias, lula caído era um atrativo. Agora é repulsivo!
“Fundo do poço”
A ausência de Lula (PT) em comícios deste Dia do Trabalhador é um vexame histórico. Reprovado pela população, ele teve medo de novo fracasso de público, bem ao contrário das multidões que seu adversário Bolsonaro arrasta. Preferiu pronunciamento na TV, longe das ruas.
(Coluna CH, DP, 01/05/25)
Só pra PenTelhar. . .
Que fim levou aquela tão prometida colheita, hein?
Vixi! O “caba é tão bão” que o eleitor pernambucano “o-aposentou-o”!
. . .”Derrotado nas eleições de 2022, o pedetista arrumou uma boquinha justamente no ministério: é o atual secretário-executivo de Carlos Lupi.”. . .
“Ex-deputado Wolney pode ser solução caseira no PDT para Lula se livrar de Lupi”
(Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 01/05/25)
Para afastar Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social, epicentro da gatunagem que roubou aposentados e pensionistas do INSS, há uma movimentação no governo para que a pasta permaneça com o PDT mesmo com a saída do ministro. Circula no PT o nome do ex-deputado Wolney Queiroz, filiado há 30 anos ao PDT, como solução para Lupi sair enquanto as coisas esfriam e com possibilidade de volta. O problema é convencer Lupi, dono do PDT, que não larga o osso.
Dois por um
O pernambucano Wolney é vendido como aposta para melhorar a crítica relação com o Congresso. Foi deputado por seis mandatos.
É de casa
Derrotado nas eleições de 2022, o pedetista arrumou uma boquinha justamente no ministério: é o atual secretário-executivo de Carlos Lupi.
Siga o dinheiro
Lupi está sob fritura após a Polícia Federal revelar roubo ao menos de R$6,3 bilhões dos aposentados, em descontos não autorizados.
Referência
Apesar do PDT não ser uma potência no Congresso, na Câmara (17), por exemplo, é maior que o PSB (15), que tem a vice de Lula.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/ex-deputado-wolney-pode-ser-solucao-caseira-no-pdt-para-lula-se-livrar-de-lupi)
Ooops. . .
Teclar “o-aposentou-o” nesse caso é o mesmo que falar em corda em casa de enforcado!
E a corja vermelha PeTezuelana venera esse tipo de regime!
. . .”Ao todo, os chineses têm 7 feriados nacionais e 28 dias de folga no ano. Saiba mais sobre os feriados chineses e o calendário de 2025.”. . .
“Dia do Trabalhador deve movimentar 144 milhões de pessoas na China.”
(Eric Napoli de Pequim, Poder360, 01/05/25)
A China Railway (CR) –estatal chinesa que opera o sistema ferroviário de passageiros e cargas no país– estima que os trens chineses devem movimentar cerca de 144 milhões de pessoas no feriado do Dia do Trabalhador.
Na China, o Dia do Trabalhador é um dos feriados mais importantes e longos do país. Os chineses ficarão de folga desta 5ª feira (1º.mai.2025) a 2ª feira (5.mai). A estimativa da China Railway considera um intervalo de 8 dias, de 29 de abril a 6 de maio.
A projeção da estatal chinesa mostra que a celebração vai movimentar o equivalente a cerca de 66% da população brasileira.
É como se toda a população das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil decidisse viajar de trem pelo país em um período de 8 dias.
SEM FÉRIAS, SÓ FERIADOS
Os chineses viajam com muita intensidade nos feriados. Isso ocorre porque a lei no país não dá direito a férias anuais aos trabalhadores, como no Brasil – 30 dias por ano.
Nos feriados prolongados, como é o caso do Dia do Trabalhador, os chineses precisam trabalhar 1 ou 2 dias a mais – sábado ou domingo – na semana que antecede ou posterior à celebração. São os chamados “dias de trabalho”.
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-china/dia-do-trabalhador-deve-movimentar-144-milhoes-de-pessoas-na-china/)
Do trabalhador, lula caído quer apenas o seu suor e o seu voto!
“Lula evita vexame ao deixar de comparecer a atos do Dia do Trabalho.”
(Mariana Haubert, Poder360, 01/05/25)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de participar dos atos de 1º de Maio – data em que se comemora o Dia do Trabalho – organizados pelas centrais sindicais em São Paulo. O petista quer evitar um desgaste político de estar presente em um evento que provavelmente será esvaziado. A decisão, porém, ganhou maior peso depois da revelação de fraudes no INSS.
Em 2024, o ato das centrais teve um público de pouco mais de 1.600 pessoas, de acordo com levantamento da USP (Universidade de São Paulo). O evento foi realizado no estacionamento da Neo Química Arena, do Corinthians, na zona leste de São Paulo.
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-evita-vexame-ao-deixar-de-comparecer-a-atos-do-dia-do-trabalho/)
Pois é. . .
Gato escaldado tem medo de água fria!
. . .e dos Aposentados e Pensionistas, lula e sua quadrlha, além do voto tambem pegam o “trezimo”!
Li, gostei e repliquei:
“Só existe dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente VIVER”!
(Dalai Lama)
Difícil contestar a constação
Perfeito!!!
Matutando bem. . .
Se o “careca do INSS” recebeu 53, 5 milhões para liberar os descontos, quanto não terá recebido o “careca do. . .”
Deixa prá- lá!
Feliz “Dia do Trabalhador” e dos Aposentados e Pensionistas que também já foram e muitos ainda o são: Trabalhadores!
Após uma entrada de costas na mesa de salto, seguida de dois mortais em posição carpada, a “cheerleader” da torcida organizada do lula na gloBBBo, obtém a maior pontuação!
“ABL escolhe Míriam Leitão para cadeira 7, que foi de Cacá Diegues”
(+em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2025/04/30/abl-escolhe-miriam-leitao-para-cadeira-7-que-foi-de-caca-diegues.htm)
Depois de sofrer com a farda, ela merece o “fardão”!
Parabéns e saúde, Imortal Miriam!
Credo. A casa de Machado de Assis já foi mais acreditada
Considerando que a ABL é um verdadeiro “Clube do Bolinha” (*), é um avanço! Pois até agora, com a eleição da Miriam Leitão, apenas 12 mulheres vestiram o fardão:
Rachel de Queiroz (1977)
Dinah Silveira de Queiroz (1980)
Lygia Fagundes Telles (1985)
Nélida Piñon (1989)
Zélia Gattai (2001)
Ana Maria Machado (2003)
Cleonice Berardinelli (2009)
Rosiska Darcy de Oliveira (2013)
Fernanda Montenegro (2022)
Heloísa Teixeira (2023)
Lilia Schwarcz (2024)
A propósito. . .
Há um excelente texto sobre a ABL, embora não seja do momento, e, sim quando completou 125 anos em julho de 2022 em:
(https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62224349)
(*) +em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_do_Bolinha_(banda_desenhada)
“Como vai, leitor? Como vai, leitora?”
(Isadora Laviola, Estagiária da editoria de Livros, FSP, Tudo a Ler, 30/04/25)
Desde 2020, a editora e escritora Bia Corrêa do Lago tem se dedicado a explorar o arquivo de mais de 60 caixas deixadas por seu pai, Rubem Fonseca. A cada novo item que descobre, conhece um pouco mais do homem e do autor de livros como “O Caso Morel” e “Agosto”. Para ela, a pesquisa é uma forma de mantê-lo vivo.
“Já se passaram cinco anos de sua morte, mas Rubem Fonseca ainda fala”, afirma o repórter especial Maurício Meireles (*). Bilhetes, correspondências, manuscritos, caderninhos e fotografias compõem o acervo gigante em tamanho e infinito em valor cultural.
Entre as dezenas de caixas, a filha já recuperou fotos suficientes para compor uma fotobiografia do pai (que incluirá registros com Carmem Miranda e Pelé), poesias e contos inéditos que antecedem seu romance de estreia “Os Prisioneiros”. Dois deles, “Natal” e “Arinda”, serão publicados na coletânea “Todos os Contos + 2”, em meio às celebrações do centenário do autor (**).
Fonseca evitava dar entrevistas e falar da própria vida. Mas tudo o que ele não falou é dito pelo acervo que deixou. “Se ele quisesse, ele queimava. Ele deixou tudo para eu fazer o que quiser”, afirma Bia.
Até a próxima semana,
(*) “Arquivo de Rubem Fonseca vem à tona com fotos, cartas, contos e poesia inédita”
– Filha do escritor recluso descobre textos de juventude, imagem com Carmen Miranda e correspondência de Chico e João Ubaldo.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/arquivo-de-rubem-fonseca-vem-a-tona-com-fotos-cartas-contos-e-poesia-inedita.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
(**) “Centenário de Rubem Fonseca tem contos completos, fotobiografia e seminário”
– Editora reúne ficção breve completa do autor, e filha prepara volume com imagens descobertas em acervo do pai.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/centenario-de-rubem-fonseca-tem-contos-completos-fotobiografia-e-seminario.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
Acabou de chegar. . .
– “Nenê Bonet” (Instante, R$ 74,90, 240 págs.) expõe o estilo e alguns dos cacoetes da novelista centenária Janete Clair. O romance folhetinesco publicado originalmente em 1980 conta a história de Ernestina, uma mulher recém-casada que se transforma após conhecer a frieza do marido. Para o crítico Mauricio Stycer, o “drama com pitadas de suspense, muito calcado em diálogos, resulta mal desenvolvido e infantil”.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/mesmo-pueril-reedicao-de-nene-bonet-celebra-a-vida-de-janete-clair.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
– “Da Alma e dos Ossos” (Edições 70, R$ 49,90, 96 págs.) é a nova obra de ensaios curtos de Luiz Felipe Pondé. Segundo o colunista da Folha, “não é um livro para entrar desavisado”. Com referências filosóficas desde o título, a obra lembra que a cultura e as formas como enxergamos a moral, a religião, a sociedade e a política são produtos dos mortos e critica quem pensa o contrário.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/ponde-diz-que-novo-livro-de-filosofia-nao-e-para-leitores-santos-nem-desavisados.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
– “A Melhor Época da Nossa Vida” (trad. Federico Carotti, Manjuba, R$ 88, 320 págs.) conta a história de Leone Ginzburg, professor universitário italiano que disse não ao fascismo de Benito Mussolini. O ensaio biográfico de Antonio Scurati apresenta esse momento da vida de Ginzburg como decisivo para seus anos seguintes, passados entre a clausura e a clandestinidade. O livro foi destaque do Painel das Letras nesta semana.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/tv/2025/04/conheca-a-biografia-do-professor-italiano-que-disse-nao-a-mussolini-veja-video.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
E mais. . .
– “O Louco de Deus no Fim do Mundo” é um livro sobre um homem ateu que acompanha o papa em uma viagem. Apesar de parecer ficção, a história realmente aconteceu, em agosto de 2023, quando o espanhol Javier Cercas foi com a delegação do papa Francisco para a Mongólia. O livro chega ao Brasil em torno de setembro pela Record, segundo o Painel das Letras.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/walter-porto/2025/04/longa-viagem-do-papa-francisco-com-escritor-ateu-vira-livro-que-saira-no-brasil.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
– Eric Bernardo da Silva criou a editora Ao Leitor, com Carinho para publicar “mangás editados por fãs, com títulos produzidos numa época nostálgica”, como disse à jornalista Raquel Franco . Seu primeiro lançamento foi o clássico “Urusei Yatsura”, da japonesa Rumiko Takahashi, para o qual não tem os direitos autorais de reprodução. Ao ser perguntado sobre as consequências legais de sua ação, Da Silva conta que quer chamar atenção. “O meu objetivo é que os japoneses me notem, conversem comigo, ouçam o meu projeto para trabalharmos juntos.”
– O ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento chega à 19ª edição com três encontros em São Paulo, com os autores Jonathan Haidt, Chimamanda Adichie e António Damásio. O ciclo começa no próximo mês, quando também tem início o Festival Fronteiras em Porto Alegre. Este reunirá nomes como Gilberto Gil, Mia Couto, Ana Suy e alguns colunistas da Folha, como Drauzio Varella, Lygia Maria e Vera Iaconelli.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/editora-publica-manga-pirata-querendo-furar-bolha-editorial-do-brasil.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
Além dos livros. . .
– Teve início o ano do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro. A primeira cidade de língua portuguesa a receber a honraria da Unesco inaugurou suas celebrações em um evento no Teatro Carlos Gomes. Ao longo dos próximos 12 meses, a capital carioca realizará diversos eventos como a Bienal do Livro e o Prêmio Jabuti, sediado na cidade pela primeira vez, conta a jornalista Paula Lacerda.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/rio-de-janeiro-sediara-o-premio-jabuti-entre-acoes-como-capital-mundial-do-livro.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
– Flipoços, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, realiza a edição comemorativa de 20 anos com homenagens a Mary Del Priore e Antonio Candido. Itamar Vieira Junior, Natalia Timerman, Valter Hugo Mãe e os colunistas da Folha Marcelo Viana, Eliane Trindade e Joel Pinheiro da Fonseca são alguns dos convidados do evento. “Nunca tivemos uma programação tão intensa”, diz a curadora Gisele Corrêa Ferreira.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/flipocos-comeca-edicao-de-20-anos-homenageando-mary-del-priore-e-antonio-candido.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
– O acervo de livros deixado (***) pelo jornalista João Batista Natali, morto em dezembro passado, foi reunido em um sebo que abriu as portas no último sábado (26), quando Natali faria 77 anos. Entusiasta das artes, ele reuniu ao longo de décadas uma vasta biblioteca com volumes em português, francês e inglês que abrangem literatura, história, filosofia, política, música e jornalismo. Sua coleção agora está à venda no Alaúde Espaço Colaborativo, em São Bernardo do Campo.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/jornalista-joao-batista-natali-morto-no-ano-passado-tem-seu-acervo-reunido-em-sebo.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
– O que explica o crescimento evangélico no Brasil, segundo Juliano Spyer
Para antropólogo, igrejas não são arenas de manipulação, mas lugares de ajuda mútua e convívio que melhoram a vida de fiéis
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/04/o-que-explica-o-crescimento-evangelico-no-brasil-segundo-juliano-spyer.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
– Lembre livros sobre o papa Francisco, que refletem sua fé, política e humanidade
Pontífice, morto nesta segunda, foi autor de duas autobiografias recentes e também inspirou livros históricos e biográficos
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/lembre-livros-sobre-o-papa-francisco-que-refletem-sua-fe-politica-e-humanidade.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstudoaler)
(Texo recebido pelo correio eletrônico)
(***) Minha querida irmã Lídia, que durante muitos anos trabalhou na Biblioteca Central da FURB – “Professor Martinho Cardoso da Veiga” (nome por mim sugerido ao Professor Diderot Carli), sempre recomenda: “livro não foi feito para ficar na prateleira de sua casa. Leia-o e repasse-o”!
Provavelmente, o cabeleireiro da janja calamidade o sabe!
“Carona sigilosa”
Daniela Reinehr (PL-SC) cobrou do Itamaraty explicações sobre a numerosa comitiva que acompanhou Lula em Roma. A deputada quer saber, por exemplo, sobre passageiros cujos nomes foram escondidos.
(Coluna CH, DP, 30/04/25)
Será mesmo. . .
. . . que até a RN, “aquele mulherão”, segundo lula, também estava na alegre comitiva petezuelana ao Vaticano?
Bom. . .
. . .quem tem boca vai a Roma, diz o adágio. E quem é amigo do rei, também!
É digno do voto do nobre povo Gaúcho!
“Novo no Senado”
O deputado Marcel van Hattem (RS) será o candidato do partido Novo ao Senado, em 2026. O único senador do partido no momento, Eduardo Girão (CE), precisa renovar o mandato para continuar na Casa em 2027.
(Coluna CH, DP, 30/04/25)
Mas bah, tchê!
Van hattem não dorme atirado que nem lagarto!
Eles roubam e nós cobrimos o rombo, como sempre!
“Proposta absurda”
“É preciso bloquear os bens e punir quem fraudou o sistema”, é o que defende o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) ao rechaçar empurrar para o cidadão a conta da gatunagem no INSS.
(Coluna CH, DP, 30/04/25)
Joinville na fita!
“Deputado diz que não compraria carro usado de Lupi”
(Coluna CH, DP, 30/04/25)
O deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) não vê Carlos Lupi em condições de se manter no comando da Previdência Social, ministério que está no epicentro do atual escândalo do governo Lula, a ladroagem que vitimou aposentados e pensionistas do INSS. Ao podcast Diário do Poder, Marques classificou o INSS como uma pirâmide financeira insustentável, sem garantia de aposentadoria ou de recebimento, sem “caixa hoje para pagar todas as pessoas que já estão lá no programa”.
DUT preenchido
Marques garante que não compraria um carro usado de Lupi, que caiu na gestão Dilma após escândalo de corrupção: “o histórico conta muito”.
Roubo dobrado
O plano da Previdência de bancar a gatunagem é criticado por Marques, que lembra que o dinheiro do governo é o do pagador de impostos.
A vítima paga
“Se o INSS vai pagar, significa que o trabalhador está pagando, é a vítima”, diz o deputado ao rejeitar “a pior proposta de solução” que já viu.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/lula-reluta-entre-demitir-lupi-ou-ceder-a-chantagem-para-nao-perder-votos-do-pdt)
E alguém aí. . .
Compraria um jornal lido pelo PDT – Pinóquio Democrata Trabalhista?
Assim, nem dourando o lula, né “são sidônio das causas perdidas”?
“A taxa de desemprego do Brasil foi de 7% no 1º trimestre de 2025. Houve alta de 0,8 ponto percentual em relação aos 3 meses finais do ano anterior, quando foi de 6,2%.”
. . .
“O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta 4ª feira (30.abr.2025). As estatísticas fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada mensalmente pelo instituto.”
. . .
(Extraído do texto de Gabriel Benevides, no Poder360, hoje, intitulado: “Taxa de desemprego sobe para 7%, mas é a mais baixa para o 1º tri”)
+em: https://www.poder360.com.br/poder-economia/taxa-de-desemprego-1o-trimestre/)
Alô, “são sidônio”!
Tente dourar o pochmann, presidente do IBGE, com os fios dos torçais dourados da suprema toga!
Olha o PDT (*) aí, gente!
“Toda essa operação que deflagrou-se agora para se apurar através da CGU (Controladoria-Geral da União) e da PF (Polícia Federal) foi iniciada através de uma auditoria iniciada pela perícia do INSS do governo Lula para coibir fraude e corrupção”.”
“Quem tiver roubado dinheiro de aposentado e pensionista tem que ir para a cadeia”
(PiNçadas por Matutildo, o piNçador, do texto de Maria Laura Giulianiidas, no Poder360, hoje, intitulado: “Lupi diz que apuração de fraudes no INSS começou no governo Lula”
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/lupi-diz-que-apuracao-de-fraudes-no-inss-comecou-no-governo-lula/)
Ah é, é!!!
E porque só 2,4 anos depois da posse do mentiroso-mor?
Ora! Viram, gostaram e continuaram JANJALULAdamente. . .
É a suprema tese do gigi meme; uma vez que alguém tira o gênio da garrafa, ninguem mais quer reengarrafá-lo!
(*) Pinóquio Democrata-Trabalhista.
Frei “chicocô” na fita!
INSS: sindicato que tem irmão de Lula como diretor bateu recorde de arrecadação com descontos de aposentadorias
(O Globo, O Globo- Brasília, 30/04/25)
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) bateu recorde em 2023 no recolhimento de mensalidades associativas por meio de aposentadorias e pensões do INSS, de acordo com dados da Polícia Federal (PF) que fazem parte das investigações de suspeitas de fraudes nesse tipo de dedução na folha de pagamentos do instituto.
O Sindnapi é uma das 11 entidades associativas alvo de medidas judiciais na operação deflagrada na semana passada pela PF e pela Controladoria Geral da União (CGU). A operação apura suspeitas de descontos irregulares nos benefícios pagos pelo INSS.
A entidade tem como diretor vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma planilha da Polícia Federal que faz parte dos documentos da investigação mostra que o montante de contribuições arrecadadas pelo sindicato saiu de R$ 17,588 milhões em 2019 para R$ 90,519 milhões cinco anos depois. Foi uma alta de 414% no período.
O valor arrecadado em 2023 foi o maior pelo menos desde 2019, o dado mais antigo disponibilizado pela Polícia Federal em seu relatório. Para 2024, as informações vão só até março e, naquele ano, havia sido arrecadado R$ 26 milhões nos primeiros três meses.
O sindicato tinha 302.360 associados em janeiro de 2025, de acordo com informações do INSS.
Procurada ontem, terça-feira, a entidade não respondeu. Quando a operação da PF foi deflagrada, o sindicato afirmou em nota que apoia a apuração, argumentando que uma “investigação séria e transparente ajuda a identificar possíveis irregularidades, corrigir falhas e evitar que injustiças continuem acontecendo”.
“Além disso, demonstra o compromisso das autoridades em proteger os direitos dos aposentados, promovendo confiança no sistema previdenciário. Desta forma, o Sindnapi apoia a investigação das denúncias de irregularidades nos descontos em benefícios dos aposentados. Faz parte do DNA do sindicato a defesa dos beneficiários do INSS e a luta contra golpes dos mais diversos que afetam os ganhos dessa população”, afirmou à época.
Em seu site, o sindicato afirma que oferece aos associados serviços com cooperativa de crédito, parceria em serviços como clínicas e laboratórios, agência de turismo e áreas de lazer.
(Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/04/30/inss-sindicato-que-tem-irmao-de-lula-como-diretor-bateu-recorde-de-arrecadacao-com-descontos-de-aposentadorias.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)
Só pra PenTelhar. . .
Pelo contundente e hollywoodiano discurso do ministrim da ju$ti$$a, o canastrão lewandobailowsky, seguramente, o irmão do lula também irá para a cadeia!
Ou não, né!
Lembre-se que, atualmente, o excesso de provas contra o réu o absolve!
O Cardeal “Quebra Tigela” na fita!
. . .”Arcebispo de Porto Alegre falou sobre o longa vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, o funeral do Sumo Pontífice, os próximos desafios da Igreja Católica e como é possível sensibilizar fiéis em um mundo cada vez mais fragmentado: ‘seremos mais exigidos’. . .
“‘O filme não reflete o que estou vivendo em Roma’, diz cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB, que participará do conclave”
(Mariana Rosário, O Globo, São Paulo, 30/04/25)
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, é um dos sete cardeais brasileiros eleitores no conclave que vai escolher, a partir do próximo dia 7 de maio, um novo Papa para a Igreja Católica, após a morte de Francisco. Ao GLOBO, ele diz que tem vivido, nos últimos dias em Roma, uma realidade em nada parecida com o filme “Conclave”, do diretor Edward Berger, lançado no ano passado, elogiado pela crítica e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado. De acordo com o religioso, que é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o clima na cidade enlutada por Francisco é de “fraternidade” e proximidade”.
A experiência é inédita para o catarinense nomeado cardeal pelo Papa Francisco há poucos meses, honraria que, conta, jamais imaginou receber. Ao GLOBO, ele falou sobre os desafios deflagrados com a partida do Papa Francisco (1936-2025), das adversidades ligadas a um conclave que abarca impressionantes 70 nacionalidades e do que tem feito para se preparar antes de exercer o seu voto que ajudará a escolher o líder de 1,4 bilhão de católicos em todo o mundo, em estimativa da própria Igreja.
— Estou tentando compreender melhor as normas que regem esse processo e, ao mesmo tempo, tentando conhecer as pessoas que estão envolvidas nele — afirmou.
Quais desafios a Igreja tem agora com a partida do Papa Francisco? Qual a dificuldade de encontrar alguém que abranja os assuntos da mesma maneira que ele?
É difícil responder porque o futuro a Deus pertence. Então, é difícil prever algo. Se não, impossível. Não resta dúvida que o Papa Francisco deixa um legado muito bonito. Um estilo de exercer o ministério muito próprio que certamente, imagino, veio pra ficar. A simplicidade, o modo de acolher muito simples, sem tanta formalidade. A capacidade de escuta, o desejo de se fazer próximo e de se sentir próximo de quem por ele era visitado, de quem vinha ao encontro dele. Depois, toda essa atenção com aquilo que ele denominou as “periferias existenciais”. E quando analisamos o histórico das viagens internacionais dele, houve uma priorização das regiões de fronteira. E isso é uma marca muito bonita. Ele se tornou ao longo dos anos um ponto de referência para muitos na sociedade, em quatro aspectos. Primeiro, a questão da preocupação com a casa comum (o planeta Terra) e o meio ambiente. Outro ponto é o desejo de construir pontes, seja com o mundo judaico, muçulmano. Há iniciativas que ficaram à margem, como quando ele convidou economistas de todo o mundo para pensar alternativas ao sistema econômico imperante, diria assim. O sistema que hoje domina não inclui, muito pelo contrário, exclui. Houve ainda um impacto mundial em prol da educação.
O atual conclave terá cerca de 70 países representados. O senhor acha que essa diversidade geográfica vai dificultar se chegar a um consenso?
Ao longo dos anos, o Papa se esforçou para que o Colégio (dos Cardeais) fosse expressão autêntica da catolicidade. Então nomeou ou criou cardeais realmente das realidades mais distintas. E temos aí diferenças enormes. Alguns podem ver essas diferenças todas como um problema. Eu prefiro ver como uma riqueza. A diferença nos enriquece. São proveniências diferentes, culturas diferentes, talvez tradição religiosa, cristã, católica, própria. É a primeira vez que eu participo de um conclave, eu imagino que nesse primeiro momento nós precisamos nos conhecer melhor. Nos conhecemos ainda pouco, justamente por essas diferenças todas.
O senhor já disse que é contra usar classificações como “conservadores” ou “progressistas” para se classificar os cardeais. Quais características se observarão em um possível Papa? O que será avaliado em cada “candidato”?
A Igreja poderia ser comparada a uma espécie de locomotiva, que corre sobre trilhos. De um lado, nós temos o Evangelho, a tradição bíblica. A mensagem bíblica como tal, junto com a bela e rica tradição da Igreja. O outro trilho traz as marcas dos sinais dos tempos, a realidade atual. Então, para que tudo ocorra da melhor forma possível, é necessário, de alguma forma, encontrar uma sintonia entre a mensagem bíblica e a rica tradição da Igreja, e a capacidade de leitura dos sinais dos tempos. Eu imagino que seja um desafio enorme encontrar uma pessoa que seja capaz de levar adiante ou de ter essa sensibilidade para colher esses dois elementos e, a partir disto, buscar respostas adequadas aos desafios do tempo presente. Por outro lado, a partir do ocular da fé, temos de ter em mente que Deus capacita aqueles que são escolhidos. Aqui entra também o que chamamos de “dimensão da graça”. Nós partimos de uma perspectiva de fé. Não se trata simplesmente de uma escolha, digamos, marcada por critérios que venham simplesmente da ciência política ou coisa semelhante. Eu não me admiraria, de forma nenhuma, se chegássemos a um consenso em torno de alguém que venha do mundo asiático ou africano, ou outra realidade que seja. Temos de nos deixar guiar pelo espírito de Deus e ao mesmo tempo nos capacitar na escuta.
Avalia que a Igreja terá dificuldades de levar a palavra cristã para mais fiéis em um mundo onde há crescimento do nacionalismo e crise de outras entidades “globais”?
A Igreja vai ser mais exigida. Creio piamente que a Igreja, apesar das limitações de alguns que assistimos nesses últimos anos e que temos notícias, é uma a reserva ética e moral da própria sociedade. Isso é um dado, vivemos uma crise das democracias. As instâncias de mediação social criadas depois da Segunda Guerra Mundial não estão conseguindo encontrar respostas à altura dos desafios do tempo presente. Então, vivemos sim uma mudança de época que traz desafios enormes. Eu creio que todas as partes envolvidas precisam de alguma forma cultivar aquilo que o Papa (Francisco) conseguiu levar adiante no último sínodo: a disposição e a capacidade de escutarmos uns aos outros, de sentar juntos, permitir que o outro fale e, ao mesmo tempo, me abrir ou nos abrir para escutar. E a partir de então tentar sondar o que está nos acionando, nos movendo. Um último dado é que nós temos um número expressivo de mulheres e homens que se dedicam à atividade política. Isso é bonito e é necessário, mas no momento me parece que vivemos uma crise de estadistas. Isso é, (a ausência de ) pessoas capazes de pensar de forma magnânima, generosa, pensando no bem comum ou, se quisermos, no bem em prol de toda a Humanidade. Em vários momentos, onde eu posso, eu tenho incentivado sobretudo a juventude. Digo: gente, não tenham medo da atividade política. Se disponham, façam o caminho, precisamos de jovens que assumam esse papel.
O senhor vê a mesma crise de liderança no Colégio dos Cardeais?
A Igreja reflete a sociedade, mas fazer um juízo de valor desse Colégio é difícil. Entrei nesse Colégio há três meses, minha irmã. E nunca imaginei que um dia poderia ser chamado a colaborar nesse estágio da vida eclesial.
Neste momento, os cardeais representam 1,4 bilhão de católicos em todo o mundo. Como o senhor está se preparando pra essa escolha? Até porque o senhor já disse que não quer ser Papa…
Aos poucos vamos nos dando conta da responsabilidade do momento. Isso cria uma certa tensão interior, uma angústia positiva. Não é algo psicológico. Por outro lado, gosto de repetir algo simples: quando gostamos do que somos e amamos o que fazemos, seja no âmbito profissional, seja na forma de vida que nós abraçamos, de alguma forma é preciso estar pronto para quando for solicitado. Isso me dá tranquilidade. Não pedi para participar, mas me sinto tranquilo e estou disposto a colaborar onde puder.
Mas o senhor está lendo sobre os colegas, tentando entender melhor esse processo?
Estou tentando compreender melhor as normas que regem esse processo e ao mesmo tempo tentando conhecer as pessoas que estão envolvidas.
O senhor assistiu ao filme “Conclave”? É parecido com o que está vivendo?
É uma obra de ficção. É interessante que esse filme surgiu e está alcançando um interesse muito grande nesse momento que estamos vivendo. Mas o filme é uma ficção. Não reflete aquilo que, ao menos nesses dias, aqui em Roma, eu estou vivendo. Muito pelo contrário. Alguns cardeais não chegaram, mas nos dias que estou aqui encontrei muita fraternidade, proximidade, interesse em saber quem somos, o que estamos fazendo. Algo bonito, viu? Uma cordialidade extraordinária.
(Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/04/30/o-filme-nao-reflete-o-que-estou-vivendo-em-roma-diz-cardeal-jaime-spengler-presidente-da-cnbb-que-participara-do-conclave.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)
Ou a CBF recua ou nós lançamos a “Nike, não”!
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção.”
“A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto (os padrões nas cores amarelo tradicional e azul serão mantidos) e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike.”
(Nota oficial da CBF (ex-quase-futura-CPP), segundo o portal UOL)
Uma tremenda BORICada no SuTriFe!
“Em visita ao STF, Gabriel Boric recusou aparecer recebendo gravata de presente”
(Daniel Gullino, O Globo, 29/04/25)
Um dos principais nomes que representam a renovação da esquerda na América Latina, o presidente do Chile, Gabriel Boric, recusou-se a ser fotografado recebendo uma gravata de presente durante sua passagem pelo Brasil. A lembrança foi ofertada a ele durante a visita ao Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira. Antes da tradicional troca de presentes entre as autoridades, contudo, sua equipe avisou que ele não queria ter registros com o acessório. A recusa faz parte da tentativa do chileno de criar a imagem de um político despojado, em contraponto às elites de seu país.
A situação ocorreu porque desde fevereiro o STF passou a confeccionar gravatas e lenços com o símbolo do tribunal, para serem entregues como presentes a autoridades. O anúncio foi feito durante uma sessão pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que brincou que estava sendo lançado o “departamento STF fashion”.
Na visita da semana passada, Boric recebeu a gravata, mas de forma reservada, sem fotos. O chileno, um ex-líder estudantil em seu país, tem 39 anos e não usou gravata nem mesmo em sua cerimônia de posse, em 2022. Ele também não usava gravatas quando era deputado, o que chegou a motivar críticas de um colega quando tomou posse pela primeira vez, em 2014.
Em entrevista à BBC em 2022, após ser eleito, Boric afirmou que o uso da gravata faz parte da “homogeneização” de uma “elite muito fechada e muito parecida entre si”.
— A gravata tem dois sentidos. Um é estético e um tanto absurdo, mas também percebi que havia no Congresso um espírito de disciplina e homogeneização por parte de uma elite muito fechada e muito parecida entre si, e por isso me mandaram para a comissão de ética, por não usar gravata. Agora, isso está totalmente naturalizado, e é totalmente normal andar sem gravata no Congresso.
Antes de entrar na política, Boric ficou conhecido como líder estudantil durante uma série de protestos realizados em 2011 em defesa da educação pública, que abalaram a popularidade do então presidente Sebastián Piñera.
A cerimônia de recepção ao presidente chileno no STF contou com sete ministros da Corte, incluindo Barroso, e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet. No dia anterior, Boric já havia se reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto. Em todas as ocasiões, não usou gravata.
(Fonte: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/04/29/em-visita-ao-stf-gabriel-boric-recusou-aparecer-recebendo-gravata-de-presente.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstarde)
Então, água BORICda neles!
Por aqui, certa “otoridades” usam gravatas de zilhões de reais pagas com o suor dos burros de cargas!
Aquilo nunca correu o risco de dar certo!
“Sem consenso”.
O encontro de chanceleres de países do Brics no Rio terminou sem uma declaração consensual. O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) disse, porém, que não houve divergências sobre a guerra comercial. Segundo a presidência brasileira, o grupo defendeu o funcionamento da Organização Mundial de Comércio e criticou “medidas protecionistas unilaterais injustificadas” . O Rio sediará a cúpula anual de chefes de estado em julho.
(+em: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/04/29/chanceleres-do-brics-defendem-omc-e-criticam-medidas-protecionistas-unilaterais-sem-citar-trump.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newstarde)
Então, a solução é culpar os outros!
O lula gemeu no tranco da UP – União Parasitária!
Perceberam o poderio dessa superfederação?
Nada mais, nada menos do que 14 senadores, seis governadores, cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores.
Mas. . .nesse covil de vaidosos de todos os naipes, periga a UP não se consolidar!
Matutando bem. . .
Qualquer semelhança entre a União Progressista e a antiga e proscrita ARENA não é mera coincidência!
“A ema gemeu no tronco do juremá
. . .
Você bem sabe que a ema quando canta
Vem trazendo no seu canto um bocado de azar”
. . .
Jackson do Pandeiro: https://www.youtube.com/watch?v=MlXPAWo9Sb0
“Mui amigos”
(Camila Mattoso, FSP, Brasília Hoje)
A superfederação entre PP e União Brasil foi lançada nesta terça-feira (29) com discurso de oposição (*). Os dois partidos ocupam quatro ministérios no governo Lula (PT).
O anúncio de divulgação contou com a defesa de um “choque de prosperidade” para o país. “O Estado não pode continuar sendo um obstáculo à prosperidade”, diz o manifesto da nova agremiação.
O governo Lula não foi citado nominalmente em nenhum momento, mas as críticas veladas e até explícitas nortearam o evento, realizado no salão negro da Câmara dos Deputados. Os ministros do Esporte, André Fufuca (PP), e do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), estavam presentes, mas não foram chamados para discursar.
O documento divulgado prega ainda a responsabilidade fiscal e social, uma reforma administrativa e que o Estado seja indutor de desenvolvimento, mas com o capital privado “como motor do crescimento, com protagonismo central na criação de emprego e renda”.
A superfederação, que ainda precisa ser aprovada pelas instâncias partidárias, será o grupo mais forte do Congresso. Terá a maior bancada da Câmara, com 109 deputados federais, e do Senado, com 14 senadores (empatado com PSD e PL).
Conflitos internos ainda não resolvidos, no entanto, impedem a federação de ter um presidente nesta fase inicial.
(*) “Federação União Brasil-PP é lançada com discurso de oposição mesmo com 4 ministérios sob Lula”
– Manifesto da nova aliança, que terá maior bancada da Câmara, faz defesa a um ‘choque de prosperidade’ para o país.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/superfederacao-uniao-brasil-pp-e-lancada-com-discurso-de-oposicao-mesmo-com-4-ministerios-sob-lula.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
Mapa do poder
A negociação envolvendo Congresso e STF para reduzir as penas de condenados pelos ataques de 8/1 já tem pronta a minuta de uma proposta que prevê uma alteração na lei (**) para aplicar penas mais baixas para aqueles que estiveram presentes nos atos. Segundo a Folha apurou, o texto em discussão prevê três mudanças na chamada Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito.
(**) https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/acordo-sobre-81-preve-pena-menor-para-crime-praticado-por-multidao.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb
(Texto recebido pelo correio eletrônico)
Quem “viu, leu ou ouviu” garante que. . .
. . .os fraudadores dos aposentados e pensionistas do INSS estão “siborrando” após o contundente discurso do ministrim da Ju$ti$$a.
Periga eles devolverem o montante surrupiado com juros e correção monetária, tamanha a encenação do lewandobailowski!
Alô, gloBBBo!
Taí um excelente canastrão para contracenar com o zéabreugráfico!
Enquanto a CPP – Confederação PeTezuelana de Phutebol lança a camisa vermelha para a sele$$ão, os partidos
“União Brasil e PP lançam superfederação”
(Guilherme Resck, O antagonista, 29/04/25)
O União Brasil e o Progressistas (PP) anunciaram oficialmente, nesta terça-feira, 29, em cerimônia na Câmara dos Deputados, que formarão uma federação partidária. A chamada União Progressista (UP) está sendo apresentada como a maior força partidária do Brasil, pois terá 109 deputados federais – a maior bancada da Câmara -, 14 senadores, seis governadores, e cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores.
A cerimônia contou com a participação dos presidentes nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI), além de governadores, como o de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e congressistas. Entre eles, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União).
Antônio Rueda e Ciro Nogueira, que presidirão a federação em conjunto até dezembro, fizeram a leitura do manifesto da federação, denominado “Por um Choque de Prosperidade e pela Modernização do Estado”.
“A Federação União Progressista é um avanço histórico de nossa democracia. Representamos a maior força política no Congresso Nacional e assumimos hoje o compromisso de ajudar a conduzir o Brasil em direção ao seu futuro de grandeza, de paz e de justiça social”, diz o documento.
“A boa política é a arte de construir soluções e consensos, sobretudo nas conjunturas que ameaçam tornar remota ou improvável a consecução desse desafio. A fragmentação da representação parlamentar, recorde em termos internacionais, há muito é apontada como um dos graves empecilhos à governação do país”.
O texto ressalta que a os partidos, em conjunto, trabalharão para que o país tenha responsabilidade fiscal e responsabilidade social. “Temos de garantir o equilíbrio das contas públicas para que o equilíbrio e a paz social possam ser assegurados”.
Além disso, diz que a economia “patina” e que o Brasil é “uma democracia economicamente estagnada”, e defende uma “revisitação” da estrutura de cada um dos Poderes.
Caiado pré-candidato a presidente?
Ronaldo Caiado, que lançou sua pré-candidatura a presidente da República no início de abril num evento no qual não compareceu o próprio presidente do União Brasil, discursou na cerimônia desta terça-feira.
Quando foi chamado a falar, parte do público entoou “presidente”. No início da fala, ressaltou que Rueda e Ciro Nogueira foram os dois grandes “arquitetos” para construir a aliança entre União e PP.
“[A federação] transfere a todos nós a responsabilidade sobre os nossos ombros de sabermos ganhar o processo eleitoral de 2026. Esse é o desafio. Nós estamos aqui construindo um novo rumo para o país”, afirmou no discurso.
No final, ele pontuou que, em 2026, a federação ganhará as eleições no país e subirá “a rampa do Palácio do Planalto”.
Em entrevista a jornalistas após o término do evento, Caiado reforçou que já colocou sua pré-candidatura a presidente e disse que “esse processo vai continuar”.
“Nós temos agora uma capacidade de ter uma amplitude muito maior de prefeituras, de lideranças nos estados, como também governadores, deputados estaduais, federais, prefeitos e vereadores. Isso vai abrir um leque enorme para eu poder caminhar por esse Brasil afora e dentro daquilo que realmente eu acredito que é o sentimento da população brasileira que tem tudo a ver com a mudança”.
Questionado sobre se o PP defende a pré-candidatura, disse que a federação é para trabalhar unida e que se outras pessoas também desejarem ser pré-candidatas a presidente, poderão se apresentar dentro da aliança.
“Eu nunca fui candidato de barra de saia, eu nunca fui candidato por indicação de cúpula. Eu sempre fui uma candidatura que construí meu nome com respaldo popular e assim eu atravessei todas as minhas campanhas. Eu tenho a humildade poder conversar com todos os deputados do PP”, afirmou.
O Antagonista perguntou a Caiado se Rueda apoia sua pré-candidatura. “Ninguém é contra a pré-candidatura”, declarou.
“A capilaridade que é dada hoje a um candidato da União Progressista é enorme. Pensa bem o tempo de rádio e televisão que eu vou ter, o espaço que eu terei hoje para poder levar tudo aquilo que aprendi durante tantos anos na política. E poder mostrar para o Brasil o que é combater o crime como nós combatermos em Goiás, o que é ter um estado com transparência política”, falou também.
A reportagem perguntou a Rueda se Caiado será o candidato da federação à Presidência da República em 2026, mas ele não quis responder.
“O nome do governador Ronaldo Caiado foi aceito como pré-candidato em nome da federação, com a missão de andar o Brasil, se viabilizar, chegando aí a dois dígitos, para que em 2026 a gente também possa fazer essa avaliação da viabilidade eleitoral e poder ter o Caiado como candidato”, disse o líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho, por sua vez.
“Mas ele hoje foi recebido pelo anúncio da federação como pré-candidato da federação e com a missão de andar o Brasil e viabilizar a sua candidatura. E nós acreditamos que ele têm um bom governo no Goiás, tem gestão, conhece a política e pode ser uma grande opção e alternativa para o Brasil”.
Lira e ACM Neto
Segundo Ciro Nogueira e Rueda, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) foram “fundamentais” nas negociações para a formação da federação.
“O que nos move hoje não é servir à política e aos políticos. Até porque cada partido terá que fazer enormes sacrifícios. Estamos abrindo mão de muitos interesses individuais e locais por algo maior”, afirmou ACM Neto em discurso na cerimônia.
De acordo com Alcolumbre, o caminho até o lançamento da federação não foi fácil. “Foi muita reunião, muita conversa, muito diálogo, em alguns momentos desentendimentos legítimos da construção política de um país também dividido“.
Em suas palavras ainda a aliança “foi feita com muita maturidade institucional, com espírito público, com compromisso de país, na maioria das vezes deixando os interesses pessoais, regionais e individuais de lado”.
“Estamos no caminho certo na pacificação do Brasil. O Brasil precisa de um norte para os brasileiros. Porque muitas vezes somos chamados para decidir por um lado ou outro. Mas o caminho do equilíbrio, da ponderação, do diálogo e do entendimento é que faz um país do tamanho do Brasil seguir em frente”, afirmou o presidente do Senado.
Comando
Efraim Filho explicou que há estados, como a Paraíba e o Maranhão, em que não houve consenso, por enquanto, sobre como ficará o comando da federação.
Segundo ele, nesses estados, se não houver um acordo até 2026, a direção nacional da federação decidirá pelo político com mais viabilidade eleitoral para comandar.
Efraim revelou ainda que o União Brasil presidirá a federação em 2026 e será feito um rodízio na presidência, com o PP assumindo em 2027 e assim por diante.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/uniao-brasil-e-pp-lancam-superfederacao-e-caiado-se-posiciona-como-pre-candidato/)
A camisa vermelha da seleção PeTezuelana, muito ainda renderá. Exceto o “équiça”!
Atentem para essa pérola piNçada do artido da Milly Lacombe, Colunista do UOL”, em defesa do provável novo uniforme da seleção encarnada:
“Precisamos dessa ruptura. O vermelho é forte, indica revolução, mudança, transformação, sangue, luta, vida, morte, renascimento.”
Pena que Milly “se-esqueceu-se” de dizer que na PeTezuela, o vermelho indica também, corrupção & corruPTos!
Parece-me que se insistirem com essa idéia de jerico, há que se mudar também o slogan do governico de lula caído, janja calamidade & a$$ociado$ de
“União e Reconstrução” para “desunião e destruição”!
“I vamu nóis rumu au équiça”, de camisa vermelha, com o PaTrocínio de Jinping, PuTin, Jong-Un & outros sanguinários da corja vermelha!
Afinal, como alega a Milly, o vermelho é cor de sangue!
Prooonto! Acabou de garantir a presidência da quadrilha com louvor e adequado prontuário policial!
“Edinho Silva, candidato a presidente do PT, é condenado por improbidade”
Candidato a presidente do PT, o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva (à direita na foto) foi definitivamente condenado por ato de improbidade administrativa doloso.
Apoiado por Lula na disputa interna do partido, ele foi considerado culpado por assumir obrigações de despesas sem possuir disponibilidade financeira para tanto nos últimos oito meses de seu mandato em 2004.
A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça em março.
Lei de Responsabilidade Fiscal
O artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe a contratação de despesas nos dois últimos quadrimestres do mandato que não possam ser integralmente cumpridas dentro do mesmo período, ou que gerem parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem a devida disponibilidade de caixa, em detrimento da responsabilidade e da transparência na gestão dos recursos públicos.
O Ministério Público de São Paulo comunicou na segunda-feira, 28, a execução da multa civil prevista na condenação, superior a 500 mil reais, além de apurar a reiteração dessa conduta ao término do mandato de 2024.
Prefeito de Araraquara acusa Edinho Silva por rombo
O prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), acusou a gestão de seu antecessor, Edinho Silva (PT), de deixar dívidas que somam 1,1 bilhão de reais.
Os números foram apresentados pelo secretário de Administração, Roberto Pereira, durante audiência na Câmara Municipal em 21 de fevereiro.
A dívida, segundo a prefeitura, inclui 212 milhões de reais em obrigações de curto prazo, 562 milhões de reais em débitos de longo prazo, 60 milhões de reais em serviços contratados ainda não executados, 195 milhões de reais em processos judiciais e 42 milhões de reais em despesas não empenhadas, as chamadas “pedaladas fiscais”.
A maior parte dessas pedaladas fiscais, 75%, seria referente à área da Saúde, comandada pela então secretária Eliana Honain.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/edinho-silva-candidato-a-presidente-do-pt-e-condenado-por-improbidade/)
É outra seita feitas de santos do pau oco, defensores dos pobres e da democracia, que usam o estado e narrativas, bem como os pesados impostos que criam a todo momento, e on line, com canais interrompidos propositadamente para contestações, para se locupletar de todas as formas
Imaginem como jânio apresentaria sua sogra!
“Presidente muito doido”
Eleito presidente, Jânio Quadros viajou à Europa no navio Aragon, acompanhado da mulher e da mãe.
João Dantas, diretor do Diário de Notícias, do Rio, mandou o mestre Joel Silveira, seu melhor repórter, cobrir o passeio que seria relatado depois no seu livro “Viagem com o Presidente Eleito” (Mauad, Rio, 1996).
A bordo, Joel ficou chocado com o “tom frio, isento” do presidente meio maluco, ao apresentar a própria mãe:
– “E esta é D. Leonor, minha mãe. Está com câncer já adiantado, irreversível. Tem talvez mais uns poucos anos de vida.”
(Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 29/04/25)
E agora pelegorias? Sem a “contribuição sindical” e sem a fraude no INSS, o que fazer?
Segundo o Cláudio Humberto na Coluna CH, DP, hoje:
“Afano no INSS enterra projeto do atraso que ressuscita do imposto sindical”
. . .
“Estudos que circulam entre deputados apontam que, uma vez vigorando, o imposto pode gerar renda na casa dos R$4 bilhões aos sindicatos.”
(+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/afano-no-inss-enterra-projeto-do-atraso-que-ressuscita-do-imposto-sindical)
Realmente, estuprar os aposentados e pensionistaa do INSS era muito mais lucrativo!
Mas. . .foram com muita sede à fonte!
3 manchetes do UOL, só para LUPInar. . .
“INSS ignorou seis alertas e atendeu interesse de grupos suspeitos, diz PF”
– E porque será que os gestores do INSS ignoraram os alertas?
A resposta está na manchete abaixo:
“Servidores do INSS receberam propina milionária de associações, aponta PF”
– E será que esses servidores eram gente miúda, que fazem das tripas o coração, para bem atender os usuários?
Claro que não! Os bons servidores do INSS, que graças à DEUS são a maioria, não tem acesso ao alto comando!
“Aliados pressionam Lula a demitir Lupi; PDT ameaça deixar o governo”
– E sabem porque lula, provavelmente, não demitirá lupi?
Porque o lupi sabe que o lula sabe que ele sabe!
Se lula demitir lupi, também provavelmente, haverá uma secreta movimentação financeira muito grande, partindo do maduro, atual fonte financeira dos PeTralhas.
– E sabem porque o PDT não deixará o governo?
Porque desde o passamento do Brizola o partido tornou-se um “puxadinho” dos PeTralhas!
Mas, Matutildo!
O que será que o lula sabe que o lupi sabe!
– Ora! O lupi sabe que são os PeTralhas que estão por trás de mais esse mega golpe contra a Nação.
Quer uma pista?
Será que foi por acaso que o irmão do lula, tal de frei chicocô, assumiu a vice presidência de uma das maiores arapucas que roubavam os aposentados e pensionistas do INSS?
– Não! Não existe almoço grátis. Foi só para agradar o eterno chefe da quadrilha!
Mas. . .na PeTezuela uma mão lava a outra e a suprema toga enxuga as duas!
Gente insana. Voltou ao local do crime, com sanha piorada. Passou a roubar continua e automaticamente bilhões de reais, mas de milhões de idosos pobres, e na maioria dos casos, doentes, quando não analfabetos, ignorantes, desinformados, sem acesso a documentação digital e ignorados nos pedidos de explicações e até de devolução.
Pergunta aos Brizolistas:
Realmente “O INSS não é botequim da esquina”, conforme afirmou o presidente do PDT e ministrim da Previdência o proxeneta carlos lupi.
Mas. . . porque comanda seu partido como uma banca de revistas?
. . .”Próximos lances dirão se medidas adotadas por novo chefe da comunicação do governo bastarão para conter danos à imagem da gestão.”. . .
“Nem são Sidônio faz milagre no INSS”
(Hélio Schwartsman, FSP, 28/04/25)
Não há são Sidônio que faça milagre aqui. A nova eminência parda do governo Lula fez o que tinha de fazer diante do escândalo dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS.
Sidônio Palmeira instruiu a administração a suspender os repasses às entidades, a prometer ressarcir os prejudicados, cuidou para que uma alta autoridade, o presidente do INSS, fosse demitida e tentou emplacar uma narrativa favorável ao governo, destacando que o escândalo veio à tona em investigação da própria gestão e que os descontos suspeitos tiveram início bem antes de Lula tomar posse.
Não sei se bastará. Há detalhes que favorecem leituras menos benignas para o governo, como o fato de que um dos sindicatos que mais se beneficiou com o esquema tem um irmão de Lula como dirigente. Interpretações à parte, há também uma questão substantiva que me parece de fato irrespondível.
Reportagem da TV Globo mostrou que o problema das fraudes em descontos foi levado pessoalmente, por fonte crível, ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, em junho de 2023. A presteza com que o governo agiu agora, suspendendo os repasses, indica que a pasta poderia ter adotado a mesma medida tempos atrás, poupando velhinhos de quase dois anos de subtração de benefícios.
Lupi, aliás, já se movimenta como se seu cargo estivesse na berlinda. Lula tem notória dificuldade para demitir ministros, sobretudo aqueles com os quais tem ligação pessoal, mas sua solidariedade só vai até certo ponto.
A pergunta que lanço é se faz sentido que o Estado atue como agente coletor de dinheiro que vai para instituições não públicas. Exceto pelos empréstimos consignados (sem o desconto automático o aposentado não tem acesso ao juro menor), eu acho que não. O presente escândalo é um ótimo argumento a favor dessa tese.
Se queremos ter certeza de que o pagamento é de fato voluntário, não há melhor instrumento do que o bom e velho boleto, que exige a decisão concreta de enviar determinado valor a determinada entidade.A presteza com que o governo agiu agora, suspendendo os repasses, indica que a pasta poderia ter adotado a mesma medida tempos atrás, poupando velhinhos de quase dois anos de subtração de benefícios.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2025/04/nem-sao-sidonio-faz-milagre-no-inss.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
O piNçador Mautildo, piNçou:
“Reportagem da TV Globo mostrou que o problema das fraudes em descontos foi levado pessoalmente, por fonte crível, ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, em junho de 2023.”
O Bedelhildo não desperdiçou a chance. . .
Será que a gloBBBo segue firme em sua cruzada contra o Caudilho, agora destilando seu ódio em seus seguidores?
E o Chatildo. . .
“Menas”, Bedê, “menas”!
“. . . a constatação de que o roubo era de milhões na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e foi à casa dos bilhões a partir de 2023.”. . .
“Escandalosa imprevidência”
(Dora Kramer, FSP, 28/04/25)
Muito antes da criação do PT, no início dos anos 1970, Luiz Inácio da Silva cuidava da diretoria de Previdência Social e FGTS no sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, em São Paulo. Era responsável pelos benefícios.
Não só, mas também por isso, o agora presidente da República tem perfeita noção do potencial de estrago que fraudes naquela área podem causar a um governo.
É escândalo de fácil compreensão e de difícil explicação por parte de quem tem o poder de estancar esse tipo de sangria ao bolso de aposentados e pensionistas. Além disso, tem-se a volta à cena do crime o tema da corrupção.
Daí a razão de Lula ter dado urgência ao caso dos desvios bilionários no INSS, mandando demitir o presidente do órgão, a despeito da relutância do ministro da Previdência, Carlos Lupi, e pondo em marcha uma ofensiva para tirar o corpo fora da reta do prejuízo. Por essa versão, o governo atual seria denunciante e não denunciado.
Soa fictícia, no entanto, essa descrição dos fatos. Não combina com eles a constatação de que o roubo era de milhões na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e foi à casa dos bilhões a partir de 2023. Isso sob o olhar complacente de Lupi, cuja difícil situação não melhorou com as entrevistas que foi instado (pelo presidente) a dar no fim de semana.
Para começo de conversa, disse desconhecer a razão da demissão de Alessandro Stefanutto, em desarmonia com a ordem de Lula. Afirmou não ter sido omisso, mesmo admitindo saber “de tudo o que estava acontecendo”. Ainda assim não lhe ocorreu suspender os pagamentos para proteger os lesados.
Sobre isso, ensaiou as seguintes explicações: os alertas não tinham provas, o Dataprev falhou na biometria, a Previdência é um sistema gigantesco, tudo é muito demorado e complexo na administração pública e, enfim, é preciso dar o benefício da dúvida aos envolvidos porque não se pode “generalizar”.
Carlos Lupi está mais enrolado do que linha em carretel. E no rolo leva o governo junto.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/dora-kramer/2025/04/escandalosa-imprevidencia.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
Essa confederação é, historicamente, atrelada a quem mesmo?
“Os descontos da Contag”
(Camila Mattoso, FSP, Brasília Hoje)
A Polícia Federal aponta para “fundados indícios de lavagem de dinheiro” de pessoas ligadas à Contag (*) (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) em um documento enviado à Justiça sobre descontos indevidos de aposentadorias pagas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
De acordo com as investigações, no intervalo de 2019 a março de 2024, houve o desconto de R$ 4,2 bilhões a título de contribuições associativas em benefícios de aposentadorias e pensões em favor de seis entidades —não é possível dizer quanto deste valor teria sido objeto de fraudes.
Deste total, 48%, ou seja, R$ 2 bilhões foram recebidos pela Contag.
Segundo a PF, relatórios de movimentações financeiras da confederação indicam a saída de R$ 26,4 milhões, fracionados para um total de 15 beneficiários, mas com concentração e destaque para as pessoas jurídicas —os fluxos são classificados como atípicos.
Na última quarta (23), a Polícia Federal e CGU (Controladoria-Geral da União) realizaram a operação Sem Desconto, para combater um suposto esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, que teria começado em 2016 e ganhado força em 2019.
Procurada, a Contag reafirmou nota divulgada na semana passada, disse estar à disposição para colaborar com as investigações e defendeu a apuração dos fatos.
Saiba mais sobre o tema em três links:
A queda do presidente do INSS
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/04/lula-manda-demitir-presidente-do-inss-alvo-de-operacao-da-pf-e-da-cgu.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb
O que diz Lupi à Folha
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/04/tem-muita-safadeza-mas-nao-fomos-omissos-diz-lupi-sobre-suspeita-de-fraude-no-inss.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb
O ministro vai à Câmara
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/04/lupi-vai-a-camara-na-mira-da-oposicao-por-suspeitas-de-fraude-no-inss.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb
(*) “PF aponta indícios de fraude e lavagem de dinheiro pela Contag, que descontou R$ 2 bi de aposentados do INSS”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/04/pf-aponta-indicios-de-fraude-e-lavagem-de-dinheiro-pela-contag-que-descontou-r-2-bi-de-aposentados-do-inss.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
(Texto recebido pelo correio eletrônico)
. . .Com todo respeito ao amor, mas levar até a namorada do presidente do Supremo para um funeral oficial é algo complicado.”. . .
“Brasil levou a “carreta furacão” (*) para o funeral do Papa Francisco”
(Madeleine Lacsko, O Antagonista, 28/04/25)
O tamanho da comitiva brasileira que foi ao funeral do Papa Francisco mostra bem a seriedade do país. Não se vê por aí delegações tão numerosas e animadas. A gente fica sem saber se era uma comitiva oficial para um funeral ou a caravana de Osasco indo ao Topa Tudo por Dinheiro com Silvio Santos.
Lula parece ter entregue tudo nas mãos de Deus e chutado o balde. A impressão é que agora é só ladeira abaixo, esculhambação total.
Não é só o tamanho da comitiva que espanta. Com todo respeito ao amor, mas levar até a namorada do presidente do Supremo para um funeral oficial é algo complicado. Na morte do Papa João Paulo II, em 2005, a comitiva do Brasil já tinha sido grande, mas era uma delegação significativa. Lula levou consigo o presidente do Congresso, Renan Calheiros, o presidente do Supremo, Nelson Jobim, o vice-presidente José Alencar, e ex-presidentes como Fernando Collor de Mello, José Sarney e Itamar Franco, que já estava na Itália como embaixador.
Agora, além de ministros, políticos e autoridades, surgem figuras que ninguém entende o que foram fazer lá, como a secretária de Finanças do PT. Imagina-se que pudesse ser uma pessoa muito católica, com profundo respeito. Mas não. Durante a missa fúnebre do Papa, a missa de corpo presente, a secretária e um deputado de Minas Gerais começaram a fazer vídeos para redes sociais. Isso dentro da cerimônia. Eles não estavam só filmando, estavam fazendo “reels” em formato selfie, narrando ao mesmo tempo em que a cerimônia ocorria.
Quem é católico entende a gravidade. Já seria um desrespeito enorme em qualquer missa. Mas fazer isso no funeral de um Papa, no Vaticano, é um ultraje.
Levaram um caminhão gente que sequer percebe o que está fazendo porque não tem respeito algum nem pela religião católica, nem pelas solenidades que envolvem a morte de um líder religioso e chefe de Estado. Poderiam pesquisar o básico sobre como se comportar numa ocasião como essa, mas não fizeram. O Instagram do PT na Câmara ainda teve o desplante de divulgar o vídeo como se fosse algo bonito. A ignorância e a falta de respeito foram celebradas publicamente. É a degradação completa do senso institucional.
E teve ainda Dilma Rousseff, diretamente da China, dando sua contri também deu sua contribuição. Declarou que “o Papa Francisco é um Papa religioso”. Seriam os demais Papas ateus? Claro que não. A ex-presidente explicou que ele era religioso porque “ele liga as pessoas”.
Éramos felizes e não sabíamos. Os discursos de Dilma pareciam ser a maior esculhambação que a gente já viu na presidência. Mal sabíamos que o Brasil levaria a “carreta furacão” (*) para o funeral do Papa.
(https://oantagonista.com.br/opiniao/brasil-levou-a-carreta-furacao-para-o-funeral-do-papa-francisco/)
(*) Carreta Furacão é um “trenzinho da alegria” que se tornou largamente conhecido no Brasil. Criado em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, seus integrantes personificam figuras populares dos quadrinhos e da TV. Suas performances viralizaram na internet e o grupo acabou sendo a inspiração para a formação de muitos outros pelo país.
(+em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carreta_Furac%C3%A3o#:~:text=Carreta%20Furac%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20%22trenzinho,dos%20quadrinhos%20e%20da%20TV.)
Sacaram a dilmaracutaiada?
“o Papa Francisco é um Papa religioso”.
Só pra chinês entender:
“教皇方濟各是一位虔誠的教皇。”
“Jiàohuáng fāng jì gè shì yī wèi qiánchéng de jiàohuáng.”
Vem aí. . . 14 a 1!!!
“Camisa vermelha? Veja memes do possível novo uniforme do Brasil”
(+em: https://www.uol.com.br/flash/?c=efaf2ee88c955a40bf6dc1e935ccedd20250428)
Se, usando o tradicional uniforme, a seleção brasileira de futebol (única capaz de unir a Nação) tomou 7 a 1 da Alemanha durante o governico da corja vermelha, imaginem a Nação dividida pela cor da camisa?
Como essa gente é infinitamente capaz de piorar as coisas, meu BomJe!
Embora todos nós já sabemos qual a resposta que o governico do lula caído, janja calamidade & a$$ociado$ dará, vale a pena “tentá”!
“Oposição cobra transparência sobre ida de Lula a enterro do papa”
(José Luis Costa e Davi Alencar, Poder360, 28/04/25)
O líder da Oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), apresentou nesta 2ª feira (28.abr.2025) um requerimento cobrando o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), pelos gastos decorrentes da ida da comitiva brasileira ao enterro do papa Francisco em Roma, em 25 de abril.
O deputado oposicionista exige as seguintes informações:
lista de todos os integrantes da equipe que foi ao funeral;
critérios utilizados para a seleção das pessoas;
custo total para os cofres públicos;
detalhamento das despesas com passagens aéreas, diárias, hospedagem, alimentação, transporte terrestre e outros eventuais gastos;
previsão de divulgação de detalhamento dos gastos.
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/oposicao-cobra-transparencia-sobre-ida-de-lula-a-enterro-do-papa/)
E como temos “visto, lido e ouvido”, onde tem corrupção, tem corruPTos!
“Corrupção é o elefante de 2026”
(Josias de Souza, Colunista do UOL, 28/04/25)
Na pandemia, a torrefação de dinheiro público na compra de respiradores que jamais chegaram aos hospitais do Nordeste ganhou um protagonismo de elefante. Na semana passada o Tribunal de Contas da União isentou servidores encrencados na fraude como se nada tivesse sido descoberto. Decorridos cinco dias, o UOL traz detalhes de um inquérito em que a Polícia Federal demonstra ser impossível encobrir um elefante.
O caso é escandaloso da tromba às patas. Envolve a compra de respiradores chineses, em abril de 2020, para abastecer o Consórcio Nordeste, grupo composto por estados governados por petistas e aliados. O chefe da Casa Civil Rui Costa, então governador da Bahia, presidia o consórcio. A transação foi orçada em R$ 48 milhões. A emergência fez sumir a licitação. Pagou-se antecipadamente a uma empresa que comercializava medicamentos extraídos da planta da maconha por equipamentos que jamais foram entregues.
No TCU, prevaleceu por 5 votos a 3 a tese do ministro Bruno Dantas a situação excepcional que o mundo vivia na pandemia forçou os gestores públicos a agir rapidamente. Como se a pressa justificasse o desleixo com a ética. Decidiu-se a abrir processo apenas contra a empresa contratada, a Hempcare. Isentou-se de responsabilidade, por exemplo, o petista Carlos Gabas, que assessorava Rui Costa como secretário-executivo do Consórcio Nordeste.
Ao expor o elefante que o TCU tentou encobrir, a PF revela que o dinheiro surrupiado comprou automóveis, pagou faturas de cartão de crédito, financiou até mensalidades escolares. Há lama demais no noticiário.
O caso dos respiradores, que respinga na Casa Civil de Lula, ressurge nas pegadas do assalto de R$ 6,3 bilhões dos aposentados, da prisão tardia de Fernando Collor pelo roubo de R$ 20 milhões da Petrobras, do uso de emendas orçamenetárias que continuam saindo pelo ladrão como chantagem para impulsionar a anistia de Bolsonaro e seus cúmplices na Câmara. O excesso de lama torna a corrupção um tema incontornável para 2026.
(Fonte: https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2025/04/28/corrupcao-e-o-elefante-de-2026.htm)
Matutando bem. . .
Para quem já encobriu uma verdadeira “balaenoPTera musculus” (mensalão & PeTrolão), encobrir um elefante é mole, mole!
Sempre os mesmos! E. . . sempre saem ilesos!
“PF rastreia verba para respiradores da covid e acha até compra de carros”
(Aguirre Talento e Natália Portinari, Colunistas do UOL, 28/04/25)
Investigação da Polícia Federal encontrou indícios de que os R$ 48,7 milhões pagos em 2020 pelo Consórcio Nordeste —então presidido por Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil— para a compra de respiradores pulmonares nunca entregues foram desviados pela empresa contratada por meio de sucessivas transferências bancárias.
Ao final, segundo a PF, o dinheiro público bancou gastos particulares, como a compra de carros e o pagamento de faturas de cartão de crédito. O UOL teve acesso com exclusividade a detalhes inéditos do inquérito.
A investigação revela indícios robustos de um esquema de desvio de recursos. Em um intervalo de apenas um mês (8 de abril a 20 de maio de 2020), a empresa Hempcare esvaziou suas contas, transferindo integralmente os R$ 48,7 milhões recebidos do Consórcio Nordeste para diversas pessoas e empresas sem qualquer ligação com a compra de ventiladores.
. . .
Na época presidente do Consórcio Nordeste, que reúne os estados da região, Rui Costa assinou contrato com a Hempcare que previa o pagamento adiantado da totalidade do valor. Especializada em medicamentos à base de maconha, a empresa, entretanto, nunca tinha fornecido esse tipo de equipamento nem tinha experiência no ramo. Os respiradores nunca foram entregues, e a totalidade do dinheiro até hoje não foi recuperada.
. . .
(+em: https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2025/04/28/pf-rastreia-verba-para-respiradores-da-covid-e-acha-ate-compra-de-carros.htm)
Seguramente. . .
O disk pizza suprema vai ser acionado e a corja vermelha, devidamente atendida!
Maria louca, antecessora da lambisgóia das araucárias!
“Homem do diálogo”
Ao conversar com amigos, certa vez, o governador paranaense Roberto Requião rejeitava a crítica de que não vinha conversando muito com os próprios secretários.
Ele fez sua melhor expressão de seriedade e explicou:
– “Antes de tomar qualquer decisão, por exemplo, eu converso com o meu secretário de Segurança Pública…”
O governador Requião também era secretário de Segurança.
Acabou aposentado pelo povo paranaense.
(Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 28/04/25)
Só pra PenTelhar. . .
Quando será que o eleitor paranaense aposentará a lambisgóia das araucárias?
Para os adversários, não!
“Não é mais ‘abuso’?”
Orlando Silva (PCdoB-SP), ex-ministro de Lula que pagava até tapioca com cartão corporativo, em 2016 chamou de “abuso” a Polícia Federal prender o ex-ministro Guido Mantega no estacionamento do hospital onde se encontrava acompanhando a mulher em um procedimento.
(Coluna CH, DP, 28/04/25)
“Soluções que aproximam”. . . o chicote do lombo do trabalhador!
“Correios voltam a atrasar o repasse do FGTS”
Com grana de sobra para bancar a cota master de patrocínio da turnê do cantor Gilberto Gil, em R$4 milhões, os Correios, em vias de insolvência, como admitido pelo presidente Fabiano Silva dos Santos, atrasaram o depósito de abril do FGTS dos servidores. Extratos obtidos pela coluna mostram que repasses que deveriam ser realizados até o dia 20, foram descontados dos servidores, mas sem repasse ao fundo de garantia.
Constituição ignorada
O calote dos Correios mostra desrespeito à legislação (lei 14.438/2022), que estabelece o dia 20 de cada mês como dia do recolhimento do FGTS
Sem desculpas
A legislação prevê inclusive casos como o deste mês, quando o limite do repasse não cai em dia útil. Aí o depósito precisa ser antecipado.
Deus lhe pague
Os atrasos são de tal gravidade que há depósitos de fevereiro sendo realizados apenas em abril. Os de março nem aparecem no horizonte.
(Coluna CH, DP, 28/04/25)
Só pra sindicalizar. . .
Cadê a pelegada dos Correios?
Também, pudera! Infestada de freis bettos, boffs, chiccos & similares ou piores esperar o que? Milagre?
. . .”Religião apostólica romana deve seguir tendência histórica de queda e ser ultrapassada por evangelicalismo até 2032.”. . .
“Hegemonia católica no Brasil deve acabar até a próxima década, aponta projeção”
(Gabriel Barnabé, FSP, 27/04/25)
A hegemonia histórica do catolicismo romano no Brasil parece viver seus últimos instantes nessa década. O país, que segue na liderança com a maior população seguidora do Vaticano no mundo, vive uma reviravolta cristã protagonizada pelo evangelicalismo especialmente nos últimos 35 anos.
Em 1940, quando o IBGE passou a produzir os censos nacionais, 95% da população se declarava católica. Sete décadas depois, no levantamento de 2010, os fiéis da Santa Sé já haviam diminuído para 64,6% do total. A expectativa é que, com essa tendência, o catolicismo perca o posto de maior religião do Brasil para os evangélicos em poucos anos.
De acordo com a projeção do doutor em demografia José Eustáquio Diniz Alves, até 2032 a proporção de católicos e evangélicos no país deve se inverter: os fiéis apostólicos romanos devem cair para 38,6%, enquanto os advindos do protestantismo sobem para 39,8%.
Pesquisador aposentado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Alves afirma que é possível haver um deslocamento desse ponto de virada. “Esse gráfico é uma projeção com os dados que a gente tem hoje.” Os números oficiais mais recentes, provenientes do Censo Demográfico 2022, ainda estão em processamento pelo instituto e não foram divulgados.
Mesmo com a tendência de queda no número de fiéis, a robustez da Igreja Católica se fundamenta também no crescente número de padres e paróquias no Brasil. Nos últimos 25 anos, a quantidade de presbíteros saltou de 16,8 para 22,5 mil —a progressão é acompanhada pelo número de paróquias, que cresceu 43,6% no mesmo período, passando das 12,6 mil comunidades neste ano.
Em uma toada diferente, no entanto, estão as mulheres religiosas membros da Igreja no país. Em 1969, a participação feminina em cargos de freiras, monjas, professas e correlatas atingiu seu pico, com quase 42 mil pessoas.
A tendência desde então seguiu a do número de fiéis. Hoje elas são 23,1 mil mulheres nesses espaços, o que indica uma queda histórica de quase 45% no número de membros.
Os fatores para a diminuição proporcional da religião no Brasil são muitos e, para Alves, rondam o fato de a “Igreja Católica não conseguir acompanhar o ritmo de crescimento da cidade”. Segundo ele, essa característica também está atrelada à “maior afinidade que o discurso evangélico tem com o capitalismo” em relação ao discurso católico.
O pesquisador ainda ressalta ser provável um movimento em que tanto o catolicismo quanto o evangelicalismo cheguem em níveis de “piso e teto”, respectivamente —algo que resultaria em um estágio de platô após a reviravolta.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/04/hegemonia-catolica-no-brasil-deve-acabar-ate-a-proxima-decada-aponta-projecao.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha)
E. . .quem teria criado a expressão “caetanear”?
. . .”Francisco Octaviano pode ter sido o primeiro a dizer flanar e, ao fazer isto, também balzaquear.”. . .
“O texto que se escreve com as pernas”
(Ruy Castro, FSP, 27/04/25)
Anos de leitura de João do Rio me convenceram de que ele fora o inventor de “flanar” (1), versão brasileira do verbo francês “flâner”: andar ao léu, passear sem destino (2). Qual não foi minha surpresa ao mergulhar há pouco na obra do jornalista, político e diplomata Francisco Octaviano (1826-1889) e descobrir que ele já tinha usado “flanar” (3) em 1848, quase 60 anos antes de João do Rio (4). E por que a surpresa? Porque, para os anais, o autor de “A Alma Encantadora das Ruas”, de 1908, fora o primeiro a criar a teoria para a já então velha prática carioca de sair por aí.
Outra surpresa foi constatar que Octaviano pode ter sido também o primeiro cronista. Até então, a palma pertencia a Joaquim Manuel de Macedo, que, em 1851, na revista Guanabara, publicou três textos tidos como crônica. Mas, ao lê-los, não se vêem vestígios do gênero –que, tecnicamente, é uma conversa fiada, um pacto de vento entre o autor e o leitor. Já os de Octaviano, no Jornal do Comércio, entre 1852 e 1854, não deixam dúvida. Foram escritos com as pernas, não com a cabeça.
Macedo, por sua vez, poderia ter sido um pioneiro do flanar propriamente dito, com seu “Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro”, de 1862. O problema é que, ao sair por ela, Macedo percorreu-a com olhos de historiador, não de cronista. Como, aliás, voltaria a fazer em “Memórias da Rua do Ouvidor”, de 1878, talvez assustado pelo fato de que, naquele ano, mesmo com outros nomes, a rua do Ouvidor já tinha 300 anos.
Há um elo entre flanar e ser cronista. As duas atividades exigem disponibilidade, certa falta do que fazer, um fingir que não se leva a sério. O Rio é pródigo na especialidade – Olavo Bilac (5), Alvaro Moreyra, Rubem Braga (6), Elsie Lessa (7), Antonio Maria e Carlos Heitor Cony (8) foram só alguns dos nossos praticantes do papo furado.
Octaviano já criara em 1847 outro belo verbo, que não pegou: “balzaquear” –entregar-se à imaginação, escrever em pensamento, ser um Balzac sem compromisso. Pensando bem, a receita ideal para ser cronista.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2025/04/o-texto-que-se-escreve-com-as-pernas.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
(1) “A arte de flanar, um convite para aproveitar as pequenas coisas que as cidades oferecem”
– Flanar é andar sem destino, coletando experiências.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mauro-calliari/2023/07/a-arte-de-flanar-um-convite-para-aproveitar-as-pequenas-coisas-que-as-cidades-oferecem.shtml)
(2) “Convidado da Flip, arquiteto Francesco Careri defende que flanar é ato estético”
– Quando ando por esses lugares, tenho a sensação de ser um animal selvagem, uma fera ou bicho”, diz Francesco Careri. “São lugares vitais, algo místicos, cheios de energia.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/06/1780354-convidado-da-flip-arquiteto-francesco-careri-defende-que-flanar-e-ato-estetico.shtml)
(3) “Flanar pelas ruas da Glória é prazer refinado”
– Eleito um dos mais descolados do mundo, bairro renasce com melhorias e diversão.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/alvaro-costa-e-silva/2024/10/flanar-pelas-ruas-da-gloria-e-prazer-refinado.shtml)
(4) “Quem foi João do Rio”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/webstories/cultura/2021/06/quem-foi-joao-do-rio/)
(5) “Nos cem anos da morte de Olavo Bilac, jornalismo do autor merece ser mais lido”
– Ao contrário de Lima Barreto, ele se lançou como desvairado defensor da modernização urbana no Rio.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/12/nos-100-anos-de-morte-do-autor-jornalismo-de-olavo-bilac-merece-ser-mais-lido.shtml)
(6) “Rubem Braga, morto há 30 anos, levou para o túmulo a crônica clássica brasileira”
– Para muitos, a morte do escritor foi também a pá de cal sobre o gênero que se popularizou na imprensa.
(https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/12/rubem-braga-morto-ha-30-anos-levou-para-o-tumulo-a-cronica-classica-brasileira.shtml)
(7) “Elsie Lessa morre em Portugal aos 88 anos”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/fol/cult/ult18052000106.htm)
(8) https://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/cony.shtml
(Links para várias cônicas do CHC)
Assim, vamos flanar caetaneando (seria redundância?):
https://www.youtube.com/watch?v=WL8l8olaMmI
Na PeTezuela, acobertada pela suprema toga, tudo pode acontecer! E. . .
Vem aí. . .
A nova quadrilha vermelha formada para auxiliar os fraudados do INSS.
A burocracia para solicitar o ressarcimento é tamanha que, ou fraudado desiste ou recorre aos novos golpistas!
. . .recorrentemente, acontece!
Matutando sobre a charge. . .
A “pizza suprema” é só para os que tem “aquilo vermelho”!